Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

MuBE oferece curso gratuito para idosos com Alzheimer
Dezembro 14, 2011

O MuBE - Museu Brasileiro de Escultura- inova mais uma vez. Idosos com Alzheimer leve ou moderado terão, gratuitamente, um curso de cultura e arte para ajudá-los a enfrentar os problemas causados por esta doença. Trata-se do projeto "Faça Memórias, Cultural", com inscrições abertas até dia 10 de fevereiro e vagas limitadas.

A inspiração das arte-terapeutas Cristiane Pomeranz e Juliana Naso para este curso, veio de Nova York, onde o MoMA, museu de arte moderna, mantém, desde 2004, um projeto que usa o próprio acervo para atender pessoas com Alzheimer. Mas no MuBE o “Faça Memórias, Cultural” recebeu adaptações. O atendimento não se limita à doença, ele abre espaço para outras demências, como idosos com pequenos déficits de memória e mesmo para quem só queira estimular o cérebro e conta também com o fazer artístico além de visitar as exposições.

“Não se trata de um tratamento, mas uma oportunidade de estimulação cognitiva, convívio social e melhora da qualidade de vida que tem se tornado regra. Muitos aqui não tinham nenhuma atividade semanal. Ficar em casa e não ter rotina é tornar o envelhecimento vazio e propenso às doenças - ou à piora de algumas delas”, afirmam Cristiane Pomeranz e Juliana Naso.

Sobre o Faça Memórias

Desenvolvido pelas arteterapeutas Cristiane Pomeranz e Juliana Naso, em 2009, o projeto visa criar diálogos entre as obras de arte expostas e as memórias preservadas dos idosos, que encontrarão, no museu e no atelier, as condições necessárias para troca entre a arte e a vida. O programa é voltado a terceira idade, com foco na estimulação de: memória, cognição e expressividade nos mais diversos níveis, fazendo uso da obra de arte como instrumento terapêutico.
A partir de 2012 o Projeto “Faça Memórias”, passará a contar com a parceria da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), que oferecerá aos seus associados a oportunidade de frequentar as atividades.

Sobre o MuBE

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários, palestras e recitais de piano. São realizadas, em média, vinte e cinco exposições/ano, abrindo espaço para novos talentos, além de apresentar mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais.
O Museu recebe, aproximadamente, 150.000 visitantes por ano. As exposições contam com visitas educativas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e público em geral.
O MuBE conta com apoio institucional de 3M, Stella Artois, Kettel One e BMW, viabilizado via ProAC / Governo do Estado de São Paulo.
 

Serviço

Faça Memórias, Cultural

Data e horário dos cursos:
 Terça-feira das 10h às 12h ou Sexta-feira das 14h às 16h.

Gratuito


Lanche Incluso!

Inscrições: Cristiane Pomeranz – crispomeranz@terra.com.br (11) 9245-5607 / Juliana Naso – jujunaso@gmail.com - (11) 8369-7868
http://www.arteeinclusao.blogspot.com

MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Endereço:
 Rua Alemanha, 221, Jardim Europa
Horário de visitação ao Museu: de terça a domingo, das 10 às 19 horas.
Informações: (11) 2594-2601
Entrada franca
http://www.mube.art.br
O MuBE possui acesso para pessoas com necessidades especiais, restaurante e ar-condicionado.
 

Fonte: S/A Comunicação


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas