Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Semana do Desarmamento recolhe 71 armas em São Paulo
Agosto 22, 2012

A Semana do Desarmamento, promovida entre os dias 13 e 18 de agosto nos Centros de Integração da Cidadania (CICs), da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, contou com o reforço de órgãos parceiros articulados pelo Comitê de Controle de Armas e Desarmamento da cidade. Participaram da iniciativa postos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em Pirituba/Jaraguá, Jaçanã/Tremembé, Itaim Paulista, Campo Limpo e M´Boi Mirim. Em uma semana, os postos receberam 71 armas.
Segundo o Instituto Sou da Paz, o resultado foi positivo intensificando a aproximação entre os órgãos governamentais, como o convite da diretora Técnica de Divisão do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, Edilaine Daniel, para que a GCM leve noções de segurança com educação e cidadania para crianças, jovens e adultos, nos CICs futuramente. A ação prevê a apresentação de palestras e teatro de bonecos, abordando assuntos sérios e importantes de forma lúdica, como desarmamento, Meio Ambiente, sustentabilidade, mediação de conflitos.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da GCM, visando intensificar a ação pela promoção de paz na cidade, reforçou a ação nas regiões Norte, Oeste, Leste e Sul através das Inspetorias próximas aos CICs. Participaram da Campanha a Secretaria de Estado de Justiça e de Defesa da Cidadania, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Instituto Sou da Paz e a Polícia Militar.
A participação da GCM é resultado do trabalho integrado desenvolvido pelo Comitê de Controle de Armas da Cidade de São Paulo, no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Por meio de encontros semanais, os órgãos compartilham estratégias de atuação e desenvolvem ações conjuntas. Desse modo, desde 2010, órgãos federais, estaduais e municipais, bem como entidades não-governamentais vem debatendo a temática do controle de armas e articulando ações de forma integrada.
Balanço
Durante a Campanha Nacional do Desarmamento, apenas no Estado de São Paulo, aproximadamente 14 mil armas foram entregues voluntariamente entre maio de 2011 e maio de 2012; a Guarda Civil Metropolitana recebeu de 2009 até o momento, 4501 armas e munições. Estes dados revelam que 250 vidas foram salvas na cidade de São Paulo, pois para cada 18 armas recolhidas uma vida é poupada, além disso, nos últimos três anos houve queda de 12% no número de mortes por armas de fogo no Brasil. Os dados são do Instituto Sou da Paz e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Inspetorias que mais arrecadaram armas
As Inspetorias Regionais da Guarda Civil Metropolitana na Mooca e em Santana, além das Bases Comunitárias Móveis (itinerantes em parques, eventos e outros) foram os postos que mais recolheram armas de 2009 até hoje, na Campanha de desarmamento permanente: Mooca (493), Santana (331) e BCM (191).
Na cidade existem cerca de 170 postos fixos das polícias Federal e Militar e mais 34 da Guarda Civil Metropolitana. Para saber o endereço dos postos fixos da GCM, os munícipes podem ligar para o telefone 153, que funciona 24 horas.

 


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas