Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Semana do Desarmamento recolhe 71 armas em São Paulo
Agosto 22, 2012

A Semana do Desarmamento, promovida entre os dias 13 e 18 de agosto nos Centros de Integração da Cidadania (CICs), da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, contou com o reforço de órgãos parceiros articulados pelo Comitê de Controle de Armas e Desarmamento da cidade. Participaram da iniciativa postos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em Pirituba/Jaraguá, Jaçanã/Tremembé, Itaim Paulista, Campo Limpo e M´Boi Mirim. Em uma semana, os postos receberam 71 armas.
Segundo o Instituto Sou da Paz, o resultado foi positivo intensificando a aproximação entre os órgãos governamentais, como o convite da diretora Técnica de Divisão do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, Edilaine Daniel, para que a GCM leve noções de segurança com educação e cidadania para crianças, jovens e adultos, nos CICs futuramente. A ação prevê a apresentação de palestras e teatro de bonecos, abordando assuntos sérios e importantes de forma lúdica, como desarmamento, Meio Ambiente, sustentabilidade, mediação de conflitos.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da GCM, visando intensificar a ação pela promoção de paz na cidade, reforçou a ação nas regiões Norte, Oeste, Leste e Sul através das Inspetorias próximas aos CICs. Participaram da Campanha a Secretaria de Estado de Justiça e de Defesa da Cidadania, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Instituto Sou da Paz e a Polícia Militar.
A participação da GCM é resultado do trabalho integrado desenvolvido pelo Comitê de Controle de Armas da Cidade de São Paulo, no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Por meio de encontros semanais, os órgãos compartilham estratégias de atuação e desenvolvem ações conjuntas. Desse modo, desde 2010, órgãos federais, estaduais e municipais, bem como entidades não-governamentais vem debatendo a temática do controle de armas e articulando ações de forma integrada.
Balanço
Durante a Campanha Nacional do Desarmamento, apenas no Estado de São Paulo, aproximadamente 14 mil armas foram entregues voluntariamente entre maio de 2011 e maio de 2012; a Guarda Civil Metropolitana recebeu de 2009 até o momento, 4501 armas e munições. Estes dados revelam que 250 vidas foram salvas na cidade de São Paulo, pois para cada 18 armas recolhidas uma vida é poupada, além disso, nos últimos três anos houve queda de 12% no número de mortes por armas de fogo no Brasil. Os dados são do Instituto Sou da Paz e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Inspetorias que mais arrecadaram armas
As Inspetorias Regionais da Guarda Civil Metropolitana na Mooca e em Santana, além das Bases Comunitárias Móveis (itinerantes em parques, eventos e outros) foram os postos que mais recolheram armas de 2009 até hoje, na Campanha de desarmamento permanente: Mooca (493), Santana (331) e BCM (191).
Na cidade existem cerca de 170 postos fixos das polícias Federal e Militar e mais 34 da Guarda Civil Metropolitana. Para saber o endereço dos postos fixos da GCM, os munícipes podem ligar para o telefone 153, que funciona 24 horas.

 


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas