Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cursos de Educação de Jovens e Adultos estão com matrículas abertas
Novembro 23, 2011

Os jovens e adultos que não tiveram a chance de frequentar a escola, ou de concluir os estudos na idade própria do Ensino Fundamental (dos 6 aos 14 anos), têm a partir desta quarta-feira (23/11) e até o dia 2 de dezembro a oportunidade para se matricular em uma escola municipal para cursar a Educação de Jovens e Adultos em 2012.

 

Podem se matricular, os jovens devem ter no mínimo 15 anos completos, e não há limite de idade. Para se cadastrar, basta levar o RG e um comprovante de residência na escola de interesse.

 

A Secretaria Municipal de Educação oferece várias alternativas de atendimento à população, mantendo cursos em diferentes modalidades e horários:

 

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Ensino fundamental oferecido no período noturno, com duração de quatro anos.

 

CIEJA - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos

O CIEJA articula em seu projeto pedagógico o Ensino Fundamental, com duração de quatro anos, nos períodos da manhã, tarde e noite, e a Educação Profissional – Qualificação Inicial em Informática.

 

MOVA - Movimento de Alfabetização

Parceria entre o município de São Paulo e entidades sociais no estabelecimento de classes de alfabetização inicial. Depois de alfabetizados, os alunos são orientados na continuidade dos estudos em escolas públicas de São Paulo.

 

Pelos dados do Censo do IBGE de 2010, São Paulo é o município brasileiro com maior número de iletrados com mais de 15 anos de idade: 279 mil. Some-se a essa informação a estimativa de que mais de um milhão de paulistanos entre 15 e 59 anos não têm o Ensino Fundamental completo.

 

Para atender a essa demanda, enfrentando o desafio da ampliação do atendimento na Educação de Jovens e Adultos, a Rede Municipal de São Paulo está promovendo uma grande campanha de divulgação das alternativas diferenciadas de atendimento à população oferecidas na cidade de São Paulo.

 

Os alunos interessados serão orientados a fazer sua inscrição em qualquer unidade escolar para, posteriormente, serem encaminhados para a escola mais próxima de sua residência ou de seu trabalho.

 

As classes do EJA são heterogêneas. Elas são formadas por jovens, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores empregados ou desempregados, com níveis de escolaridade variados, oriundos da área urbana ou da zona rural, impulsionados por diferentes estímulos: afirmação pessoal e aumento da auto-estima; busca de certificação para emprego ou promoção; continuidade de estudos do Ensino Médio; desejo de leitura; intensificação de participação político-social, entre outros.

 

Todas as ações realizadas consideram a necessidade de promover o ingresso e a permanência, com sucesso, de jovens e adultos na escola, reduzindo a exposição desses às situações de risco, desigualdades, discriminação e outras vulnerabilidades sociais, reduzindo índices de repetência e evasão escolar.

 

Kit material

 

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo é uma das primeiras do País a ter itens reciclados no material escolar entregue aos alunos. Os kits possuem cadernos, régua, transferidor e canetas produzidos a partir da reciclagem.

 

O uso de produtos reciclados no material escolar foi iniciado em 2008, quando todos os alunos receberam cadernos e réguas feitos de produtos descartados no lixo.

 

Além de sustentáveis, todos os produtos têm a qualidade aprovada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) e, após a entrega, passam por uma nova análise para testar a fidelidade do material prometido pelas empresas.

 

Alunos de EJA I e II recebem cadernos, canetas, lápis, borrachas, apontador, cola, régua, tesoura sem ponta, lápis de cor, compasso, transferidor e esquadros

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>