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Inscrição em curso de especialização em Ética,
Valores e Cidadania na Escola vai até agosto
Julho 18, 2011
Com inscrições para o processo seletivo abertas até o dia 5 de agosto, pela
Fuvest, o curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola terá
duração de 18 meses e carga horária de 480 horas. Estão sendo oferecidas mil
vagas em 12 cidades (confira mais informações
aqui).
Sobre a estrutura acadêmica, o curso será semipresencial e terá encontros
semanais obrigatórios de 4 horas/aula para o desenvolvimento de projetos
baseados nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP).
As demais atividades acadêmicas serão desenvolvidas por meio de ferramentas
digitais/virtuais que promovam ambientes colaborativos e cooperativos
disponibilizadas na internet, por meio de programas da Univesp TV e por meio de
vídeo-aulas.
Público
O curso é voltado a portadores de diploma de ensino superior, professores,
coordenadores pedagógicos, vices-diretores ou diretores em instituição de
educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional, no exercício da
profissão.
Objetivos
O objetivo é oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São
Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, os
processos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos para o
desenvolvimento da cidadania ativa.
Além disso, o curso proporciona aos profissionais de educação básica do Estado
de São Paulo acesso aos avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre as
temáticas de ética, valores e cidadania. Também irá instrumentalizar os
profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de
formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o
protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana, com foco em temáticas
como:
* Convivência democrática: visando a construção de relações interpessoais mais
democráticas na escola e o trabalho com estratégias pedagógicas como a dos
grêmios escolares, mediação e resolução de conflitos e assembléias escolares;
* Direitos humanos: promovendo o trabalho com a Declaração Universal dos
Direitos Humanos e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), visando a
construção de valores socialmente desejáveis;
* Saúde na escola: abordando questões como a TDAH, stress, distúrbios
alimentares, bullying e o uso de substâncias psicoativas e seu impacto no
cotidiano escolar;
* Educação especial/inclusiva: discutindo as diversas formas de deficiência e as
exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas,
culturais, religiosas, raciais e ideológicas;
* Educação comunitária e as relações da escola com a família: buscando caminhos
para transformar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da
escola, em espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos e de
aproximação entre escola e famílias.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
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