Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cinemateca Brasileira exibe vários filmes africanos
Setembro 30, 2009
Por Bruno César de Godoy

A propósito do Ano da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira promove até o dia 22 de outubro, uma retrospectiva de filmes africanos que foram produzidos a partir da década de 50. A organização francesa Cinémathèque Afrique, que guarda em seu acervo mais de 1.400 películas africanas e dá nome ao evento, é responsável pela programação.

Serão apresentados filmes clássicos e premiados da filmografia africana, dirigidos e produzidos pelos franceses. Destaque para "Ali Zaoua" (2000), de Nabil Ayouch, onde marginais vão em busca de dinheiro para realizar o funeral de seu líder e "O Regresso de um aventureiro" (1966), o primeiro western do cinema africano, de Mustapha Alassane, que tem os bastidores contados no curta "Os Cowboys eram negros", executado posteriormente.

O programa acontece de quarta a domingo, em horários alternados. É cobrada uma taxa de manutenção de R$8,00, com direito a meia-entrada. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 - próximo ao Metrô Vila Mariana.

Informações no telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou www.cinemateca.gov.br

 


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas