Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cinema francês chega a três salas de exibição
Março 17, 2011


Até meados da década de 1960, a influência cultural francesa no Brasil era bastante expressiva. Ensinava-se o idioma nas escolas e os cinéfilos disputavam quem seriam os primeiros a assistir –e depois debater– os últimos lançamentos da Nouvelle Vague. Para relembrar essa época e mostrar o que a França produz culturalmente nos dias de hoje, os consulados de língua francesa de São Paulo programaram para março, em diversos espaços da cidade, a Semana da Francofonia. Na Secretaria de Cultura, o Cine Olido e os Centros Culturais São Paulo e da Juventude Ruth Cardoso exibem, respectivamente, filmes da Nouvelle Vague, do cinema francês contemporâneo e da África francófona.

A Nouvelle Vague teve início quando jovens críticos da Cahiers du Cinema, revista editada na França, se rebelaram contra o “cinemão” da época e resolveram fazer filmes de baixo orçamento, utilizando atores na época desconhecidos e explorando temas principalmente psicológicos. Cada cineasta procurava imprimir sua marca pessoal à produção, inaugurando o que se convencionou chamar de “cinema de autor”, uma maneira de filmar que teve seguidores em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil com o Cinema Novo.

Entre os dias 17 e 31, o Cine Olido apresenta 33 obras desses jovens inovadores, representados na mostra por diretores como Claude Chabrol, Jean-Luc Godard, François Truffaut e Alain Resnais. No mesmo período, o Centro Cultural São Paulo exibe, na Sala Lima Barreto, alguns dos mais recentes sucessos produzidos na França e o Centro Cultural da Juventude reúne, em seu anfiteatro, produções realizadas em países africanos de língua africana, como Argélia, Senegal e Chade. Dirigida por Flora Gomes, de Guiné Bissau, o longa Nha Fala (A Minha Fala, em idioma crioulo) tem exibição especial ao ar livre no mirante do CCJ. A comédia musical acompanha a trajetória de uma linda garota que comete uma transgressão cultural e se torna uma estrela internacional.

Confira a programação completa

Serviço

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha
Telefone: 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Telefone: 3397-4002

Galeria Olido
Av. São João, 473, Centro
Telefone: 3331-8399 e 3397-0171


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>