Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centenário de Mazzaropi é relembrado em programação especial na Biblioteca Roberto Santos
Março 29, 2012

O ator, produtor e diretor Amácio Mazzaropi completaria, no dia 9 de abril, 100 anos. Para aproveitar a efeméride, a Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos recebe o jornalista e crítico Celso Sabadin para ministrar, entre os dias 9 e 23 de abril, o curso, gratuito, Mazzaropi - 100 Anos em 3 Dias. Os encontros acontecem sempre às 19h. Paralelamente ao curso, acontece uma mostra na Biblioteca entre os dias 7 e 28 de abril, que conta com três longas protagonizados pelo homenageado: O Corintiano, Sai da Frente e O Puritano da Rua Augusta.

 

Para elaborar a programação, Sabadin priorizou dois pontos. Primeiramente, pretende apresentar um Mazzaropi mais desconhecido ao grande público, aquele que trabalhou como produtor, distribuidor e empresário. O segundo ponto visa ao entendimento do estrondoso sucesso de Mazzaropi. “Foram 30 anos de carreira cinematográfica, 32 longas e mais de 200 milhões de ingressos vendidos. Ninguém chega nem perto desses números no cinema brasileiro”, conta.

 

Além da experiência como jornalista, Sabadin prepara, atualmente, o lançamento de seu primeiro trabalho como roteirista e diretor: Mazza.doc, longa-metragem sobre o homenageado. As pesquisas para a produção começaram em 2009. O plano inicial era, em parceria com o produtor Moracy do Val, criar uma ficção em comemoração ao centenário. Mas o tempo seria curto para desenvolver o projeto antes da data. Assim, o crítico decidiu realizar um documentário. “Mesmo porque, nesta altura do campeonato, eu já estava apaixonado pela pesquisa que estava fazendo”, conta. “Levei, então, a ideia para o Edu Felistoque, que aceitou na hora. Fizemos uma parceria com o produtor Paulo Duarte e começamos a tocar o projeto.”

 

A linguagem da investigação documental e jornalística foi adotada. Eles ouviram vários atores, técnicos e diretores que trabalharam com Mazzaropi, além de especialistas em cultura caipira. “Percebemos que ele foi uma figura multifacetada, repleta de nuances e viéses, plural. E decidimos colocar no filme todas estas interpretações”, afirma Sabadin. Para ele, o longa é um veículo para abrir este “universo mazzaropiano”, que é muito mais complexo do que possa parecer, para um público que certamente desconhece os “vários Mazzaropis”.

 

Os filmes que integram a mostra Mazzaropi: 100 anos, podem ser conferidos gratuitamente na biblioteca, sem a necessidade de retirar ingresso com antecedência. Cada longa da programação será exibido em duas datas distintas ao longo do mês de abril. Para o curso ministrado por Sabadin, há 50 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas na biblioteca.

 

Confira a programação completa

 

Mazzaropi - 100 Anos em 3 dias
Coord.: Celso Sabadin (jornalista e crítico de cinema).
| 50 vagas. Inscrições na Biblioteca.

 

1º Encontro
Serão enfocados assuntos como a construção do mito do caipira, como o paulistano Mazzaropi se apropria e divulga o personagem a partir de Monteiro Lobato, o trabalho inicial em circo e, posteriormente, na rádio e na televisão, para depois chegar ao cinema.
| Dia 9/4, 19h

 

2º Encontro
Serão abordados assuntos como os anos dourados da Vera Cruz, o Mazzaropi urbano de Abílio Pereira de Almeida, a retomada do caipira e o sucesso espetacular na tela grande.
| Dia 16/4, 19h

 

3º Encontro
Serão abordados assuntos como o Mazzaropi que o público desconhecia: argumentista, diretor, produtor, empresário, distribuidor e homem de negócios; a ascenção e declínio da PAM (Produções Amácio Mazzaropi) e os mistérios que rondam a morte do artista.
| Dia 23/4, 19h

 

Mazzaropi: 100 ANOS
| Todas as projeções têm suporte em DVD.

 

O Corintiano
(Brasil, 1966, 98 min). Dir.: Milton Amaral. Com Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lucia Lambertini e outros. 10 anos.
Torcedor fanático pelo Corinthians entra em conflito com os filhos e os vizinhos “palestra-italianados”.
| Dia 7/4, 19h. Dia 9/4, 17h30

 

Sai da Frente
(Brasil, 1952, 80 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, A. C. Carvalho, Nieta Junqueira e outros. 10 anos.
Um dia na vida do dono de um caminhão que, para fazer uma mudança de São Paulo para Santos, envolve-se em inúmeras confusões com burocratas, policiais, motoristas e uma artista de circo.
| Dia 14/4, 19h. Dia 16/4, 17h30

 

O Puritano da Rua Augusta
(Brasil, 1965, 102 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire e outros. 16 anos.
Pai de família que enlouquece os filhos com seu conservadorismo extremo muda radicalmente de comportamento ao sofrer um ataque do coração.
| Dia 23/4, 17h30. Dia 28/4, 19h


Serviço

 

Mazzaropi - 100 Anos em 3 Dias
Data:
7 a 28 de abril
Local: Biblioteca Pública Roberto Santos
Endereço: Rua Cisplatina, 505, Ipiranga
Telefone: 2273-2390

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>