Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centenário de Mazzaropi é relembrado em programação especial na Biblioteca Roberto Santos
Março 29, 2012

O ator, produtor e diretor Amácio Mazzaropi completaria, no dia 9 de abril, 100 anos. Para aproveitar a efeméride, a Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos recebe o jornalista e crítico Celso Sabadin para ministrar, entre os dias 9 e 23 de abril, o curso, gratuito, Mazzaropi - 100 Anos em 3 Dias. Os encontros acontecem sempre às 19h. Paralelamente ao curso, acontece uma mostra na Biblioteca entre os dias 7 e 28 de abril, que conta com três longas protagonizados pelo homenageado: O Corintiano, Sai da Frente e O Puritano da Rua Augusta.

 

Para elaborar a programação, Sabadin priorizou dois pontos. Primeiramente, pretende apresentar um Mazzaropi mais desconhecido ao grande público, aquele que trabalhou como produtor, distribuidor e empresário. O segundo ponto visa ao entendimento do estrondoso sucesso de Mazzaropi. “Foram 30 anos de carreira cinematográfica, 32 longas e mais de 200 milhões de ingressos vendidos. Ninguém chega nem perto desses números no cinema brasileiro”, conta.

 

Além da experiência como jornalista, Sabadin prepara, atualmente, o lançamento de seu primeiro trabalho como roteirista e diretor: Mazza.doc, longa-metragem sobre o homenageado. As pesquisas para a produção começaram em 2009. O plano inicial era, em parceria com o produtor Moracy do Val, criar uma ficção em comemoração ao centenário. Mas o tempo seria curto para desenvolver o projeto antes da data. Assim, o crítico decidiu realizar um documentário. “Mesmo porque, nesta altura do campeonato, eu já estava apaixonado pela pesquisa que estava fazendo”, conta. “Levei, então, a ideia para o Edu Felistoque, que aceitou na hora. Fizemos uma parceria com o produtor Paulo Duarte e começamos a tocar o projeto.”

 

A linguagem da investigação documental e jornalística foi adotada. Eles ouviram vários atores, técnicos e diretores que trabalharam com Mazzaropi, além de especialistas em cultura caipira. “Percebemos que ele foi uma figura multifacetada, repleta de nuances e viéses, plural. E decidimos colocar no filme todas estas interpretações”, afirma Sabadin. Para ele, o longa é um veículo para abrir este “universo mazzaropiano”, que é muito mais complexo do que possa parecer, para um público que certamente desconhece os “vários Mazzaropis”.

 

Os filmes que integram a mostra Mazzaropi: 100 anos, podem ser conferidos gratuitamente na biblioteca, sem a necessidade de retirar ingresso com antecedência. Cada longa da programação será exibido em duas datas distintas ao longo do mês de abril. Para o curso ministrado por Sabadin, há 50 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas na biblioteca.

 

Confira a programação completa

 

Mazzaropi - 100 Anos em 3 dias
Coord.: Celso Sabadin (jornalista e crítico de cinema).
| 50 vagas. Inscrições na Biblioteca.

 

1º Encontro
Serão enfocados assuntos como a construção do mito do caipira, como o paulistano Mazzaropi se apropria e divulga o personagem a partir de Monteiro Lobato, o trabalho inicial em circo e, posteriormente, na rádio e na televisão, para depois chegar ao cinema.
| Dia 9/4, 19h

 

2º Encontro
Serão abordados assuntos como os anos dourados da Vera Cruz, o Mazzaropi urbano de Abílio Pereira de Almeida, a retomada do caipira e o sucesso espetacular na tela grande.
| Dia 16/4, 19h

 

3º Encontro
Serão abordados assuntos como o Mazzaropi que o público desconhecia: argumentista, diretor, produtor, empresário, distribuidor e homem de negócios; a ascenção e declínio da PAM (Produções Amácio Mazzaropi) e os mistérios que rondam a morte do artista.
| Dia 23/4, 19h

 

Mazzaropi: 100 ANOS
| Todas as projeções têm suporte em DVD.

 

O Corintiano
(Brasil, 1966, 98 min). Dir.: Milton Amaral. Com Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lucia Lambertini e outros. 10 anos.
Torcedor fanático pelo Corinthians entra em conflito com os filhos e os vizinhos “palestra-italianados”.
| Dia 7/4, 19h. Dia 9/4, 17h30

 

Sai da Frente
(Brasil, 1952, 80 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, A. C. Carvalho, Nieta Junqueira e outros. 10 anos.
Um dia na vida do dono de um caminhão que, para fazer uma mudança de São Paulo para Santos, envolve-se em inúmeras confusões com burocratas, policiais, motoristas e uma artista de circo.
| Dia 14/4, 19h. Dia 16/4, 17h30

 

O Puritano da Rua Augusta
(Brasil, 1965, 102 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire e outros. 16 anos.
Pai de família que enlouquece os filhos com seu conservadorismo extremo muda radicalmente de comportamento ao sofrer um ataque do coração.
| Dia 23/4, 17h30. Dia 28/4, 19h


Serviço

 

Mazzaropi - 100 Anos em 3 Dias
Data:
7 a 28 de abril
Local: Biblioteca Pública Roberto Santos
Endereço: Rua Cisplatina, 505, Ipiranga
Telefone: 2273-2390

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>