Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saiba como obter a Carteirinha do Idoso e fazer viagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto.
Agosto 25, 2008

Idosos (pessoas com 60 anos ou mais de idade) que estejam inseridos no Cadastro Único dos programas sociais, que ganham até dois salários-mínimos (R$ 830,00) ou que não podem comprovar renda têm direito a solicitar a Carteirinha do Idoso. Este documento permite ao idoso fazer viagens interestaduais (rodoviárias, ferroviárias ou aquaviárias) gratuitas ou com 50% de desconto.

O documento está previsto no Estatuto do Idoso, que estabelece a reserva de quatro vagas por veículo: duas gratuitas e o restante com o desconto, caso os lugares já tenham sido ocupados. A gratuidade pode ser solicitada no ponto de venda da transportadora, com antecedência de 3 horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.

No município de São Paulo os interessados em obter a carteira devem procurar as Supervisões de Assistência Social (SAS), localizadas nas 31 Subprefeituras, e fazer o Cadastro Único. É necessário levar documento pessoal com foto, dos familiares (caso more com parentes) e comprovante de residência. Enquanto a Carteira não estiver pronta, será emitida uma declaração provisória que já permite ao idoso viajar.

Em outras localidades, contate o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (www.mds.gov.br) para saber como e onde obte-la na sua cidade.

A estimativa é atender 500 mil idosos na cidade de São Paulo gradativamente, de acordo com a demanda. Atualmente, a SMADS tem cadastrados mais de 3.200 idosos. A carteira do idoso é mais uma conquista garantida pelo artigo 40 do Estatuto do Idoso. O documento é válido por 2 anos em todo território nacional com a apresentação de documento de identificação.

É importante ressaltar que quem tem comprovante de renda não precisa tirar a carteirinha, basta apresentá-lo ao buscar a passagem no guichê.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 3291-9748/ 9752/ 9754

Comentários registrados para esta reportagem

Em 15 de Outubro de 2014 Eronildes R.Leite Santos escreveu: Quero tirar o carteirinha do idoso .No caso da minha mãe o que eu faço ela tem 75 anos

Em 28 de Março de 2014 Sirlene escreveu: gostei, estou a pesquisar se paga para tirar a carteira de idosos, pois a minha mãe foi tirar e disseram que antes tem que pagar 60,00(sessenta reais).obs: carteira para viagem, tem que pagar esse valor?

Em 04 de Agosto de 2012 paulo nevys escreveu: muito bom isso ,alguem enchergou os velinhos

Em 15 de Abril de 2012 lena escreveu: minha mae vem nos visitar o motorista e mau educado fica brigando com ela porisso eu vou correr a traz para ela tirar a carteira do idoso se um mototrista encher o saco eu vou buscar os direito do idoso por que eles merecem o nosso respeito

Em 17 de Setembro de 2010 Joana S. Livramento escreveu: Faz um ano que pedi minha Carteirinha do Idoso no Departamento de assistência Social aqui na cidade onde moro,Sarutaiá, e por incrível que pareça, até agora não recebi.Sempre que procuro informam que o sistema está com problema para impressão das Carteirinhas. O que há realmente? Gostaria de Saber!

Em 14 de Abril de 2010 dona lourdes escreveu: Concordo plenamente com a senhora Nanabertelli, que a carteirinha deve ser feita via Internet.

Em 06 de Fevereiro de 2009 nanabertelli escreveu: as pessoas idosas tem sim o seu espaço perante a sociedade e por terem contribuido ao longo do tempo, seria de bom agrado se pudessem fazer o pedido da carteirinha pela internet pois muitos não tem como ir até o local para fazer o pedido pessoalmente.

Em 28 de Dezembro de 2008 maria escreveu: legal esse projeto para os idosos

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas