Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saiba como obter a Carteirinha do Idoso e fazer viagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto.
Agosto 25, 2008

Idosos (pessoas com 60 anos ou mais de idade) que estejam inseridos no Cadastro Único dos programas sociais, que ganham até dois salários-mínimos (R$ 830,00) ou que não podem comprovar renda têm direito a solicitar a Carteirinha do Idoso. Este documento permite ao idoso fazer viagens interestaduais (rodoviárias, ferroviárias ou aquaviárias) gratuitas ou com 50% de desconto.

O documento está previsto no Estatuto do Idoso, que estabelece a reserva de quatro vagas por veículo: duas gratuitas e o restante com o desconto, caso os lugares já tenham sido ocupados. A gratuidade pode ser solicitada no ponto de venda da transportadora, com antecedência de 3 horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.

No município de São Paulo os interessados em obter a carteira devem procurar as Supervisões de Assistência Social (SAS), localizadas nas 31 Subprefeituras, e fazer o Cadastro Único. É necessário levar documento pessoal com foto, dos familiares (caso more com parentes) e comprovante de residência. Enquanto a Carteira não estiver pronta, será emitida uma declaração provisória que já permite ao idoso viajar.

Em outras localidades, contate o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (www.mds.gov.br) para saber como e onde obte-la na sua cidade.

A estimativa é atender 500 mil idosos na cidade de São Paulo gradativamente, de acordo com a demanda. Atualmente, a SMADS tem cadastrados mais de 3.200 idosos. A carteira do idoso é mais uma conquista garantida pelo artigo 40 do Estatuto do Idoso. O documento é válido por 2 anos em todo território nacional com a apresentação de documento de identificação.

É importante ressaltar que quem tem comprovante de renda não precisa tirar a carteirinha, basta apresentá-lo ao buscar a passagem no guichê.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 3291-9748/ 9752/ 9754

Comentários registrados para esta reportagem

Em 15 de Outubro de 2014 Eronildes R.Leite Santos escreveu: Quero tirar o carteirinha do idoso .No caso da minha mãe o que eu faço ela tem 75 anos

Em 28 de Março de 2014 Sirlene escreveu: gostei, estou a pesquisar se paga para tirar a carteira de idosos, pois a minha mãe foi tirar e disseram que antes tem que pagar 60,00(sessenta reais).obs: carteira para viagem, tem que pagar esse valor?

Em 04 de Agosto de 2012 paulo nevys escreveu: muito bom isso ,alguem enchergou os velinhos

Em 15 de Abril de 2012 lena escreveu: minha mae vem nos visitar o motorista e mau educado fica brigando com ela porisso eu vou correr a traz para ela tirar a carteira do idoso se um mototrista encher o saco eu vou buscar os direito do idoso por que eles merecem o nosso respeito

Em 17 de Setembro de 2010 Joana S. Livramento escreveu: Faz um ano que pedi minha Carteirinha do Idoso no Departamento de assistência Social aqui na cidade onde moro,Sarutaiá, e por incrível que pareça, até agora não recebi.Sempre que procuro informam que o sistema está com problema para impressão das Carteirinhas. O que há realmente? Gostaria de Saber!

Em 14 de Abril de 2010 dona lourdes escreveu: Concordo plenamente com a senhora Nanabertelli, que a carteirinha deve ser feita via Internet.

Em 06 de Fevereiro de 2009 nanabertelli escreveu: as pessoas idosas tem sim o seu espaço perante a sociedade e por terem contribuido ao longo do tempo, seria de bom agrado se pudessem fazer o pedido da carteirinha pela internet pois muitos não tem como ir até o local para fazer o pedido pessoalmente.

Em 28 de Dezembro de 2008 maria escreveu: legal esse projeto para os idosos

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas