Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CCapoeiristas se reúnem na Casa de Cultura do Butantã em homenagem ao Mestre Ananias
Setembro 08, 2011

Qualquer menção à capoeira não pode vir desacompanhada do nome de Mestre Ananias. Pioneiro em trazer a prática, que mistura movimentos de luta com música e dança, da região do Recôncavo Baiano para a cidade de São Paulo, o capoeirista, de 86 anos, está em plena atividade. Para celebrar sua trajetória na terra da garoa - iniciada em 1953 com a criação de uma roda de capoeira na Praça da República, e a influência que ainda exerce sobre os novatos, a Casa de Cultura do Butantã apresenta, dias 17 e 18/09, uma programação gratuita, que reúne desde oficinas e roda de samba até bate-papo com contemporâneos do artista.

É o próprio homenageado que abre as comemorações em tenda montada em área livre, às 16h do dia 17/09. Reproduzindo o ambiente informal que propiciava o exercício de variadas manifestações das tradições culturais de africanos escravizados e seus descendentes Ananias faz a mediação de uma "papoeira" - bate-papo sobre capoeira, entre público e velhos amigos. "Estarão por lá os guardiões da capoeira de São Paulo, como mestres Natanael e Robinho Angoleiro", explica Mestre Meinha, um dos organizadores do evento.

A programação estende-se até o salão principal da Casa de Cultura, às 19h, com uma roda de capoeira em que os veteranos dividem espaço com a nova geração de jogadores. Às 21h, é a vez do samba de roda do Recôncavo Baiano - faixa localizada atrás da Baía de Todos os Santos, dar o tom da festa. Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade incluído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) o estilo musical aparece em canções lançadas há três anos por Mestre Ananias e o grupo Garoa do Recôncavo, registradas no primeiro CD do capoeirista. Enquanto a música é tocada e cantada ao vivo, mulheres sacodem os saiões, como manda a tradição.

Oficinas de vários estilos da luta de movimentos rasteiros e um toque de malandragem são desenvolvidas, dia 18/09 a partir das 13h. Entre elas estão a capoeira angola - vertente mais antiga com golpes jogados mais próximos do chão; contemporânea -a partir de movimentos mais rápidos e inserção de técnicas de lutas milenares como o Kung fu e lúdica, que reúne brincadeiras e maior contato entre os praticantes.

Programação

Dia 17/09

16h - "papoeira" com Mestre Ananias e convidados

19h - apresentação de roda de capoeira com mestres da velha guarda

21h - apresentação de sambas do recôncavo baiano do Mestre Ananias

Dia 18/09

13h - oficina de capoeira angola com mestres Marron, Limãozinho e Cavaco

14h30 - oficina de capoeira contemporânea com Mestre Jaguara

16h - oficina de capoeira lúdica com Mestre Gladson (representante da velha guarda da capoeira paulista)

17h - roda de encerramento aberta aos mestres capoeiristas e público

Serviço: Casa de Cultura do Butantã. Rua Junta Mizumoto,13 - Jardim Peri-Peri. Tel.: 3744.4369/ 3742.6918. Entrada franca


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas