|
Capela do Morumbi ''ganha céu'' em seu Interior Abril 27, 2010
Local que privilegia intervenções as quais dialogam com o edifício, a Capela do Morumbi inaugura no dia 1º de maio, às 11h, a instalação Contra.céu, de Marcelo Moscheta. O artista plástico é conhecido por produzir obras que trabalham conceitos como “efêmero”, “espaço”, “tempo” e “a relação do homem com a natureza”. No projeto, ele construiu uma grande peça de 3,5 metros de altura por 5 metros de largura, montada em ferro, PVC, madeira e placas de aço inox polidas. A instalação representa um pedaço do céu que se projeta acima do espectador.
O artista explica que o nome da obra remete ao termo contrapiso (parte do solo antes de receber o acabamento final). “O chão e o céu são dualidades das quais somos formados: Terra e Paraíso, o bem e o mal”. Em razão desse conceito, o espaço da capela se torna fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois é possível criar esse diálogo “celestial” entre o motivo e o ambiente. Moscheta conta que a paisagem funciona como ponto contrário, o qual dá abertura a uma análise de si mesmo. A obra fica em exposição até 27 de julho.
A ideia surgiu a partir de pesquisas sobre as grandes explorações do século 19, que chegaram aos pólos do planeta e aos cumes dos mais altos montes em uma tentativa de descoberta do lugar e do próprio limite do homem. Segundo o artista, a obra se relaciona com esses acontecimentos procurando construir um lugar ideal como retrato fiel das relações de perfeição e de equilíbrio.
Moscheta espera, dessa forma, trabalhar todas as possibilidades de olhares para um mesmo local, utilizando formas e materiais que não se limitam apenas por meios sensíveis. “Desejo que toda a estrutura possa ser mostrada, revelando diversas surpresas a cada ângulo, sempre que o visitante se aproxime do céu criado no interior da capela.”
Serviço
Inauguração da instalação Contra.céu
Data: a partir de 1º de maio
Horário: 11h
Local: Capela do Morumbi
Endereço: Av. Morumbi, 5.387, Morumbi
Telefone: 3772-4301
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|