Capela do Morumbi ''ganha céu'' em seu Interior Abril 27, 2010
Local que privilegia intervenções as quais dialogam com o edifício, a Capela do Morumbi inaugura no dia 1º de maio, às 11h, a instalação Contra.céu, de Marcelo Moscheta. O artista plástico é conhecido por produzir obras que trabalham conceitos como “efêmero”, “espaço”, “tempo” e “a relação do homem com a natureza”. No projeto, ele construiu uma grande peça de 3,5 metros de altura por 5 metros de largura, montada em ferro, PVC, madeira e placas de aço inox polidas. A instalação representa um pedaço do céu que se projeta acima do espectador.
O artista explica que o nome da obra remete ao termo contrapiso (parte do solo antes de receber o acabamento final). “O chão e o céu são dualidades das quais somos formados: Terra e Paraíso, o bem e o mal”. Em razão desse conceito, o espaço da capela se torna fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois é possível criar esse diálogo “celestial” entre o motivo e o ambiente. Moscheta conta que a paisagem funciona como ponto contrário, o qual dá abertura a uma análise de si mesmo. A obra fica em exposição até 27 de julho.
A ideia surgiu a partir de pesquisas sobre as grandes explorações do século 19, que chegaram aos pólos do planeta e aos cumes dos mais altos montes em uma tentativa de descoberta do lugar e do próprio limite do homem. Segundo o artista, a obra se relaciona com esses acontecimentos procurando construir um lugar ideal como retrato fiel das relações de perfeição e de equilíbrio.
Moscheta espera, dessa forma, trabalhar todas as possibilidades de olhares para um mesmo local, utilizando formas e materiais que não se limitam apenas por meios sensíveis. “Desejo que toda a estrutura possa ser mostrada, revelando diversas surpresas a cada ângulo, sempre que o visitante se aproxime do céu criado no interior da capela.”
Serviço
Inauguração da instalação Contra.céu
Data: a partir de 1º de maio
Horário: 11h
Local: Capela do Morumbi
Endereço: Av. Morumbi, 5.387, Morumbi
Telefone: 3772-4301
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|