Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Escolas municipais realizam maior campeonato estudantil de xadrez do país
Abril 14, 2011

Oito mil alunos das escolas municipais de São Paulo estão participando do maior campeonato estudantil de xadrez por equipe do país. Até o mês de junho, crianças e jovens enxadristas, entre 9 a 16 anos, disputam os torneios regionais em 13 polos pela cidade, entre CEUs e Sescs paulistanos. Nesta quarta (13/4) e quinta-feira (15/4), estudantes de Santo Amaro estão no jogo pelo xeque-mate.

Entre abril e maio os torneios são organizados pelas 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade, que dividem os estudantes em equipes mistas e femininas nas categorias Sub-10 (9 e 10 anos), Sub-12 (11 a 12 anos), Sub-14 (13 a 14 anos) e Sub-16 (15 a 16 anos). Em junho, os melhores enxadristas se encontram na X Final Municipal de Xadrez por Equipe, quando os grupos campeões e vice-campeões estarão na grande festa do xadrez paulistano, para decidir os vencedores que seguem para o campeonato estadual.

Xeque-mate por toda a cidade

A prática do xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994, mas se tornou o programa Xadrez Movimento Educativo, em 2009. A mudança garantiu a unificação da forma de ensinar xadrez nas escolas porque foi criada uma parceria com a equipe pedagógica da Diretoria de Orientação Técnica (DOT), o que possibilita estruturar melhor o trabalho que está sendo feito na ponta. Hoje a rede é formada por mais de 35 mil alunos enxadristas, que participam de campeonatos escolares, municipais, estaduais e brasileiros.

Para ampliação e aprimoramento do programa, a Secretaria Municipal de Educação organiza anualmente novas formações com professores. Em 2011, estão sendo dados 14 cursos sobre os Fundamentos do Xadrez, com a capacitação de mais de 400 educadores que trabalham da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e especialistas em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>