Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Escolas municipais realizam maior campeonato estudantil de xadrez do país
Abril 14, 2011

Oito mil alunos das escolas municipais de São Paulo estão participando do maior campeonato estudantil de xadrez por equipe do país. Até o mês de junho, crianças e jovens enxadristas, entre 9 a 16 anos, disputam os torneios regionais em 13 polos pela cidade, entre CEUs e Sescs paulistanos. Nesta quarta (13/4) e quinta-feira (15/4), estudantes de Santo Amaro estão no jogo pelo xeque-mate.

Entre abril e maio os torneios são organizados pelas 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade, que dividem os estudantes em equipes mistas e femininas nas categorias Sub-10 (9 e 10 anos), Sub-12 (11 a 12 anos), Sub-14 (13 a 14 anos) e Sub-16 (15 a 16 anos). Em junho, os melhores enxadristas se encontram na X Final Municipal de Xadrez por Equipe, quando os grupos campeões e vice-campeões estarão na grande festa do xadrez paulistano, para decidir os vencedores que seguem para o campeonato estadual.

Xeque-mate por toda a cidade

A prática do xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994, mas se tornou o programa Xadrez Movimento Educativo, em 2009. A mudança garantiu a unificação da forma de ensinar xadrez nas escolas porque foi criada uma parceria com a equipe pedagógica da Diretoria de Orientação Técnica (DOT), o que possibilita estruturar melhor o trabalho que está sendo feito na ponta. Hoje a rede é formada por mais de 35 mil alunos enxadristas, que participam de campeonatos escolares, municipais, estaduais e brasileiros.

Para ampliação e aprimoramento do programa, a Secretaria Municipal de Educação organiza anualmente novas formações com professores. Em 2011, estão sendo dados 14 cursos sobre os Fundamentos do Xadrez, com a capacitação de mais de 400 educadores que trabalham da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e especialistas em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>