|
Escolas municipais realizam maior campeonato estudantil de xadrez do país Abril 14, 2011
Oito mil alunos das escolas municipais de São Paulo estão participando do maior campeonato estudantil de xadrez por equipe do país. Até o mês de junho, crianças e jovens enxadristas, entre 9 a 16 anos, disputam os torneios regionais em 13 polos pela cidade, entre CEUs e Sescs paulistanos. Nesta quarta (13/4) e quinta-feira (15/4), estudantes de Santo Amaro estão no jogo pelo xeque-mate.
Entre abril e maio os torneios são organizados pelas 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade, que dividem os estudantes em equipes mistas e femininas nas categorias Sub-10 (9 e 10 anos), Sub-12 (11 a 12 anos), Sub-14 (13 a 14 anos) e Sub-16 (15 a 16 anos). Em junho, os melhores enxadristas se encontram na X Final Municipal de Xadrez por Equipe, quando os grupos campeões e vice-campeões estarão na grande festa do xadrez paulistano, para decidir os vencedores que seguem para o campeonato estadual.
Xeque-mate por toda a cidade
A prática do xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994, mas se tornou o programa Xadrez Movimento Educativo, em 2009. A mudança garantiu a unificação da forma de ensinar xadrez nas escolas porque foi criada uma parceria com a equipe pedagógica da Diretoria de Orientação Técnica (DOT), o que possibilita estruturar melhor o trabalho que está sendo feito na ponta. Hoje a rede é formada por mais de 35 mil alunos enxadristas, que participam de campeonatos escolares, municipais, estaduais e brasileiros.
Para ampliação e aprimoramento do programa, a Secretaria Municipal de Educação organiza anualmente novas formações com professores. Em 2011, estão sendo dados 14 cursos sobre os Fundamentos do Xadrez, com a capacitação de mais de 400 educadores que trabalham da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e especialistas em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|