Escolas municipais realizam maior campeonato estudantil de xadrez do país Abril 14, 2011
Oito mil alunos das escolas municipais de São Paulo estão participando do maior campeonato estudantil de xadrez por equipe do país. Até o mês de junho, crianças e jovens enxadristas, entre 9 a 16 anos, disputam os torneios regionais em 13 polos pela cidade, entre CEUs e Sescs paulistanos. Nesta quarta (13/4) e quinta-feira (15/4), estudantes de Santo Amaro estão no jogo pelo xeque-mate.
Entre abril e maio os torneios são organizados pelas 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade, que dividem os estudantes em equipes mistas e femininas nas categorias Sub-10 (9 e 10 anos), Sub-12 (11 a 12 anos), Sub-14 (13 a 14 anos) e Sub-16 (15 a 16 anos). Em junho, os melhores enxadristas se encontram na X Final Municipal de Xadrez por Equipe, quando os grupos campeões e vice-campeões estarão na grande festa do xadrez paulistano, para decidir os vencedores que seguem para o campeonato estadual.
Xeque-mate por toda a cidade
A prática do xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994, mas se tornou o programa Xadrez Movimento Educativo, em 2009. A mudança garantiu a unificação da forma de ensinar xadrez nas escolas porque foi criada uma parceria com a equipe pedagógica da Diretoria de Orientação Técnica (DOT), o que possibilita estruturar melhor o trabalho que está sendo feito na ponta. Hoje a rede é formada por mais de 35 mil alunos enxadristas, que participam de campeonatos escolares, municipais, estaduais e brasileiros.
Para ampliação e aprimoramento do programa, a Secretaria Municipal de Educação organiza anualmente novas formações com professores. Em 2011, estão sendo dados 14 cursos sobre os Fundamentos do Xadrez, com a capacitação de mais de 400 educadores que trabalham da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e especialistas em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|