Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeito inicia campanha para São Paulo sediar Expo Mundial de 2020
Novembro 22, 2011

 

O prefeito de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (22/11), em Paris, mais uma etapa do processo em favor da candidatura de São Paulo para sediar a Expo Mundial de 2020. Terceiro maior evento do mundo em termos de impacto econômico e cultural, atrás somente da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas, a exposição pode acontecer pela primeira vez na história em um país da América Latina.

 

O prefeito visitou na tarde desta segunda-feira o secretário-geral do Bureau Internacional das Exposições (BIE), órgão regulador da Expo, o espanhol Vicente Loscertales, na sede da instituição na capital francesa, e reafirmou a determinação da cidade de São Paulo e do Brasil na disputa.

 

O prefeito paulistano entregou a Loscertales uma carta do governador Geraldo Alckmin em apoio a candidatura paulistana e comunicou ao espanhol que a presidenta Dilma Roussef solicitou que o vice-presidente Michel Temer represente o governo brasileiro na cerimônia do próximo dia 23, quando as cidades candidatas apresentarão suas propostas oficiais.

 

“Estamos nos preparando para receber este grande evento em São Paulo. Será motivo de muito orgulho para a nossa cidade e nosso país organizar a exposição. Há diversas razões para isso, mas destaco dois motivos em especial. Pelo legado em infraestrutura que a Expo vai nos oferecer, e pela contribuição que daremos em favor do desenvolvimento da humanidade”, afirmou.

 

A Expo Mundial acontece a cada cinco anos, desde 1851, e é considerada referência em ideias inovadoras de gestão pública e para o intercambio econômico, científico, tecnológico e cultural entre os países.

 

Além disso, provoca grande impacto local nas cidades sedes. Para a exposição de 1998, por exemplo, em Lisboa, a região norte da capital portuguesa foi totalmente remodelada. Na edição de 1889, Paris ganhou a Torre Eiffel, um dos cartões postais mais famosos do mundo, construída especialmente para o evento e para celebrar os 100 anos da Revolução Francesa.

 

A maior de todas as exposições aconteceu em 2010, na cidade chinesa de Xangai. O evento contou com 190 países e mais de 50 organizações internacionais. No total, mais de 75 milhões de pessoas passaram pelos pavilhões durante os seis meses de evento. A próxima exposição universal será em 2015, em Milão, na Italia.

 

Loscertales se mostrou entusiasmado com o empenho dos brasileiros em favor da candidatura de São Paulo. “É muito importante que metrópoles como São Paulo participem desse processo. A Expo Mundial não é um evento com objetivo econômico, ela é voltada para a humanidade”, enfatizou o secretario-geral do BIE.

 

Outras quatro cidades disputam a indicação: Ayutthaya (Turquia), Dubai (Emirados Árabes), Izmir (Turquia) e Ekaterinburg (Rússia).

 

Após a apresentação oficial das candidaturas, que acontece nesta quarta-feira (23/11), na sede da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em Paris, começa a fase da campanha diplomática, que culminará com a escolha da cidade sede no segundo semestre de 2013.

 

Acompanharam o prefeito no encontro, o embaixador do Brasil na França, José Mauricio Bustani; o secretario municipal de Relações Internacionais, o secretario de Articulação de Grandes Eventos; e o secretário adjunto de Comunicação.

 

Confira mais informações sobre a campanha de São Paulo para sediar a Expo Mundial de 2020.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>