|
Unidade de Saúde Parque Regina realiza caminhada pela vida Fevereiro 24, 2011
A comunidade do Parque Regina e do Jardim Novo Oriente, na região da Subprefeitura do Campo Limpo, recebeu com simpatia as iniciativas de promoção de caminhada, alongamento, lian-gong e dieta&ação, colocadas em prática pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Unidade Básica de Saúde do Parque Regina.
Valendo-se da frase “para o corpo humano ficar em equilíbrio tem de ficar em movimento, a exemplo da bicicleta, pois parada ela não tem equilíbrio”, as médicas Sônia Maria Souza Cruz e Janina Zmitrowicz e o professor de educação física Leonardo Silva iniciaram projeto para combater a quarta principal causa de mortes no mundo, o sedentarismo.
Qualquer atividade física praticada diariamente traz resultados surpreendentes, diz Sônia, acrescentando que apenas o medicamento não resolve. “A equipe de saúde faz a sua parte, mas o paciente também precisa colaborar com mudança de estilo de vida. O resultado do esforço é a regularização do diabetes, hipertensão, batimentos cardíacos, controle do peso, melhoria do raciocínio e redução do uso de medicamentos”, esclarece.
De acordo com Leonardo, “atividade física é qualquer movimento que o individuo faça e que aumente o gasto de energia acima dos níveis de repouso. Ou seja, qualquer movimento traz benefícios para a saúde, como o uso de escada fixa ao invés de escada rolante ou elevador”, explica. “É importante que a pessoa pratique a atividade física que goste, pois assim terá mais prazer naquilo que faz e maior participação”.
Com o apoio da gerência da unidade, o grupo formado por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de educação física, psicólogos e agentes comunitários de saúde está investindo em atividades físicas. O programa, em seu início, já teve a participação de cerca de 100 pessoas.
Confiante, o grupo de especialistas comenta que a caminhada é uma atividade que melhora a saúde das pessoas de forma geral, superando quadros de depressão, ansiedade, esquizofrenia, estresse, desânimo, entre outros males. ”A prescrição médica é feita no consultório e o próximo passo é o encaminhamento para as práticas físicas, como o lian-gong, que trabalha vários aspectos como respiração, lado psicológico, equilíbrio, flexibilidade e força muscular, auxiliando as pessoas no dia-a-dia para a travessia de rua, calçar um sapato, etc., com excelente resultado”, afirmam os especialistas.
A médica e gerente Juscely Toledo Passos Candelária comenta que os principais problemas da população que freqüenta a unidade de saúde são a pressão arterial e o diabetes. Ela avalia que em média 600 pessoas por dia são atendidas pelo equipamento do Parque Regina.
A UBS conta com seis equipes de Saúde da Família compostas de 10 médicos-clínicos, 6 enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, 2 auxiliares de consultório dentário, 2 técnicos de higiene dentária, 2 cirurgiões-dentistas, 1 farmacêutico, 2 técnicos de farmácia, 1 psiquiatra, 1 fonoaudiólogo, 1 fisioterapeuta, 1 assistente social, 1 técnico de educação física, 1 psicólogo e 8 assistentes de gestão pública (ATA), 1 nutricionista e 30 agentes comunitário de saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|