|
Unidade de Saúde Parque Regina realiza caminhada pela vida Fevereiro 24, 2011
A comunidade do Parque Regina e do Jardim Novo Oriente, na região da Subprefeitura do Campo Limpo, recebeu com simpatia as iniciativas de promoção de caminhada, alongamento, lian-gong e dieta&ação, colocadas em prática pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Unidade Básica de Saúde do Parque Regina.
Valendo-se da frase “para o corpo humano ficar em equilíbrio tem de ficar em movimento, a exemplo da bicicleta, pois parada ela não tem equilíbrio”, as médicas Sônia Maria Souza Cruz e Janina Zmitrowicz e o professor de educação física Leonardo Silva iniciaram projeto para combater a quarta principal causa de mortes no mundo, o sedentarismo.
Qualquer atividade física praticada diariamente traz resultados surpreendentes, diz Sônia, acrescentando que apenas o medicamento não resolve. “A equipe de saúde faz a sua parte, mas o paciente também precisa colaborar com mudança de estilo de vida. O resultado do esforço é a regularização do diabetes, hipertensão, batimentos cardíacos, controle do peso, melhoria do raciocínio e redução do uso de medicamentos”, esclarece.
De acordo com Leonardo, “atividade física é qualquer movimento que o individuo faça e que aumente o gasto de energia acima dos níveis de repouso. Ou seja, qualquer movimento traz benefícios para a saúde, como o uso de escada fixa ao invés de escada rolante ou elevador”, explica. “É importante que a pessoa pratique a atividade física que goste, pois assim terá mais prazer naquilo que faz e maior participação”.
Com o apoio da gerência da unidade, o grupo formado por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de educação física, psicólogos e agentes comunitários de saúde está investindo em atividades físicas. O programa, em seu início, já teve a participação de cerca de 100 pessoas.
Confiante, o grupo de especialistas comenta que a caminhada é uma atividade que melhora a saúde das pessoas de forma geral, superando quadros de depressão, ansiedade, esquizofrenia, estresse, desânimo, entre outros males. ”A prescrição médica é feita no consultório e o próximo passo é o encaminhamento para as práticas físicas, como o lian-gong, que trabalha vários aspectos como respiração, lado psicológico, equilíbrio, flexibilidade e força muscular, auxiliando as pessoas no dia-a-dia para a travessia de rua, calçar um sapato, etc., com excelente resultado”, afirmam os especialistas.
A médica e gerente Juscely Toledo Passos Candelária comenta que os principais problemas da população que freqüenta a unidade de saúde são a pressão arterial e o diabetes. Ela avalia que em média 600 pessoas por dia são atendidas pelo equipamento do Parque Regina.
A UBS conta com seis equipes de Saúde da Família compostas de 10 médicos-clínicos, 6 enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, 2 auxiliares de consultório dentário, 2 técnicos de higiene dentária, 2 cirurgiões-dentistas, 1 farmacêutico, 2 técnicos de farmácia, 1 psiquiatra, 1 fonoaudiólogo, 1 fisioterapeuta, 1 assistente social, 1 técnico de educação física, 1 psicólogo e 8 assistentes de gestão pública (ATA), 1 nutricionista e 30 agentes comunitário de saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|