Prefeitura organiza feira semanal de produtos orgânicos no parque Burle Marx Outubro 13, 2011
A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, por intermédio da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), lança neste sábado (15/10), a primeira Feira da Agricultura Limpa no parque Burle Marx. O evento acontecerá todos os sábados, das 7h às 13h, comercializando apenas produtos sem defensivos químicos, os chamados produtos orgânicos.
Acompanhado por técnicos da Abast, o cultivo dos produtos que serão comercializados acontece obrigatoriamente na cidade de São Paulo. Assim, o tempo e o valor gastos com o transporte são menores, gerando menos poluição ao meio ambiente, o que garante maior valor de sustentabilidade.
Grande variedade de produtos será ofertada, como legumes, frutas e verduras, incluindo cebola, alho, batata, raízes, tubérculos e tomate. Ainda serão oferecidos doces e compotas de origem vegetal, café, cereais em grãos, farináceos, bebidas, caldo de cana, ervas medicinais, aromáticas, flores ornamentais e condimentos em geral.
Programa Agricultura Limpa
Em 2010 foi criado o Programa Agricultura Limpa, com objetivo de incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos, promovendo o desenvolvimento sustentável. Foi criado o chamado Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.
Aderindo ao protocolo, os produtores recebem apoio da Prefeitura para converter sua produção e o direito de utilizar o Selo de Indicação de Procedência Guarapiranga – a Garça Vermelha – que identifica os produtos procedentes da agricultura paulistana, cultivados segundo as boas práticas agroambientais.
“Comprando um produto com este selo, o consumidor incentiva a permanência do agricultor em suas terras, com a manutenção do caráter rural e a prevenção de ocupações irregulares em áreas de mananciais, garantindo a produção de água para São Paulo”, declara a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Abast.
Atualmente a Supervisão de Abastecimento possui um cadastro com cerca de 400 produtores agrícolas na cidade. Na Zona Sul, 37 propriedades agrícolas já aderiram ao protocolo de Boas Práticas Agrícolas. Para realizar o trabalho existem as Casas de Agricultura Ecológica ( CAE), localizadas nas zona Leste, Norte e Sul.
Para o supervisor de Abastecimento da Secretaria, a intenção é transformar a produção da cidade em 100% agroecológica. “As pessoas não imaginam que, em meio a tantos prédios, a cidade tenha uma produção agrícola expressiva. Com a transição agroecológica, teremos alimentos que aumentam a qualidade de vida da população. Também aproximaremos produtores e consumidores, diminuindo a queima de combustíveis e colaborando com o meio ambiente”, declara o supervisor.
Serviço
Feira da Agricultura Limpa Data: todos os sábados, a partir do dia 15 de outubro Horário: 7h às 13h Local: Parque Burle Marx Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Panamby
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|