|
Prefeitura organiza feira semanal de produtos orgânicos no parque Burle Marx Outubro 13, 2011
A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, por intermédio da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), lança neste sábado (15/10), a primeira Feira da Agricultura Limpa no parque Burle Marx. O evento acontecerá todos os sábados, das 7h às 13h, comercializando apenas produtos sem defensivos químicos, os chamados produtos orgânicos.
Acompanhado por técnicos da Abast, o cultivo dos produtos que serão comercializados acontece obrigatoriamente na cidade de São Paulo. Assim, o tempo e o valor gastos com o transporte são menores, gerando menos poluição ao meio ambiente, o que garante maior valor de sustentabilidade.
Grande variedade de produtos será ofertada, como legumes, frutas e verduras, incluindo cebola, alho, batata, raízes, tubérculos e tomate. Ainda serão oferecidos doces e compotas de origem vegetal, café, cereais em grãos, farináceos, bebidas, caldo de cana, ervas medicinais, aromáticas, flores ornamentais e condimentos em geral.
Programa Agricultura Limpa
Em 2010 foi criado o Programa Agricultura Limpa, com objetivo de incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos, promovendo o desenvolvimento sustentável. Foi criado o chamado Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.
Aderindo ao protocolo, os produtores recebem apoio da Prefeitura para converter sua produção e o direito de utilizar o Selo de Indicação de Procedência Guarapiranga – a Garça Vermelha – que identifica os produtos procedentes da agricultura paulistana, cultivados segundo as boas práticas agroambientais.
“Comprando um produto com este selo, o consumidor incentiva a permanência do agricultor em suas terras, com a manutenção do caráter rural e a prevenção de ocupações irregulares em áreas de mananciais, garantindo a produção de água para São Paulo”, declara a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Abast.
Atualmente a Supervisão de Abastecimento possui um cadastro com cerca de 400 produtores agrícolas na cidade. Na Zona Sul, 37 propriedades agrícolas já aderiram ao protocolo de Boas Práticas Agrícolas. Para realizar o trabalho existem as Casas de Agricultura Ecológica ( CAE), localizadas nas zona Leste, Norte e Sul.
Para o supervisor de Abastecimento da Secretaria, a intenção é transformar a produção da cidade em 100% agroecológica. “As pessoas não imaginam que, em meio a tantos prédios, a cidade tenha uma produção agrícola expressiva. Com a transição agroecológica, teremos alimentos que aumentam a qualidade de vida da população. Também aproximaremos produtores e consumidores, diminuindo a queima de combustíveis e colaborando com o meio ambiente”, declara o supervisor.
Serviço
Feira da Agricultura Limpa Data: todos os sábados, a partir do dia 15 de outubro Horário: 7h às 13h Local: Parque Burle Marx Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Panamby
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|