Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Pré-Carnaval 2011: O Bloco da Ressaca homenageia a imprensa comunitária
Janeiro 20, 2011

Em seu vigésimo oitavo desfile, que será realizado dia 26 de fevereiro, o Bloco da Ressaca do Cambuci, uma das dez bandas oficiais do Carnaval paulistano, faz homenagem ao Jornal do Cambuci & Aclimação, que neste ano completa três décadas de dedicação à comunidade, inclusão social e cultural, com o registro de diversas lutas pela qualidade de vida dos moradores da região. O veículo terá seu nome e sua história contados e cantados com o tema "O Jornal tem história e o Ressaca canta sua Glória”.

Na concentração, a animação está garantida com a apresentação da Banda Raga Mouche e o seu show de axé-music, com direito a dançarinas, bem ao estilo baiano. Um Trio elétrico, com 75.000 watts de potência acompanhará o Bloco durante o desfile, juntamente com a Banda do Agenor e seus quarenta músicos, que vai lembrar as famosas e apreciadas marchinhas carnavalescas e a bateria do Bloco da Ressaca, com 40 percursionistas, executando uma batucada de primeira.

Outras atrações que vão abrilhantar a festa são o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Dirce e Celso e as mulatas passistas que, com toda a graça e muito samba no pé, agitarão o público de todas as idades, que sempre acompanham o Ressaca durante todo o percurso. ”O desfile tem sido um espaço para toda a família brincar o Carnaval de forma espontânea e gratuita”, lembra o presidente do bloco, Antonio Ferri Neto.

Mais que diversão, o evento demonstra a integração de moradores, comerciantes e visitantes do bairro. Neste ano, a organização irá distribuir confetes e serpentina.

O homenageado, o veículo fundado e dirigido por Roberto Casseb prestou, ao longo dos anos, importantes serviços aos moradores dos distritos do Cambuci, Liberdade, Vila Mariana e Ipiranga, englobando os bairros de Vila Monumento, Jardim da Glória, Klabin e Paraíso, não somente por meio do espaço no jornal, mas muitas vezes, representando a população em órgãos públicos. Nesse momento de comemoração, o veículo lembrará o leitor, nas semanas que antecedem o desfile, algumas de suas lutas em prol da comunidade.

Entre elas, a primeira grande matéria sobre as enchentes do Cambuci, que resultou na canalização de córregos do bairro. Promoveu em 1982, uma Mostra de Artes, que durou um mês, e atraiu muitos jovens. Participou ativamente do Tombamento do Parque da Aclimação, primeira área verde tombada no Brasil, o que garantiu sua preservação. O jornal também teve papel importante na reforma do Balneário do Cambuci, sempre envolvendo e conscientizando os moradores da região.

O Carnaval de rua, que tem apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), deve receber mais de cinco mil foliões que, todos os anos prestigiam e se divertem no bairro do Cambuci. A concentração será às 14 horas, no Largo do Cambuci, e o Bloco percorrerá, a partir das 16h30, as ruas Luis Gama, Cesário Ramalho, Barão de Jaguara, Silveira da Mota, dos Alpes, Jerônimo de Albuquerque, Barão de Jaguara, Silveira da Mota e Luis Gama, onde ocorrerá a dispersão.

Como tudo começou...

O Bloco do Cambuci foi criado, em 9 de janeiro de 1984, numa segunda-feira, considerado o dia da ressaca, por um grupo de amigos que frequentava um tradicional restaurante do bairro. No início, cerca de 300 integrantes saiam como o Bloco dos Sujos, que tem como principal característica homens vestidos de mulher. No decorrer dos anos, o Ressaca cresceu e incorporou os mais variados temas para ilustrar o carnaval de rua e passou a fazer homenagens à região e artistas, além de sátiras políticas.

O grupo, que é integrante da Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (Abasp) desde 1989, conta com um público de mais de cinco mil pessoas e mantém a tradição de desfilar no sábado que antecede o Carnaval, com fantasias confeccionadas pelos próprios participantes ou camisetas produzidas pela agremiação.

Serviço

28º Desfile do Bloco da Ressaca do Cambuci
Endereço: Largo do Cambuci (concentração)
Data: 26/2/2011, sábado
Horário: concentração às 14 horas, desfile das 16h30 às 18h30.
Mais informações pelo site www.oblocodaressaca.com.br ou pelos telefones 8141-7355 (Marcelo); 7204-1362 (Antonio); 9141-2938 (Marino).


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas