|
Avenida Liberdade terá novas calçadas em ladrilho Samurai Julho 07, 2010
A avenida Liberdade vai passar por uma reforma para ganhar calçadas seguras e acessíveis, entre as ruas Álvares Machado e Pedroso. A Subprefeitura da Sé começou a troca do piso em toda a extensão da via, que receberá concreto moldado e ladrilho hidráulico em 8.630 m², ao longo de 1,2 km.
O diferencial nesta obra é a utilização do ladrilho hidráulico conhecido como Samurai, que remete à característica do bairro oriental. O novo piso da avenida conta com faixas de serviço e livre. A de serviços - que se destina à colocação de árvores, rampas de acesso, poste de iluminação, sinalização de trânsito e mobiliário urbano - será toda em ladrilho. Já a faixa livre, localizada do lado interno da calçada, é exclusiva aos pedestres e será de concreto, com detalhes em ladrilho Samurai. A obra também vai privilegiar a acessibilidade. A Subprefeitura vai colocar rampas e piso podotátil em todo o percurso.
"É fundamental que o poder público cuide do piso destas vias conhecidas como estruturais, por onde circulam muitas pessoas e existe um fluxo grande de transporte público. Mas para que a cidade fique totalmente adequada, cada cidadão tem que cuidar da manutenção e limpeza de sua calçada", explica o subprefeito da Sé. A previsão é de que a obra seja concluída em 6 meses e o custo será de R$ 1,18 milhão.
Cidade acessível
Nos últimos cinco anos, foram feitos mais de 178 mil m² de calçadas na região central. Vias importantes como a avenida Paulista e Doutor Arnaldo, tornaram-se seguras para a circulação de pedestres. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras ainda está com outros dois novos projetos de calçadas: no bairro do Limão (subprefeitura da Casa Verde, Zona Norte) terá 20 km de "calçadas verdes", ou seja, com introdução de faixas de grama de 60 cm, facilitando, assim, o escoamento das águas de chuva; e ao redor do Memorial da América Latina, todo o piso do passeio da avenida Auro Soares de Moura Andrade será trocado com projeto do "Passeio Livre".
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|