Avenida Liberdade terá novas calçadas em ladrilho Samurai Julho 07, 2010
A avenida Liberdade vai passar por uma reforma para ganhar calçadas seguras e acessíveis, entre as ruas Álvares Machado e Pedroso. A Subprefeitura da Sé começou a troca do piso em toda a extensão da via, que receberá concreto moldado e ladrilho hidráulico em 8.630 m², ao longo de 1,2 km.
O diferencial nesta obra é a utilização do ladrilho hidráulico conhecido como Samurai, que remete à característica do bairro oriental. O novo piso da avenida conta com faixas de serviço e livre. A de serviços - que se destina à colocação de árvores, rampas de acesso, poste de iluminação, sinalização de trânsito e mobiliário urbano - será toda em ladrilho. Já a faixa livre, localizada do lado interno da calçada, é exclusiva aos pedestres e será de concreto, com detalhes em ladrilho Samurai. A obra também vai privilegiar a acessibilidade. A Subprefeitura vai colocar rampas e piso podotátil em todo o percurso.
"É fundamental que o poder público cuide do piso destas vias conhecidas como estruturais, por onde circulam muitas pessoas e existe um fluxo grande de transporte público. Mas para que a cidade fique totalmente adequada, cada cidadão tem que cuidar da manutenção e limpeza de sua calçada", explica o subprefeito da Sé. A previsão é de que a obra seja concluída em 6 meses e o custo será de R$ 1,18 milhão.
Cidade acessível
Nos últimos cinco anos, foram feitos mais de 178 mil m² de calçadas na região central. Vias importantes como a avenida Paulista e Doutor Arnaldo, tornaram-se seguras para a circulação de pedestres. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras ainda está com outros dois novos projetos de calçadas: no bairro do Limão (subprefeitura da Casa Verde, Zona Norte) terá 20 km de "calçadas verdes", ou seja, com introdução de faixas de grama de 60 cm, facilitando, assim, o escoamento das águas de chuva; e ao redor do Memorial da América Latina, todo o piso do passeio da avenida Auro Soares de Moura Andrade será trocado com projeto do "Passeio Livre".
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|