Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Fundação CASA e Projeto Guri promovem aula show com rapper Criolo
Novembro 10, 2011

A Fundação CASA realiza nesta quinta-feira, 10, uma aula espetáculo em parceria com o Projeto Guri, com a participação do rapper Criolo e de cerca de 200 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em 14 centros de atendimento da instituição na capital e região metropolitana.

Na ocasião, além de apresentar suas músicas, o rapper, uma das principais revelações da música brasileira na atualidade, falará sobre seu trabalho, experiências, processo criativo e música em geral. Os jovens poderão fazer perguntas ao músico e, eventualmente, subir ao palco e ensaiar algumas canções com ele.

A preparação para a aula espetáculo teve início semanas antes nos centros socioeducativos, onde os jovens, nas oficinas culturais promovidas pelo Guri, conheceram o trabalho de Criolo, incluindo sua trajetória musical e repertório, bem como aprofundaram seus conhecimentos sobre o rap e sua linguagem.

Após a aula espetáculo, o trabalho continua nos centros socioeducativos, onde, novamente nas oficinas culturais, professores do Guri retomarão o tema e trabalharão com os jovens a experiência do aulão. "No total, o projeto da aula espetáculo inclui três aulas antes e uma aula depois do show", explica o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Guilherme Nico.

Segundo ele, a intenção é que seja uma "aula didática", em que os jovens aprendam sobre o ritmo, os instrumentos, as funções desempenhadas por profissionais da área musical. Para ele, mais do que sensibilizar os adolescentes para a música e para o mercado de trabalho nessa área, o objetivo do aulão é promover o protagonismo juvenil e proporcionar o exercício da cidadania a esses jovens. "A intenção é que eles compreendam a arte em sua magnitude e percebam que ela faz parte da vida deles".

A parceria entre a Fundação CASA e o projeto Guri teve início há 15 anos, em 1996. Atualmente, o projeto está presente em 59 centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo, atendendo a cerca de 1.600 adolescentes, que têm a oportunidade de participar de oficinas de canto, coral, percussão, violão, cavaco e bandolim. O Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido por organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura, dentre elas a Associação Amigos do Projeto Guri.

Participarão desta edição da aula espetáculo os seguintes socioeducativos: Fazenda do Carmo, Ferraz de Vasconcelos I e II, Itaquaquecetuba, Itaquera, Mauá, Pirituba, Ipê, Taipas, Mooca, Rio Tâmisa, Vila Conceição, Tapajós, Jacarandá e Rio Negro.

Rapper Criolo

O artista lançou, este ano, o álbum Nó na Orelha, que já venceu alguns dos principais prêmios do País, como o VMB 2011 (nas categorias Revelação, Melhor disco e Melhor música) e o Prêmio Bravo! de Cultura (Melhor show). Além do rap e hip-hop, Criolo e sua banda mesclam ao show diferentes ritmos, como samba, bolero, afrobeat, soul e reggae.

Serviço
Aula Espetáculo com o rapper Criolo
Data: Quinta-feira, 10 de novembro
Horário: 15h
Local: CEU Butantã

Da Fundação CASA

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>