Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Fundação CASA e Projeto Guri promovem aula show com rapper Criolo
Novembro 10, 2011

A Fundação CASA realiza nesta quinta-feira, 10, uma aula espetáculo em parceria com o Projeto Guri, com a participação do rapper Criolo e de cerca de 200 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em 14 centros de atendimento da instituição na capital e região metropolitana.

Na ocasião, além de apresentar suas músicas, o rapper, uma das principais revelações da música brasileira na atualidade, falará sobre seu trabalho, experiências, processo criativo e música em geral. Os jovens poderão fazer perguntas ao músico e, eventualmente, subir ao palco e ensaiar algumas canções com ele.

A preparação para a aula espetáculo teve início semanas antes nos centros socioeducativos, onde os jovens, nas oficinas culturais promovidas pelo Guri, conheceram o trabalho de Criolo, incluindo sua trajetória musical e repertório, bem como aprofundaram seus conhecimentos sobre o rap e sua linguagem.

Após a aula espetáculo, o trabalho continua nos centros socioeducativos, onde, novamente nas oficinas culturais, professores do Guri retomarão o tema e trabalharão com os jovens a experiência do aulão. "No total, o projeto da aula espetáculo inclui três aulas antes e uma aula depois do show", explica o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Guilherme Nico.

Segundo ele, a intenção é que seja uma "aula didática", em que os jovens aprendam sobre o ritmo, os instrumentos, as funções desempenhadas por profissionais da área musical. Para ele, mais do que sensibilizar os adolescentes para a música e para o mercado de trabalho nessa área, o objetivo do aulão é promover o protagonismo juvenil e proporcionar o exercício da cidadania a esses jovens. "A intenção é que eles compreendam a arte em sua magnitude e percebam que ela faz parte da vida deles".

A parceria entre a Fundação CASA e o projeto Guri teve início há 15 anos, em 1996. Atualmente, o projeto está presente em 59 centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo, atendendo a cerca de 1.600 adolescentes, que têm a oportunidade de participar de oficinas de canto, coral, percussão, violão, cavaco e bandolim. O Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido por organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura, dentre elas a Associação Amigos do Projeto Guri.

Participarão desta edição da aula espetáculo os seguintes socioeducativos: Fazenda do Carmo, Ferraz de Vasconcelos I e II, Itaquaquecetuba, Itaquera, Mauá, Pirituba, Ipê, Taipas, Mooca, Rio Tâmisa, Vila Conceição, Tapajós, Jacarandá e Rio Negro.

Rapper Criolo

O artista lançou, este ano, o álbum Nó na Orelha, que já venceu alguns dos principais prêmios do País, como o VMB 2011 (nas categorias Revelação, Melhor disco e Melhor música) e o Prêmio Bravo! de Cultura (Melhor show). Além do rap e hip-hop, Criolo e sua banda mesclam ao show diferentes ritmos, como samba, bolero, afrobeat, soul e reggae.

Serviço
Aula Espetáculo com o rapper Criolo
Data: Quinta-feira, 10 de novembro
Horário: 15h
Local: CEU Butantã

Da Fundação CASA

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>