Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Aids avança entre os mais escolarizados em São Paulo
Novembro 12, 200

Levantamento da Secretaria da Saúde aponta que a Aids está avançando entre as pessoas mais escolarizadas no Estado de São Paulo. Diferentemente do que ocorria há 10 anos, atualmente a infecção pelo HIV tem atingido predominantemente aqueles com mais de oito anos de estudo.

Em 1997, 12,2% das mulheres que contraíram Aids no Estado tinham entre 8 e 11 anos de estudo. No ano passado esse índice chegou a 25,4%. Já os homens que estudaram de 8 a 11 anos representaram 26,8% do total de casos no ano passado, contra 15,3% em 1997.

Entre aqueles que possuem mais de 12 anos de estudo também houve aumento da incidência de contaminação por HIV, que passou de 3,5% para 4,3% no caso das mulheres e de 6,9% para 8% no caso dos homens, no mesmo período de 10 anos.

Paralelamente houve expressiva redução de casos de HIV notificados entre os paulistas menos escolarizados, com 1 a3 anos de estudo, que no caso das mulheres caiu de 33,2% do total de casos em 1997 para 7,5% no ano passado. Entre os homens com essa mesma escolaridade a incidência de Aids passou de 28% para 5,3% no mesmo período.

“As pessoas mais escolarizadas certamente sabem como se prevenir, mas normalmente vêem a Aids como algo muito distante, que não vai acontecer com elas. Por isso se descuidam e podem acabar se contaminando”, afirma o médico Jean Gorinchteyn, do Ambulatório do Idoso do hospital estadual Emílio Ribas.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Secretaria da Saúde

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas