Sala De Vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa
Livre
Sala De Vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa
Livre
Sinopse: A exposição exibe os vídeos Ramita Seca, La colonialidad permanente (2019), Bartolina Xixa, una drag de La Puna (2019) e Crudo (2020). As obras registram uma série de performances da artista argentina, as quais denunciam estruturas coloniais na intersecção entre sua pesquisa antropológica, experiências pessoais e expressão artística. Masi Mamani (Jujuy, Argentina, 1995) é artista, bailarina e professora de danças tradicionais na região de Jujuy, nos Andes argentinos. Desde 2017, desenvolve performances e vídeos que exploram a linguagem drag queen, dando vida a Bartolina Xixa – referência à líder indígena aymara Bartolina Sisa Vargas (Corregimiento de La Paz, Bolívia, circa 1750 – La Paz, Bolívia, 1782), que liderou revoltas pela liberdade do seu povo e foi brutalmente assassinada pelos colonizadores espanhóis no século 18. Bartolina Xixa é definida por Mamani como uma "drag diversa", que desafia os estereótipos e padrões convencionais do universo drag ao incorporar elementos tradicionais da cultura indígena andina. Com um forte simbolismo, assume a identidade de "chola", termo de origem quéchua e aymara atualmente associado às mulheres andinas que adotam vestimentas e adereços tradicionais. Ao fazê-lo, reivindica suas raízes ancestrais, ao mesmo tempo que denuncia a persistência da colonialidade nos dias atuais. Ramita Seca, La colonialidad permanente [Ramo seco, a colonialidade permanente] é filmado em um lixão a céu aberto na Quebrada de Humahuaca, território indígena e patrimônio da humanidade. Esse cenário degradado contrasta com a riqueza de elementos das roupas, inspiradas nas cholas paceñas, mulheres indígenas que se vestem com trajes típicos, como saias coloridas, blusas bordadas, xales e chapéus elegantes. Bartolina dança ao som de uma Vidala, poesia tradicional andina cantada e dançada com tambores, que denuncia a persistência de estruturas coloniais, como a devastação ambiental e a exploração e perseguição enfrentadas por populações indígenas originárias da região. No documentário Bartolina Xixa, una drag de La Puna [Bartolina Xixa, uma drag de La Puna], a artista descreve como Bartolina surgiu rompendo padrões de beleza ligados a representações ocidentais de feminilidade hegemônicas no universo drag, e explora ancestralidades e tradições de seu povo a partir das dissidências sexuais. Já em Crudo, Mamani também faz uma crítica a espaços institucionais. O curador Matheus de Andrade reflete que o título se refere ao "cru" como algo a ser preparado e consumido, alertando para abordagens de identidades queer e indígenas em espaços culturais como produtos exóticos a serem consumidos pelo público. “O plástico que envolve os corpos simboliza sufocamento, mas também atua como um manifesto de resistência, reivindicando relações mais horizontais e inclusivas para que corpos dissidentes possam respirar e existir plenamente nesses espaços”, ressalta.
Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César
Curadoria: Matheus de Andrade.
Este espetáculo não está em cartaz atualmente
Não há sessões com interpretação em LIBRAS
Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista