Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mosquitos perturbam os moradores de São Paulo
Por Jade Petronilho.
Julho 14, 2008.

Há algum tempo, a população de São Paulo vêm notando - em praticamente todas as regiões da cidade - um aumento bastante significativo na quantidade de mosquitos/ pernilongos, mas são os bairros próximos ao Rio Pinheiros que mais sofrem com isso. É comum que insetos deste tipo apareçam somente nas estações mais quentes como o verão, porém com o aquecimento global, isso deixou de ser uma "regra" e até em meses de frio como junho e julho esses incômodos visitantes estão fazendo presença nas residências paulistanas.

Fatores como acúmulo de lixo, sujeira e água parada são grandes colaboradores  para a proliferação destes animais, por isso, casas que têm terrenos, parques, muita vegetação, represas e similares por perto costumam ser mais atingidas pelo problema.

Ao perceber que muitos moradores (especialmente) da região sul estavam reclamando sobre a enorme quantia de insetos, a Prefeitura da Cidade de São Paulo intensificou as atividades de monitoramento e controle do pernilongo que, em parceria com entidades públicas e privadas, desenvolve no Rio Pinheiros. Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses, é feita a aplicação diária de inseticidas em toda a vegetação localizadas às margens do Rio com o intuito de diminuir o número de insetos adultos na região, mas somente este trabalho isolado não adianta.

Para amenizar os efeitos desagradáveis causados pelos mosquitos, é preciso adquirir hábitos simples como instalar telas nas janelas, fechar portas e janelas ao final da tarde, utilizar repelentes na pele e inseticidas no ambiente, porém alguns especialistas advertem que o uso freqüente de inseticidas pode fazer mal à saúde de humanos e animais de estimação. Um controle mais eficaz e duradouro em toda São Paulo pode ser conseguido se nos conscientizarmos do quanto é importante manter calhas e vasos sempre limpos, não armazenar lixo etc.

A Prefeitura de São Paulo, juntamente com as Supervisões de Vigilância em Saúde - Suvis -, o Centro do Controle de Zoonoses - CCZ - e as Subprefeituras, pode realizar o controle de mosquitos não só em locais pré-estipulados por eles, mas também atendendo às solicitações feitas por munícipes. Após o registro da queixa que pode ser feita através de ligações para o 156 ou pelo preenchimento do cadastro no link http://sac.prefeitura.sp.gov.br/, será dado um prazo para que algum dos órgãos acima citados vá até o local para fazer a aplicação de inseticidas - o que garante, por algum tempo, uma queda na infestação.

Para maiores informações, acesse: www.prefeitura.sp.gov.br ou ligue para (11) 2224-5500 (CCZ)

 

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas