Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Paulo ganha, à beira da Represa de Guarapiranga, o Parque Municipal da Barragem
Dezembro 20, 2010

Depois de dois anos de obras e após a contratação de equipes de manutenção e segurança privada, o Parque da Barragem foi  oficialmente entregue à população neste domingo, dia 19 de dezembro.

Um muro com mais de dois quilômetros de extensão escondia uma das mais belas paisagens da cidade de São Paulo - a barragem da represa Guarapiranga no bairro do Socorro. Há pouco mais de dois anos, com o início de um processo de revitalização da orla da represa realizado pela Prefeitura de São Paulo, o muro veio abaixo e foi aos poucos substituído por grades de proteção, revelando aos moradores do bairro o que apenas os mais antigos e alguns ousados que pulavam o muro podiam ver - uma grande área verde ocupada por diversas espécies de aves e um grande gramado onde alguns poucos afortunados jogavam suas partidas de futebol e faziam caminhadas. Na verdade um buraco no muro e um acesso por uma área utilizada como estacionamento de veículos pelo 102 DP serviam como estradas "oficiais" ao terreno que pertence à EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia).

O uso da área por uma pequena parte da população revelou a vocação do local: o lazer. E a partir daí arquitetos da Subprefeitura Capela do Socorro passaram a projetar o espaço que neste domingo será entregue oficialmente à população. Além manter os campos e as áreas de caminhada o parque conta ainda com playground, academia da terceira idade, píer, pista de piso intertravado, e é circundado por uma ciclovia e uma calçada ecologicamente correta.

Monumento

A cerimônia de inauguração marcou também o retorno do monumento Ícaro, que homenageia os "Heróis da Travessia do Atlântico", ao bairro do Socorro.

O monumento, uma obra do escultor ítalo-brasileiro Ottone Zorlini, foi inaugurado em 1929, por iniciativa da Sociedade Dante Alighieri, como homenagem aos aviadores italianos Francesco De Pinedo e Carlo Del Prete, que dois anos antes (mas já cinco anos depois dos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral), a bordo do Savoia-Marchetti S.55, haviam feito uma das travessias aéreas pioneiras do Atlântico Sul, bem como ao brasileiro João Ribeiro de Barros, que, pouco tempo depois, ainda no ano de 1927, realizou a mesma façanha, a bordo do hidroavião Jahú.

Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico Placa do Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico

Engastada no pedestal do monumento, encontra-se uma coluna com capitel em estilo jônico, retirada de uma construção milenar, que havia sido recentemente descoberta no Monte Capitolino em Roma, enviada a São Paulo por Benito Mussolini em comemoração ao feito dos compatriotas. O monumento foi erguido às margens da represa de Guarapiranga, no então município de Santo Amaro (hoje um distrito de São Paulo) onde os pilotos italianos pousaram, após percorrer a costa brasileira. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros determinou que o monumento fosse movido para os Jardins, para ser protegido de uma série de depredações que vinha sofrendo, onde permaneceu até meados deste ano. Neste seu retorno ele ficará dentro do parque municipal da Barragem que é cercado e será iluminado, além de ficar exatamente em frente a um Distrito Policial, tudo isto para evitar que ele venha a sofrer qualquer dano no futuro.

Vídeos

O parque

Pronunciamento de autoridades presentes à cerimônia

Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, titular da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Ronaldo Souza Camargo, titular da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras

Antonio Bolognesi, presidente da EMAE

Antonio Carlos Carruso, conselheiro do Tribunal de Contas do Município


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas