Prefeitura investe R$ 200 milhões na ampliação da Linha 5 do Metrô (Santo Amaro - Chácara Klabin)
Março 13, 2008
O prefeito de São Paulo transferiu nesta quinta-feira (13/03) R$ 200 milhões de
recursos municipais para que o Governo do Estado amplie a Linha 5 - Lilás, o que
aumentará a rede metroviária que serve a região de Santo Amaro (Zona Sul). A
cerimônia foi realizada no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, com a presença do
governador José Serra.
Graças aos recursos da Prefeitura, a Linha 5 deverá contar com duas novas
estações até 2010. Quando estiver concluída, ligará Capão Redondo (Zona Sul), às
estações Santa Cruz (Linha 1 - Azul) e Chácara Klabin (Linha 2 - Verde),
integrando a região de Santo Amaro à rede metroviária. "Assumimos o compromisso
de entregar recursos até o limite de R$ 1 bilhão para o Metrô", afirmou o
prefeito. "A Prefeitura de São Paulo, no dia de hoje, volta a participar do
Metrô", disse o governador Serra.
A expansão da Linha 5 - Lilás acontecerá em duas etapas. Na primeira, até o
final de 2010, serão entregues duas novas estações, a Adolfo Pinheiro e a Campo
Belo, com 5,6 quilômetros de linhas. Durante o período, estarão em construção
outras estações, que serão entregues numa segunda etapa.
Nesta fase, programada para 2011, serão nove estações novas em funcionamento,
com 6 quilômetros de novas linhas. São as seguintes as novas estações:
Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin, além
da conclusão das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que já
estarão em obras durante a primeira etapa.
A Linha 5 - Lilás possui atualmente 8,4 quilômetros e liga as estações Capão
Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo
Treze. Está em funcionamento desde outubro de 2002.
Na primeira etapa serão feitas desapropriações, aquisição de oitos trens,
equipamentos para nova subestação elétrica, sinalização automática, sistemas de
ventilação, escadas rolantes, elevadores e sistemas necessários à operação das
duas novas estações – Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Serão construídos túneis e
cinco estações entre o Largo Treze e Campo Belo, sendo que a Adolfo Pinheiro e a
Campo Belo são as primeiras a entrar em operação. As outras três estações - Alto
da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin - começam a funcionar na segunda etapa.
Quando estiver concluída, a Linha 5 - Lilás contará com 33 trens. Atualmente,
quem está no Grajaú, Varginha, Parelheiros ou Jardim Ângela só consegue alcançar
o Metrô por ônibus. Com a Linha 5 - Lilás pronta, os usuários terão a opção de
fazer a integração em Santo Amaro. A ampliação permitirá integrar fisicamente
vários corredores, linhas de Metrô e de trens metropolitanos.
[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]
Matérias relacionadas
Fevereiro 24, 2008 | Gilberto Kassab anuncia R$ 200 milhões para as obras do Metrô de Santo Amaro. O investimento é parte dos R$ 1 bilhão que o prefeito pretende investir na ampliação de rede metroviária. |
Janeiro 30, 2008 | Projeto de continuação da Linha 5 do Metrô, que ligará o Largo Treze de Maio às estações Santa Cruz e Chácara Klabin, está prestes a sair do papel. A linha contará com o que há de mais moderno nos sistemas de transportes de massa no mundo, e atenderá entre 500 e 650 mil passageiros ao dia |
Outubro 18, 2007 | Autoridades discutem alternativas para financiar reforma na Igreja Matriz do Largo Treze de Maio. O subprefeito de Santo Amaro, Geraldo Mantovani, o vereador Gilberto Natalini e liderenças comunitárias reuniram-se com técnicos do Metrô a fim estabelecerem quais serão as etapas para a reforma na Catedral de Santo Amaro. |
Outubro 08, 2007 | Técnicos da CPTM e do Metrô fazem vistoria na Igreja Matriz do Largo Treze. Em breve um relatório técnico dirá de quem é a responsabilidade pela restauração da igreja, que está interditada há mais de três meses |
Fonte: Assessoria de Comunicação da PSMP
Comentários registrados para esta reportagem
Em 17 de Abril de 2008 Eduardo escreveu: Com certeza é um marco no desenvolvimento da região de Santo Amaro, carente do transporte metroviário há muito tempo. Iniciativas como esta devem se multiplicar em todas as regiões de São Paulo, pois há outros lugares que também necessitam de um meio de transporte eficiente e rápido.
Em 26 de Março de 2008 CAMILO escreveu: Porque será que a linha que percorre a região da Ch.Klabin não foi construída em direção ao Monumento do Ipiranga (importante ponto turístico, inclusive), se pela Av. D.Pedro circulam ônibus que vêm do ABCD e região Leste, produzindo grande fluxo de pessoas? A estação Klabin vive äs moscas, e a Imigrantes é de acesso difícil, tanto de carro como de ônibus. Não acho que essa região tenha recebido uma distribuição correta da linha metroviária.
|
|
Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/reportagens/metro2008mar13linha5.php on line 98
Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/reportagens/metro2008mar13linha5.php on line 98
Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/reportagens/metro2008mar13linha5.php on line 98
|
Mais Ofertas |
|
|
|