Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Descubra a beleza das cavernas e cachoeiras de Eldorado
Dezembro 09, 2009

Quarto maior município do Estado em extensão, com uma área de 171.200 hectares, a cidade de Eldorado, localizada no Vale do Ribeira, é famosa por suas cavernas. A principal delas é a Caverna do Diabo, também conhecida como Gruta da Tapagem. Apontada como uma das mais belas do mundo abertas à visitação, tem oito quilômetros de extensão mapeados, dos quais 600 metros têm infraestrutura para o turismo como escadas, iluminação e passarelas.

No passado, a caverna rendeu muitas histórias. Segundo os índios, o local era sagrado e quem entrasse seria atingido por uma gota d´água e transformado em pedra. Com essa crença, explicavam a origem das formações calcárias resultantes da ação das águas. Já os caboclos acreditavam que a caverna era a porta do inferno, por isso nunca se aproximavam do local. Isso, no entanto, fez parte das histórias locais e, hoje, em média, cerca de 150 pessoas por semana descobrem a beleza do local.

Durante o passeio, é impossível não se encantar com o som das goteiras e as imensas estalactites (formações rochosas que descem do teto), estalagmites (iguais às estalactites, mas crescem do chão) e as colunas (quando as duas formações se encontram). Cada uma delas levou milhões de anos para se formar.

Para preservar o local, a prefeitura municipal elaborou um conjunto de regras que devem ser seguidas à risca pelo turista. Clique aqui para conhecê-las

Outras atrações

Em 1993, a cidade de Eldorado foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial. Cerca de 30% do território é ocupado por Unidades de Conservação como o Parque Estadual do Jacupiranga e o Parque Estadual Intervales, que são áreas destinadas a preservação da Floresta Atlântica.

Em Eldorado, todos os passeios devem ser feitos com acompanhamento de um guia. Isso é muito bom, pois o turista pode aprender e conhecer muito mais sobre a região e suas histórias.

Para quem gosta de caminhar, a dica são as trilhas. Uma das mais procuradas é a trilha do Vale das Ostras que tem cerca de seis quilômetros e passa por diversas cachoeiras das mais variadas forma e tamanhos até chegar ao ponto mais alto do roteiro: a Queda de Meu Deus, com 53 metros de altura.

Outro passeio imperdível leva até o Mirante do Cruzeiro, uma montanha com 510 metros de altitude. Em dias claros, é possível ver o mar, as cidades da região e o curso do rio Ribeira. O trecho, apesar de curto (1,5 quilômetro), exige muito fôlego, pois tem fortes inclinações.

As opções não param por aí. A Trilha do Bugio, com cerca de cinco quilômetros, passa pela Cachoeira do Araçá e pelas Grutas do Rolado III e II. Durante a caminhada, o turista poderá ver trechos com mata em estado de regeneração e, o que é melhor, nativa.

Também merece uma visita o Salto da Usina. Ali por volta de 1920 até 1950 funcionava uma pequena hidrelétrica que gerava energia elétrica para toda a cidade. O turista conta com toda infraestrutura para passar o dia: lanchonete, sanitários com chuveiros, quiosques equipados com churrasqueiras, água potável encanada e energia elétrica, quadra de futebol de areia, lago, trilha pela mata com ponte pênsil e estacionamento.

Comunidade quilombola

Você sabia que Eldorado é a cidade que possui o maior número de quilombos do Estado? Dos 24 que hoje são reconhecidos oficialmente, nove estão lá: Galvão, Nhunguara, Ivaporunduva, Pedro Cubas, São Pedro, Sapatu, André Lopes, Poça e Pedro Cubas de Cima. No total, são 523 famílias, atendidas pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), que é responsável, em São Paulo, pelo reconhecimento dos quilombos e de seus territórios, por meio da elaboração de Relatório Técnico-científico (RTC). A origem dessas comunidades remontam à história do ciclo minerador iniciado no século XVII.

Como chegar 

Localizada a 244 quilômetros da Capital, o acesso se dá pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até Jacupiranga. Em seguida, a viagem continua pela SP-193, por 26 quilômetros, até Eldorado.

Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Serviço

Posto de Informações Turísticas (PIT)
O PIT está na SP 193, bem na entrada principal da cidade para quem vem da BR-116 e atende todos os dias das 8 às 18 horas. No PIT, o turista recebe toda informação necessária para conhecer os atrativos turísticos de Eldorado e também sobre a infraestrutura do município.
 

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas