Luciana P.L. solicita "a solução do problema referente ao meu filho Gabriel,
pois o mesmo toma a medicação Ritalina (metilfenidato 10 mg) há mais de 3 anos,
e meu marido a partir deste ano foi até o posto para conseguir o remédio
gratuitamente. Foi aí que o problema começou... Meu marido foi 14 vezes para
conseguir o remédio. Ninguem do posto CAPSI MOOCA sabia como retirar o remédio
gratuitamente e nesse tempo, nós tivemos que pagar o remédio, já que ninguem
tinha informação correta sobre formulários, receita, qual o local que entregava
o remédio e fora o atendimento que é péssimo, pois parece até que estão fazendo
um favor e não estão sendo pagos para exercer corretamente o cargo para o qual a
prefeitura paga o salário dos mesmos. Pediram para nós irmos no CAPSI da VILA
ZELINA e foi lá então que resolveram o problema do meu filho, preenchendo o
formulário de cadastramento e encaminhando para retirar a Ritalina no posto da
Vila Prudente. Com o médico deste posto (VL. Zelina), meu filho só passou 2
vezes, pois como os funcionários do CAPSI MOOCA, não sabiam como proceder, nos
encaminharam para a Vila Zelina e depois nós retornamos para o CAPSI MOOCA
pasando em consulta todos os mêses em com Dr. Armando para ele prescrever a
Ritalina ao meu filho. Como disse anteriormente, parece até que estão me fazendo
um favor, só que é um Direito que eu tenho como cidadã receber o remédio
(gratuito) já que meu filho tem Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade já diagnosticado por 4 psiquiatras e por ter feito diversos
exames e conforme relatório da Escola e dos pais.
Acho um absurdo eu ter que dizer para o médico qual o papel que ele deve
preencher para eu poder retirar a medicação do meu filho, e é isso que tenho que
fazer todos os mêses, pois ninguem sabe nada no CAPSI MOOCA.
Bom, meu filho tem que tomar 6 (seis) comprimidos todos os dias e quando fui
pegar a receita e retirar no posto, fui avisada que o cadastro do meu filho já
estava sem validade, uma vez que a validade do mesmo é de apenas 6 mêses.
Liguei no mesmo dia no posto para Mariana (dia 02 de Setembro) para avisar que
me filho iria ficar sem Ritalina, já que estava no fim (só havia 2 comprimidos
na escola), a mesma me disse que falaria com o Dr. Armando e me retornaria no
dia seguinte (já sabendo que a Ritalina estava no fim e que meu filho não pode
ficar sem o mesmo, pois atrapalha as aulas e está em época de provas).
No dia seguinte nada, no outro tambem e assim foi até a data de 08/09/2011 que
meu marido ligou no CAPSI MOOCA e falou com a Gerente Graziela, que tambem para
conseguir falar com a mesma teve que insistir muito e até discutir. A Graziela
disse que iria resolver o problema e que era para eu (Luciana) mãe do Gabriel ir
até o CAPSI DA VILA ZELINA trocar a receita com o médico de lá.
Hoje dia 09/09/2011 eu Luciana (mãe do Gabriel) fui até a Vila Zelina as 09h30m
conforme haviam me solicitado, mas quando cheguei até os próprios funcionários
ficaram indignados com a situação e disseram que o médico do CAPSI MOOCA deveria
fazer esse cadastramento e me pediram para que por favor se eu poderia levar os
formulários para o médico preencher no CAPSI MOOCA, pois nem os formulários eles
tinham no CAPSI MOOCA.
Bom, fiz o favor que me pediram, levei o formulário e o Dr. Armando preencheu e
fui novamente até o posto tentar retirar o remédio, e, chegando lá, me
informaram que o formulário estava com algumas partes em branco e que o médico
deveria preencher o que estava faltando. Voltei NOVAMENTE no CAPSI MOOCA e pedi
para preencher o que estava faltando e perguntei se ele estava cadastrado para
poder receitar o remédio para o Gabriel e conforme a Mariana me disse, " ele
está sim cadastrado" voltei novamente para retirar o remédio, más...
Não me entragaram o remédio, pois ele não está CADASTRADO para liberar o remédio
para meu filho.
Fui então falar com a Gerente Cintia (VILA PRUDENTE) para saber o que era
preciso para cadastrar o médico Dr. Armando, para que eu pudesse resolver aquele
problema já que no CAPSI MOOCA não sabem nem cadastrar um médico. A Cintia (por
sinal muito prestativa) ligou na minha frente para diversas pessoas tentando
saber o que estava acontecendo e realmente confirmou que ele não era cadastrado,
pedindo então para eu pedir para o psiquiatra do CAPSI VILA ZELINA me dar o
formulário preenchido, já que foi ele que resolveu o problema de 6 mêses atrás.
Liguei novamente no CAPSI da MOOCA para tentar resolver o problema deixando
recado e agora já estamos as 17h06 do dia 09/09/2011 e não obtive nenhuma
resposta.
Conclusão:
É sempre um sufoco para conseguir remédio controlado ou está sendo recomendado
para o médico dar canseira nas pessoas para que elas desistam?
Os funcionários do CAPSI Mooca, não sabem nada e nem se preocupam em saber,
deixando para as mães trabalharem para eles
Fui feita de office-boy, indo buscar formulários no CAPSI Vila Zelina e entregar
no CAPSI Mooca
Não sabem preencher formulários
Não tratam os pacientes e mães com o devido respeito
Não exercem suas funções (principalmente a gerente Graziela, que nem teve o
dissernimento de ligar para os devidos lugares confirmando se o Dr. armando era
cadastrado na secretária da saúde) isto que já sabia desde fevereiro, que o
mesmo não era cadastrado e não se preocuparam em cadastrá-lo
Só na data de hoje fui: CAPSI Vila Zelina/ CAPSI Mooca/ Posto Vila Prudente/
CAPSI Mooca/ posto Vila Prudente e nada resolvido (me senti uma verdadeira
office-girl)
Solucão: quero que meu filho seja atendido no CAPSI Vila Zelina, uma vez que os
funcionários de lá, são muito educados e prestativos
Quero o direito do meu filho tomar a medicação receitada
Quero que os funcionários façam reciclagem, pois não dominam a função
E quero retorno o mais rápido possível, pois o meu filho está sem a medicação..
Desde já agradeço a atenção"
Resposta: Retransmitiremos sua reclamação à assessoria de comunicação da Secretaria da
Saúde, mas devido à urgência do problema sugerimos que a senhora entre em
contato com Mario Sérgio Mendes Cardoso, Ouvidor da Saúde - SMS/G, pelos
telefones 3361-4443 e 3361-4445 (das 9 às 17 horas), ou ainda pelo
e-mail:ouvidoriasaude@prefeitura.sp.gov.br. A senhora pode também contatar o
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente , uma de
cujas funções é "cooperar com os Municípios no atendimento da criança e do
adolescente", através do site
http://www.condeca.sp.gov.br. Eles poderão lhe orientar na procura dos seus direitos.
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