Xingu: Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo entra em cartaz no Museu A CASA do Objeto Brasileiro

Agosto 12, 2025

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro recebe, a partir de 16 de agosto, sábado, às 14h, a exposição Xingu: Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo, resultado de um processo colaborativo entre a designer Maria Fernanda Paes de Barros, do escritório de design Yankatu, e os artesãos do povo Mehinaku, do Alto Xingu (MT), em uma potente confluência entre o design e os saberes indígenas. Realizada pela Yankatu e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a ação conta com patrocínio da Sherwin-Williams do Brasil. A entrada é gratuita.

Além da exposição, o público terá acesso a um mini documentário inédito, que narra a trajetória do projeto e apresenta seus principais agentes e processos criativos. Também será disponibilizado gratuitamente um catálogo virtual, que contextualiza as ações do projeto e a parceria entre a Yankatu e os Mehinaku, com imagens, depoimentos e reflexões sobre o fazer artesanal e suas transformações.

A exposição propõe uma imersão do visitante pelo território artístico dos Mehinaku, reunindo objetos tradicionais - como bancos zoomorfos, cestarias e esteiras - e peças inéditas desenvolvidas em conjunto com a designer. Nas novas obras, Maria Fernanda evidencia o buriti, palmeira nativa que é a principal matéria-prima do trabalho das mulheres da etnia, e também os fios de algodão que ganham tingimentos naturais a partir de cascas de árvores nativas do entorno da aldeia. As obras refletem uma convivência imersiva e uma escuta sensível ao tempo e às necessidades da comunidade. Segundo a designer, a exposição apresenta como as criações ganham corpo, e o repertório da arte e do design brasileiros se expande, quando as interações são construídas de maneira ética, cuidadosa e horizontal.


Crédito: Lucas Rosin

"A ideia do projeto nasceu há cerca de cinco anos, a partir de uma imersão que realizei sozinha na aldeia Kaupüna para desenvolver uma coleção de peças em parceria com a comunidade. Durante esse processo, tive a ideia de fazer o tingimento natural de fios de algodão utilizados na produção de algumas peças — o que despertou neles um interesse genuíno pela técnica. A partir dali, ficou evidente o potencial de um diálogo que respeitasse profundamente os modos de fazer tradicionais, sem modificá-los, mas ampliando suas possibilidades de aplicação em novas criações", explica Maria Fernanda, idealizadora do projeto.

A expografia da mostra será feita com tonalidades do catálogo da Sherwin-Williams, líder mundial em tintas e revestimentos, cuidadosamente escolhidas para valorizar as obras e aumentar o destaque das peças. "Acreditamos no poder da cor como ferramenta de expressão e conexão, e é uma alegria as nossas estarem presentes na exposição Xingu, ajudando a contar essa história tão rica de saberes, trocas e criatividade. Projetos como esse reforçam a importância do diálogo entre passado e presente, tradição e inovação, e nos mostram como a cultura pode inspirar novas formas de ver e viver o design.", afirma Patrícia Fecci, gerente de Color Marketing e especialista em cores da Sherwin-Williams.

Durante o processo de criação, o projeto promoveu oficinas de tingimento natural com mulheres da aldeia Mehinaku, reforçando seu caráter formativo e colaborativo. Para conduzir as atividades, foi convidada a pesquisadora Maibe Maroccolo, da Matriccaria, uma especialista em tingimento que tem mapeado o potencial tintorial de diferentes biomas brasileiros. A oficina propôs um intercâmbio de conhecimentos entre as técnicas ancestrais de tingimento já utilizadas pelos artesãos e práticas contemporâneas, despertando interesse e protagonismo das artesãs. O resultado gerou uma paleta de 12 cores que aparecem entrelaçadas em diferentes obras da mostra.

Durante o período da mostra, que fica em cartaz até o dia 26 de outubro, objetos desenvolvidos entre a Yankatu e os artesãos Mehinaku, estarão disponíveis para venda na loja do museu. Será uma oportunidade para o público adquirir uma peça única carregada de história, tradição e inovação.

A mostra foi pensada para garantir plena acessibilidade ao público. O minidocumentário contará com tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), os textos da exposição estarão disponíveis em Braile, e o espaço expositivo do Museu A CASA dispõe de rampas e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, os monitores foram capacitados para atender visitantes com deficiências cognitivas, promovendo uma experiência acolhedora, inclusiva e sensível às diferentes formas de percepção.

Sobre o Museu A CASA do Objeto Brasileiro

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro é um espaço de referência na valorização do saber artesanal, atuando desde 1997 para proteger, difundir e atualizar suas tradições. Idealizado pela economista Renata Mellão, o museu fomenta a produção artesanal por meio de exposições, projetos, programação cultural e parcerias institucionais. Seu acervo inclui peças de Mestres Artesãos como Espedito Seleiro e de comunidades como os Baniwa e os ceramistas do Xingu.

Mais do que preservar, o museu atua ativamente na valorização do fazer manual como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. Suas iniciativas incentivam a autonomia dos artesãos e artesãs, garantindo o reconhecimento de seus saberes e respeitando a identidade cultural de cada comunidade. Por meio de programas educativos, capacitações e pesquisas, o museu estabelece pontes entre tradição e inovação, fortalecendo a produção artesanal em diferentes territórios.

Ao longo de sua trajetória, o Museu A CASA consolidou-se como um importante polo de pesquisa e reflexão sobre o artesanato brasileiro. Suas exposições revelam a diversidade das práticas artesanais no país, abrangendo técnicas como a cerâmica indígena, as rendas, os trançados e a marcenaria. Além disso, promove iniciativas que aproximam artesãos, designers, pesquisadores e o público interessado na cultura material brasileira.

Desde 2008, o Museu A CASA realiza o Prêmio Objeto Brasileiro, um dos principais reconhecimentos do setor, voltado para a produção artesanal contemporânea. Com nove edições realizadas, o prêmio já recebeu quase duas mil inscrições, destacando a inovação e a excelência do fazer artesanal no Brasil.

Com um olhar atento à tradição e ao futuro do artesanato, o Museu A CASA segue impulsionando novas narrativas e promovendo o encontro entre diferentes gerações de criadores, pesquisadores e apreciadores do objeto brasileiro.

Sobre a Loja do Museu A CASA

A Loja do Museu A CASA é uma extensão do trabalho do Museu A CASA do Objeto Brasileiro, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir peças criadas por artesãos e comunidades de diversas regiões do país. Seu acervo é cuidadosamente selecionado para destacar a riqueza do artesanato brasileiro, valorizando materiais, técnicas e expressões culturais únicas.

Cada peça disponível na Loja do Museu A CASA carrega a história e a identidade de seus criadores, conectando tradição e contemporaneidade. O espaço busca promover a sustentabilidade da produção artesanal, garantindo que os artesãos sejam remunerados de forma justa e que seus saberes sejam preservados.

Além de objetos de decoração e utilitários, a loja apresenta uma curadoria especial de peças autorais, muitas delas fruto de parcerias entre designers e mestres artesãos. Dessa forma, a Loja do Museu A CASA se torna um ponto de encontro entre diferentes públicos, incentivando o consumo consciente e a valorização do fazer manual brasileiro.

Serviço
Xingu: Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo
Local: Museu A CASA do Objeto Brasileiro (Av. Pedroso de Morais, 1216 - Pinheiros , São Paulo - SP, 05420-001)
Abertura: 16 de agosto, sábado, das 14h às 16h
Período expositivo: de 17 de agosto de 2025 até 26 de outubro de 2025
Horário: De quarta a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Mais informações:
Tel: +55 11 3814-9711
E-mail: acasa@acasa.org.br | Site | Instagram

Fonte: Assessoria de Imprensa - Agência Taga

Outras notícias

Dia Internacional da Mulher tem programação especial na Agenda Viva SP.
Programação inclui nova exposição temporária no Museu da Imigração e mostra em homenagem a Diane Keaton.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+internacional+mulher+tem+programacao+especial+agenda+viva.php

Mixtura Festival realiza sua primeira edição de 2026 na Cinemateca Brasileira.
Com entrada gratuita, o evento chega à sua 4ª edição reunindo mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e uma área gastronômica especial. Consolidado entre as principais feiras do segmento, o encontro atraiu mais de 8 mil visitantes na última edição e movimentou mais de R$ 1,5 milhão em vendas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mixtura+festival+realiza+sua+primeira+edicao+2026+cinemateca+brasileira.php

MIS recebe mais uma edição da Feira Criativa Mente.
Após duas edições de sucesso, evento gratuito acontece novamente na área externa do Museu, desta vez nos dias 14 e 15 de março. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+recebe+mais+uma+edicao+feira+criativa+mente.php

Grupo Teatro Delivery estreia no Hunicah Café Bar seu novo projeto Peça para público.
Com Clarissa Drebtchinsky e Roberto Borenstein, o espetáculo é um pout-pourri de 6 peças curtas com temas variados
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+teatro+delivery+estreia+hunicah+cafe+bar+seu+novo+projeto+peca+para+publico.php

Cia. Lumiato apresenta espetáculo 2 Mundos e oficina de teatro de sombras no Espaço Sobrevento.
Criada pelos artistas bonequeiros Soledad Garcia e Thiago Bresani na Argentina, a companhia é conhecida por ampliar os limites da sombra em cena em trabalhos cheios de poesia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+lumiato+apresenta+espetaculo+mundos+oficina+teatro+sombras+espaco+sobrevento.php

MIS oferece programação gratuita relacionada à exposição A alma humana, você e o universo de Jung.
Nos dias 07 e 08 de março, serão realizadas duas materclasses alinhadas ao tema da exposição, ministradas pelos psicólogos José Balestini e Lilian Wurzba.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+oferece+programacao+gratuita+relacionada+exposicao+alma+humana+voce+universo+jung.php

Dia Internacional da Mulher, exposição sobre Joaquín Torres Garcia e patrimônio do centro de São Paulo norteiam programação de março do CCBB Educativo – Arte e Cultura.
Dentre os destaques da programação, estão aula de defesa pessoal para mulheres, show da cantora hondurenha Indiana Nomma interpretando canções de Mercedes Sosa, além de oficinas, contação de histórias, mediação de leituras e ação cênico-musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+internacional+mulher+exposicao+sobre+joaquin+torres+garcia+patrimonio+centro+sao+paulo+norteiam+programacao+marco+ccbb+educativo+arte+cultura.php

Itaú Cultural realiza programação especial na última semana da Ocupação Grande Othelo.
Nos dias finais da mostra, que fica em cartaz até 8 de março, o espaço expositivo recebe debates, sessão de cinema e show, em um mergulho na trajetória deste artista mineiro, que teria completado 110 anos no ano passado. A programação aborda sua memória e representatividade, sua importância para as artes cênicas e a conexão do samba com a verve musical de Othelo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+especial+ultima+semana+ocupacao+grande+othelo.php

CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos tem nova e curtíssima temporada.
As apresentações acontecem de 6 a 15 de março, no Ipiranga.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carcere+porque+mulheres+viram+bufalos+tem+nova+curtissima+temporada.php

CINUSP apresenta Mostra Para Gostar de Cinema.
A Mostra acontece de 2 a 29 de março e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cinusp+apresenta+mostra+para+gostar+cinema.php

Itaú Cultural recebe programação inédita na MITsp 2026 com recorte curatorial da região Centro-Oeste.
Parceiro histórico da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, o IC assina a curadoria do eixo Conexões Centro-Oeste, com seis espetáculos gratuitos que se dividem entre três palcos da cidade. A proposta é ampliar o olhar sobre a produção cênica desta região e reforçam o diálogo entre territórios, linguagens e modos de criação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+programacao+inedita+mitsp+2026+com+recorte+curatorial+regiao+centro+oeste.php

O Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou Internacional, Circo Castelo Encantando e Circo Marambio.
A programação é gratuita, com eventos durante o mês de março inteiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+circo+moscou+internacional+circo+castelo+encantando+circo+marambio.php