X Mostra do Fomento à Dança dialoga com a cidade nos seus vários territórios

Outubro 06, 2016

Entre 5 e 22 de outubro, São Paulo recebe a X Mostra do Fomento à Dança. Ao todo, 34 núcleos artísticos, mais um grupo convidado de cada uma das quatro regiões da cidade, se unem em uma maratona de 32 espetáculos e intervenções urbanas, oficinas, sessões de vídeodança, JAMs, lançamento de livro, exposição, rodas de conversa e a realização do I Encontro Latino-Americano de Gestores de Dança – Identidades e Estratégias de Cooperação.

Dois conceitos marcam esta mostra: a ideia de encontro e de desdobramento. Por isso, para além de apresentar trabalhos desenvolvidos pelos núcleos artísticos contemplados nas últimas quatro edições do programa, que tornou-se símbolo da mobilização da classe artística pela conquista de uma lei municipal, em 2005, a programação se dá em diálogo com a dança que se faz na cidade, em seus vários territórios, como acontecimento, manifestação poética, política e celebração.

Na primeira semana, a programação se desloca do Centro para os quatro macrorregiões da cidade, simultaneamente. A partir da ideia de dança como acontecimento e da articulação feita por três Cias – Cia Sansacroma (Sul), Cia Fragmento Urbano (Leste), e Cia Brasílica (Oeste) – cada região acolherá espetáculos e outras ações coletivas, contando sempre com artistas convidados.

Na Zona Leste, a Mostra acontece no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, dentro da "Conversa que roda", um espaço para ouvir, falar e compor uma perspectiva da história da dança de resistência periférica na Zona Leste. Além de mostras de processo e compartilhamento de experiências e práticas de grupos da região, o Cidade Tiradentes abriga ainda dois espetáculos: "Girar", do Batakerê, e "Sob a Pele", do TF Style.

Na Zona Sul, as ações e apresentações se distribuem pela Estação Capão Redondo, Casa Amarela, Praça Jardim Miriam, Real Parque e CEU Campo Limpo. A Fragmento Urbano circula com a intervenção "Encruzilhada" por todos eles. Ainda na Zona Sul, a Casa de Cultura M'Boi Mirim recebe outras duas intervenções: "Breves Partituras para Muitas Calçadas", do Largatixa na Janela, e "Por que Danço?", manifesto poético do Grupo Diversidança.

O Tendal da Lapa, que apresenta "Nuvens Insetos", da Cia Fragmento de Dança, e "Sob os Olhos de Oyá", do grupo Ojú Oya; o Espaço Caleidos, com "Mairto", do Caleidos Cia; e a Sede da Cia Brasílica, com a JAM "As Melhores Coisas da Vida não são Coisas", formam o tripé da Zona Oeste. E o Teatro Alfredo Mesquita capitaneia os espetáculos que acontecem na Zona Norte – "Cisza (II de IV)", da Com(som)antes Cia de Arte, "Ensaio sobre as Pequenas Distâncias, Estudo para o Infinito #1", com a Cia Silvia Geraldi, e "Bananas 15", do Núcleo Artérias. Batakerê; Diversidança, Com(som)antes e Ojú Oya foram os grupos das quatro regiões convidados para integrar o evento.

Nas duas semanas que seguem, a mostra se concentra no triângulo desenhado pelo Centro Cultural Olido, Praça das Artes e Centro de Referência da Dança, além do Centro Cultural São Paulo, que abriga o Fórum – "Diversidade, um Direito de Cidadania", proposto pela Cia Dança Sem Fronteiras, e o espetáculo "Devolve 2 horas de minha vida", do projeto Mov_ola. O CRD também sedia o I Encontro Latino-Americano de Gestores de Dança – Mobilidade, Identidades e Estratégias de Cooperação, que tem como objetivo aproximar e integrar as redes existentes de intercâmbio e circulação de artistas e obras na América Latina. O Encontro, que acontece de 18 a 22 de outubro, já tem confirmada a participação de representantes da Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Venezuela, México e Equador, além de 14 estados do Brasil e várias cidades do interior e região metropolitana de São Paulo.

Na sequência do encerramento do Encontro, começa, às 19h, na Praça das Artes, a última ação da Mostra – Ensaios Perversos, da Cia Perversos Polimorfos –, que acontece em três momentos independentes: "Conversas Sem Fim", com um convidado para falar sobre políticas culturais, seguida de "Preliminares", onde artistas apresentam trabalhos prestes a estrear, e o "Dance Floor, que fecha a X Mostra com um DJ convidado para aquecer a pista de dança até à meia-noite. A 5° Mostra do Fomento à Dança foi organizada por meio de um processo colaborativo de construção coletiva entre a Secretaria Municipal de Cultura e os 34 núcleos artísticos participantes. Confira a programação completa