Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Internet Sem Fio gratuita chega aos CEUs de São Paulo
Outubro 04, 2012

A Prefeitura lançou nesta quarta-feira (03), o programa Escola 2.0: Internet Sem Fio Grátis nos CEUs, que possibilita o acesso gratuito à internet em todos os 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade e no Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. O objetivo é atender alunos, professores, usuários e moradores do entorno das unidades, que passam a formar a maior rede de acesso sem fio gratuita do país. O lançamento do programa aconteceu no CEU Jaguaré, Zona Oeste, unidade que assim como as outras, também oferece o serviço não apenas à gestão, mas também à comunidade da região. 

Para evitar a queda de sinal, cada centro educacional possui no mínimo dois links de acesso, além de um alcance médio de 300 metros para fora dos CEUs, que juntos têm público estimado de até 800 mil usuários. Dessa forma, os cidadãos que vivem perto das unidades poderão navegar na internet com segurança e sem gastar nada.

A implementação começou em janeiro deste ano, quando a estrutura de cada CEU foi avaliada para definir os pontos ideais para a instalação dos pontos de acesso em cada centro. O segundo passo foi a instalação dos equipamentos, da infraestrutura e a realização de testes nas redes, que entraram em funcionamento no mês passado. Hoje, 11 pontos já atingiram mais de 8 Mbps (megabits por segundo).

Todas as equipes gestoras dos CEUs estão passando por formação junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) para monitorar suas redes e orientar a população sobre o uso. Para acessar o sinal gratuito sem fio, basta ir com o RG até a administração da unidade e solicitar o acesso com o nome do usuário e senha. 

Segundo a Prefeitura, mais que um projeto educacional, o programa Escola 2.0: Internet Sem Fio Grátis nos CEUs é uma iniciativa de inclusão digital. Para se ter ideia, alunos, professoras e os moradores das comunidades que vivem ao redor dos CEUs que terão o sinal de internet disponível gratuitamente todos os dias representam quase 10% da população da capital paulista.

Internet sem fio também nas escolas

As redes de acesso sem fio à internet também chegaram às Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo. Além das EMEFs dos CEUs, as outras 490 unidades já receberam equipamentos e 232 delas já contam com o ambiente virtual seguro para navegar e desenvolver projetos.

Atrelados à chegada da internet sem fio, outros projetos inovadores passam a fazer parte da rotina dos alunos e profissionais da rede municipal. Após participarem de formação específica, os professores usarão tablets como instrumento de ensino. O diário de classe em papel, aos poucos, vai deixar de existir e os docentes usarão os aparelhos para registrar a lista de presença, descrever a metodologia, a estratégia e os materiais usados em uma determinada aula. Estão sendo distribuídos 8 mil tablets, um para cada sala de Ensino Fundamental, que ficam na escola à disposição dos educadores.

Tablets serão fornecidos aos professores para complementar as atividades em sala de aula

Para complementar o programa, cerca de 3 mil novos projetores foram distribuídos para todas as escolas da rede, CEUs e setores administrativos da secretaria. Os equipamentos, que também contam com acesso à internet, unem as características de um computador (com leitura de arquivos, entrada para pen-drives e outros programas que podem auxiliar o professor) com a projeção de imagens com alta qualidade.

 


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas