Parques municipais estão no circuito da primeira edição da Virada Sustentável Maio 30, 2011
A cidade de São Paulo será espaço da primeira Virada Sustentável, nos dias 4 e 5 de junho, com mais de 180 atrações espalhadas por cerca de 60 espaços da Capital, incluindo parques e praças. Organizada pela Virada Sustentável Eventos, a virada tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os parques Ibirapuera, Trianon e Santo Dias, administrados pela SVMA, recebem, nos dias 4 e 5, diversas atividades relacionadas à programação da Virada Sustentável. O evento visa a ampliar, por meio da arte e da cultura, o conhecimento sobre sustentabilidade em São Paulo. No primeiro dia, as atividades vão das 8h30 às 24h e, no domingo, das 8h às 20h.
A abertura oficial será no dia 4 de junho, às 8h30, no Parque Ibirapuera, palco de mais de 25 atividades do evento - meditação, ioga, tendas terapêuticas, passeio para identificação das árvores, contação de histórias infantis, exposições, música, oficinas e jogos com enfoque no meio ambiente. No Parque Trianon, haverá uma trilha urbana para observação do céu da avenida Paulista no sábado, 4, às 18h30. A atividade será realizada em parceria com a Argonavis Astroclube.
A Virada Sustentável da Kebrada, que ocorrerá no Parque Santo Dias, em Capão Redondo, apresentará um debate sobre como as redes podem ampliar o conceito de sustentabilidade nas comunidades do entorno. A iniciativa é da União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências, Departamento de Gestão Descentralizado Sul I e Administração do Parque Santo Dias.
“A Virada Sustentável teve a preocupação, desde o início, de pulverizar sua programação em diferentes locais da Cidade, de forma a evitar grandes deslocamentos e, principalmente, grandes aglomerações em um único local. Outro cuidado foi o de não promover o evento apenas em locais visitados pela população das classes média e alta, o que explica a presença de diversas atividades nas regiões periféricas da Cidade, como os bairros de Capão Redondo, na Zona Sul, ou Belém, na Zona Leste”, explica o jornalista André Palhano, organizador do evento.
Além das atividades nos parques municipais, a Capital será tomada por diversas atrações em diferentes pontos. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa pode ser conferida no site www.viradasustentavel.com.
Segunda Sem Carne
Ainda durante a Virada Sustentável haverá mobilização da Campanha Segunda Sem Carne, organizada em São Paulo pela Sociedade Vegetariana Brasileira, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Palestras, quiosques temáticos e vídeos serão disponibilizados no Conjunto Nacional, na entrada da alameda Santos, para os interessados em conhecer o tema. A campanha se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
Parceira do evento, a Livraria Cultura desenvolverá algumas atividades sobre o tema durante a virada.Um quiosque montado na entrada da livraria pela alameda Santos explicará a campanha para quem ainda não conhece os fundamentos. No quiosque haverá ainda dicas, distribuição e venda de artigos da campanha e degustação de comidas sem carne.
No dia 4, das 18h às 22h, ocorrerão bate-papos com especialistas na sala de cursos da livraria. Cada especialista se aprofundará em um tema relacionado ao consumo de carnes, conforme a programação:
18h - Meio ambiente e consumo de carnes: qual a relação?
Guilherme Carvalho (biólogo e gerente de Campanhas da HSI no Brasil e coordenador do De
partamento de Meio Ambiente da SVB)
18h45 - Benefícios da alimentação sem carne
Dr. Eric Slywitch (médico nutrólogo e coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB)
19h30 - Cultura de paz e qualidade de vida
Dr. Celso Galhardo Monteiro (médico homeopata e antroposófico e professor de Qualidade de Vida do Brahma Kumaris)
20h15 - Alimentação na infância
Ana Ceregatti (nutricionista)
21h - Comer animais? Uma discussão sobre ética e comportamento
Natália Albuquerque (bióloga e mestranda em psicologia experimental com ênfase em comportamento animal na Universidade de São Paulo).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|