|
Virada Esportiva 2010 será nos dias 20 e 21 de novembro Novembro 11, 2010
Na manhã desta quinta-feira (11/11) aconteceu, no Museu do Futebol, a coletiva de imprensa de lançamento da Virada Esportiva 2010. Com data marcada para 20 e 21 de novembro, a edição deste ano terá 36 horas - quatro horas a mais do que em 2009 - de práticas esportivas e mais de duas mil atividades espalhadas pela cidade. A expectativa é de que a marca de três milhões de participantes seja superada mais uma vez.
"A Virada Esportiva tem se superado a cada ano, tem atraído um público cada vez maior e se consolidado como um grande evento da cidade. A cada edição milhares de pessoas descobrem a satisfação de praticar esporte e a partir daí começam a se exercitar. A presença dos jovens será uma das marcas deste ano. Esporte é saúde, lazer, educação. Mais de duas mil atividades estarão à disposição dos participantes", disse o prefeito.
Os mais de 500 pontos de atividades e 200 modalidades esportivas estarão espalhados pela cidade. Locais como o Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Nova Luz, Parque do Ibirapuera e da Cantareira e o Memorial da América Latina, são alguns dos locais que receberão ações da Virada Esportiva neste ano. "A Prefeitura quer que a cidade entenda a atividade física e lúdica de uma outra forma. Nós, agentes públicos, temos a tarefa de dar condições de qualidade de vida à população. Pensamos o esporte como saúde pública e cidadania também", explicou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação.
Além do centro da cidade, outras regiões de São Paulo também serão contempladas com pólos de atração. Clubes Escolas, Ruas de lazer, parques, Sescs e Clubes da Comunidade (CDCs), por exemplo, também receberão programação esportiva para tornar o evento cada vez mais democrático e inclusivo. "Já somos considerados o maior evento do mundo de práticas esportivas concomitantes. A cada ano pretendemos torná-la mais participativa e menos contemplativa", salientou o coordenador da Virada Esportiva 2010.
Entre as atividades pouco conhecidas que fazem parte da programação está a Pelota Basca. Esporte parecido com o squash, no qual ao invés da raquete, os jogadores usam uma espécie de concha para arremessar a bola contra a parede. O Clube Paulistano, único espaço em São Paulo para a prática desta modalidade, abrirá suas portas para os praticantes.
As novidades da edição 2010 são o Simulador de Asa Delta, a Virada no Gelo, os Jogos Ecológicos da Cantareira e o Swop (salto de pára-quedas a partir de um helicóptero). A Virada Esportiva é um evento da Prefeitura de São Paulo e coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Para conferir a programação completa acesse www.viradaesportiva2010.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|