Virada Cultural acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio com programação por toda a cidade

Maio 18, 2016

A Virada Cultural, promovida pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, chega a sua 12ª edição. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, com duas novidades: um happy hour na região central, das 17h às 23h da sexta-feira; e pela primeira vez, a programação se estenderá para todas as subprefeituras.

Com o intuito de refletir o espírito da "cidade que nunca dorme", a Virada oferecerá um final de semana de programações culturais multidisciplinares gratuitas dos mais variados gêneros artísticos, com mais 700 atrações. Este ano o "esquenta" começa na sexta, no perímetro entre a Avenida Ipiranga e a Praça da Sé, onde 10 pontos recebem eventos, que vão de samba, jazz, choro, rap, música instrumental e intervenções visuais. O evento vai se integrar às atividades das noites de sexta no centro, em parceria com bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais da região.

Ainda na sexta-feira, a parceria da Secretaria Municipal de Cultura com diversos teatros da cidade possibilitará entrada gratuita para espetáculos como A Alma Imoral, Justine, Canto para Rinocerontes e Homens, Só mais Uma e Trilogia do Subterrâneo.

No fim de semana, a Virada Cultural descentralizada ganha força e o evento terá atividades culturais em todas as subprefeituras, indo muito além da já extensa programação realizada na região central. Ao todo, serão 28 ruas abertas, oito bibliotecas municipais, nove centros culturais, sete teatros municipais, 11 casas de cultura, 26 Viradinhas (programação especialmente preparada para as crianças), 10 CEUs (Centros Educacionais Unificados) e cinco palcos externos montados nos bairros: dois na zona sul, em Parelheiros e M'Boi Mirim; dois na zona leste, no Parque do Carmo e Jardim Helena; e um na zona norte, em Pirituba, com shows de bandas e artistas como Emicida, NX Zero, Nação Zumbi, Gaby Amarantos, Elba Ramalho e Chico César.

Palco Júlio Prestes

O Palco Júlio Prestes, considerado o principal palco da Virada Cultural, abre com show de Ney Matogrosso no sábado, às 18h. Este ano, as apresentações vão até 1h da manhã do sábado para o domingo. No domingo, a partir de meio-dia, a OSESP será regida por Isaac Karabtchevsky, com interpretações de Villa-Lobos, Stravinsky e Ravel. Entre os artistas escalados, Alcione, que se apresenta pela primeira vez na Virada, Criolo, Bay do Brasil e Armandinho, e Nação Zumbi com a banda suíça The Young Gods.

Ocupação Anhangabaú

É o nome da área, localizada na região do Vale do Anhangabaú, que receberá as intervenções do Australia Now, com duas performances: Snuff Puppets, com o espetáculo "Everybody", que explora a condição humana, do nascimento até a morte e promove uma investigação metafórica, metafísica e mágica do corpo em um boneco de 26 metros de extensão; e Pyrophone Juggernaut um instrumento experimental em grandes proporções que representa o pirofone (instrumento musical inventado em 1873), onde a música é acionada por fogo, além de um barco e um gigantesco instrumento de percussão com mais de 10 metros de altura. Nesta edição, o palco dos Musicais acontecerá no Vale do Anhangabaú. A programação terá sucessos de bilheteria apresentados de graça para a população. Espetáculos como "Elis, A Musical" e "Dzi Croquetes", que passaram por palcos paulistanos, e outros que ainda estão em cartaz, como "Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical", "Raia 30 – O Musical", e "Meu Amigo Charlie Brown".

Cortejos Cênicas

Em uma iniciativa inédita, a Virada Cultural traz programação itinerante, na qual cortejos cênicos montados em cima de trios elétricos percorrem trecho entre a Avenida Rio Branco com Avenida Ipiranga, com atrações de música, dança, teatro e circo. O percurso será feito seis vezes. Estão entre os cortejos o Tarado Ni Você e Teatro Oficina com uma performance antropofágica; Santo Forte com Tutu Morais, Nau de Ícaros e Ilú Obá de Min, com música brasileira; e Pilantragi Básica (junção da festa paulistana com o coletivo mineiro) em combo com a Orquestra Voadora e Orquestra Brasileiro de Música Jamaicana, entre outros.

Palco de Mulheres

Este ano a Virada terá o Palco São João dedicado às mulheres, com apresentações exclusivas de artistas femininas. Por lá, diferentes gêneros musicais se encontrarão entoados por cantoras multifacetadas, do samba de Teresa Cristina ao funk de Valesca, passando por Ellen Oléria, Sandra Belê, Khrystal, Lei Di Dai, Céu, Elba Ramalho, a cubana Yusa e Elza Soares. As cantoras Céu, Maria Rita, Elza Soares e Clarice Falcão também passam por lá.

Conexão Latina

Um verdadeiro caldeirão musical com a mistura de ritmos como calipso, tecnobrega, forró, cumbia, salsa, carimbó, guitarrada, lambada entre outros, tomará conta do Palco Conexão Latina, na Barão de Limeira. Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Mestre Solano, Saulo Duarte e a Unidade, Uaná System, Figueroas com o show "Lambada Quente" e as atrações internacionais, Cumbia All Star, do Perú, El Remolón da Argentina e Mitu da Colômbia se apresentam no local.

Cultura Popular

O largo do Paissandu será o território da cultura popular, produzida nas mais diversas regiões da capital e em outras cidades próximas. A partir das 18h do sábado, desfilam pelo local a Congada de Santa Efigênia, o Grupo Bongar, Maracatu Carcaxá e o samba de roda "Garoa do Recôncavo", entre outros.

Homenagem a Júpiter Maçã

As homenagens são sempre um dos pontos altos da Virada e, nesta edição, o evento relembra Júpiter Maçã, músico gaúcho morto no fim do ano passado. Para homenageá-lo, foram convidados Rogério Skylab, Wander Wildner, Plato Divorak, Fábio Golfetti, entre outros, para um show especial no palco Rio Branco.

Palco Arouche

O Palco Arouche abre sua programação com a segunda edição do concurso Rainha da Virada, campeonato de lipsync (dublagens de músicas) entre artistas performáticas da noite LGBT. Yara Sofia, conhecida também como a Miss Simpatia da terceira temporada do programa RuPaul's Drag Race, será a convidada especial, responsável por entregar a coroa à vencedora, além performances durante as batalhas. O palco segue com shows de Beto Barbosa, Genival Lacerda e a volta do grupo Fat Family, famosos nos anos 90, que se reúne para mostrar suas novas músicas dançantes e os hits que fizeram sucesso.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal mantém a sua tradição de receber shows de álbuns na íntegra – uma das atrações mais procuradas da Virada – e os destaques desse ano são Hyldon, cantando "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda" (1975), Geraldo Azevedo, cantando "Bicho de 7 Cabeças" (1979), Wanderléia, cantando "Feito Gente" (1975) e o "Tremendão", Erasmo Carlos, cantando "Carlos, Erasmo" (1971).

Música para todos os gostos

O forró também marca presença com diversas atrações, entre elas o grupo Forróçacana, Genaro, Trio Xamego e Trio Macaíba, entre outros. Já o Palco República vai do afrobeat, passando pelo reggae ao funk, com Ponto de Equilíbrio, Bixiga 70 e o fenômeno MC Bin Laden, e as atrações internacionais Dianne Reeves (EUA) e Edmond Mondesir (Martinica). No Palco Afredo Issa/ Beneficência Portuguesa, Marina Lima e Strobo apresentam show inédito, além de nomes da nova música nacional como Jaloo, Bike, Érica Alves & Serge Erege, Síntese e Bike. Para os fãs da Dona Ivone Lara, haverá o Palco Samba, com direito a homenagem à sambista comandada por Mauro Diniz, Fabiana Cozza, Arlindo Cruz, Graça Braga e Leci Brandão, além de roda de samba somente de mulheres e comida de boteco no entorno.

Viradinhas

A programação especial dedicada às crianças se espalha por toda a cidade, ocupando 10 unidades dos CEUs, bibliotecas, Centros Culturais e 16 palcos externos, incluindo o Parque do Ibirapuera e Parque do Carmo. Entre os destaques, shows da dupla Palavra Cantada, do rapper Dexter com a MC Soffia, dos projetos Grandes Pequeninos e Beatles para Crianças, apresentações de grupos teatrais circenses como o Furunfunfum e o Mad Science nos CEUs, e oficinas de fantasias, criação de Livros, yoga para bebês, construção de instrumentos, música e brincadeiras afro-brasileiras nos Centro Culturais.

A programação completa, com datas, horários e todas as informações sobre a Virada Cultural estão disponíveis no site www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br