Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Villa della Cultura é a opção cultural em São Caetano do Sul no mês de agosto
Agosto 03, 2011

Um espaço com uma programação diversificada e repleta de atividades voltadas à história da cidade e à cultura italiana. Esta é a segunda edição do Villa della Cultura, projeto criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul (especialmente para integrar a Festa Italiana da cidade), que abre suas portas no dia 6 de agosto, a partir das 18h, no Museu Histórico Municipal (Rua Maximiliano Lorenzini, 122, Bairro Fundação). A entrada é gratuita.

Mostras de Cinema Italiano com ambientação de época, espaço de literatura italiana, exposição de fotos, fotografias interativas, performances artísticas, teatro e o projeto Trilha do Tempo, farão o visitante viajar pela história do município.

Os visitantes poderão acompanhar, entre muitas atrações, um espaço literário que vai disponibilizar livros e publicações de autores italianos para todas as idades. A intenção é criar uma agradável área de leitura, com direito a um delicioso café. Outra opção dentro do Villa della Cultura são as mostras de cinema italiano que, neste ano, acontece aos sábados e domingos. Os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência. O local vai ganhar aspecto de cinema de época com cortinas de veludo, gongo, poltronas antigas e projetor do século passado.

O Sarau Literário com apresentação do livro de Cássio Junqueira abre a programação do Villa no sábado, dia 6 de julho, às 20h30. O sarau terá a participação de Aminna Di Munno e Carmem Queiroz e lançamento do livro Só Poesias, uma obra do autor, organizado, prefaciado e traduzido para a língua italiana por Aminna Di Munno.

A Mostra Especial de Cinema Italiano fará a exibição de filmes aos sábados, em comemoração aos 150 anos da Unificação da Itália em parceria com o Instituto Italiano di Cultura di San Paolo e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. As sessões acontecerão em todos os sábados de agosto, a partir das 18h. Todos os filmes terão áudio em italiano, com legendas em português. Na programação, Mundo Novo – Nuovo Mondo (124 min.) e Senso – Sedução da Carne (118 min.). Somente os títulos Títolo Centochiodi (92 min.) e A Febre – La Febbre (108 min.) não exibirão legendas em português. Todos têm censura de 14 anos.

Com o apoio da Distribuidora Versátil, a Mostra de Cinema Italiano acontece aos domingos, a partir das 19h. Na programação serão exibidos os filmes Roma a Cidade Aberta (98 min.), A Classe Operária Vai ao Paraíso (125 min.), Umberto D. (109 min.) e Giordano Bruno (114 min.). Todos têm censura de 14 anos.

Para conhecer um pouco mais sobre a cidade, os visitantes poderão embarcar na Trilha do Tempo, uma estação cultural, que será montada em uma das salas do museu, e viajar por um vídeo com imagens e animações que passarão pelos mais importantes acontecimentos da história do município, desde sua fundação até os dias atuais. Para atrair o público da Festa Italiana ao Villa della Cultura, um casal de atores, trajados como imigrantes italianos, vai circular entre as barracas divertindo e convidando todos ao espaço cultural. Quem visitar o local, poderá ainda tirar fotos com trajes de época.

Nos sábados, dias 20 e 27 de agosto, o público poderá prestigiar o espetáculo teatral Cartas, com o Grupo Viva Arte, às 20h. Com orientação de Júnior Docini e Vanessa Senatori, o espetáculo mostra uma mulher que é obrigada a deixar seu noivo na Itália para imigrar com a família para o Brasil, mantendo contato por intermédio de cartas. Por meio das memórias dessa personagem e de sua família, a peça reconta a história da imigração e da cidade de São Caetano do Sul. A classificação é livre

O Villa della Cultura vai ocupar o Museu Histórico Municipal no período da Festa Italiana (6 a 28 de agosto), que acontece na Praça Ermelino Matarazzo (no mesmo bairro), aos sábados e domingos, a partir das 18h. Mais informações, na Secult, pelos telefones 4232-1237 ou 4232-1294.


Programação

Villa Della Cultura
De 6 a 28 (sábados e domingos). Museu Histórico Municipal. A partir das 18h. Gratuito.
Um espaço especialmente criado pela Secretaria Municipal de Cultura para homenagear a história de São Caetano do Sul e a cultura italiana. Mostra de Cinema Italiano com ambientação de época, espaço de literatura italiana, exposição de fotos, fotografias interativas, performances artísticas e o projeto Trilha do Tempo, que fará o visitante viajar pela história do município.

Mostra Especial de Cinema Italiano
De 6 a 27 (sábados). 18h. 14 anos. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início do filme
Mostra em comemoração aos 150 anos da Unificação da Itália em parceria com o Instituto Italiano di Cultura di San Paolo e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Programação:
Dia 6. Titolo Centochiodi*. 92 min.
Dia 13. Mundo Novo – Nuovo Mondo. 124 min.
Direção de Emanuele Crialese. Novo Mundo, conta a história da família Mancuso, originária das montanhas da Sicilia, e que vende todos seus bens e abandona sua terra natal para embarcar numa viagem em busca de uma terra sonhada e nunca vista.
Dia 20 . Senso – Sedução da Carne. 118 min.
Direção de Luchino Visconti. Em 1866, o movimento pela unificação da Itália esta prestes a lançar uma guerra pela libertação da região, então ocupada pela Áustria.
Dia 27. A Febre – La Febbre*. 108 min.
* Filmes com áudio em italiano sem legendas em português.

Mostra de Cinema Italiano
De 7 a 28 (domingos). 19h. 14 anos. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início do filme. Apoio: Distribuidora Versátil

Programação:
Dia 7 (domingo). Roma a Cidade Aberta. 98 min.
Direção de Roberto Rossellini. Preto e Branco. Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada cidade aberta, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas.
Dia 14 (domingo). A Classe Operária Vai ao Paraíso. 125 min.
Direção de Elio Petri. Colorido. Um operário-padrão italiano perde um dedo em um acidente de trabalho e é envolvido num movimento de protesto. Ele fica dividido entre as tentações da sociedade de consumo e o movimento sindical, numa radiografia do impasse ideológico de muitos trabalhadores.
Dia 21 (domingo). Umberto D. 109 min.
Direção de Vittorio De Sica. Preto e Branco. Início dos anos 50. Enquanto a economia de Roma renasce, os idosos sofrem o abandono por parte do governo.
Dia 28 (domingo). Giordano Bruno. 114 min.
Direção de Giuliano Montaldo. Colorido. O filme mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica.

Sarau Literário com apresentação do Livro de Cássio Junqueira
Dia 6 (sábado). 20h30.
O Sarau terá a participação especial de Aminna Di Munno e Carmem Queiroz. Lançamento do livro Só Poesias, obra do autor organizado, prefaciado e traduzido para a língua italiana por Aminna Di Munno.

Espetáculo teatral Cartas, com o Grupo Viva Arte
Dias 20 e 27 (sábados). 20h. Livre
Com orientação de Júnior Docini e Vanessa Senatori, o espetáculo mostra uma mulher que é obrigada a deixar seu noivo na Itália para imigrar com a família para o Brasil, mantendo contato por intermédio de cartas. Por meio das memórias dessa personagem e de sua família, a peça reconta a história da imigração e da cidade de São Caetano do Sul.

Fonte: Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/villadellacultura2011saocaetano.php on line 178

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/villadellacultura2011saocaetano.php on line 178

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/villadellacultura2011saocaetano.php on line 178
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/villadellacultura2011saocaetano.php on line 185

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/villadellacultura2011saocaetano.php on line 185

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/villadellacultura2011saocaetano.php on line 185