Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Observatório de Valinhos oferece programas de visitas
Abril 29, 2009

Quatrocentos anos depois de o físico italiano Galileu Galilei ter feito o primeiro registro do Universo por meio de um telescópio, os astros e estrelas ainda despertam curiosidade e fascínio nas pessoas. Para os admiradores da astronomia, uma ótima opção em São Paulo é o Observatório Astronômico Abrahão de Moraes, pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. O local, na divisa entre os municípios de Valinhos e de Vinhedo, região metropolitana de Campinas, promove constantes visitas e programas.

No evento Noite com as Estrelas, promovido todos os meses pelo observatório, grupos de até 30 pessoas podem agendar visitas, acompanhadas por monitores, para observar os planetas e constelações. Os eventos noturnos do Observatório são sempre organizados no quarto crescente lunar porque na fase cheia da Lua, embora se mostre por inteiro no céu, as observações tornam-se pouco nítidas, por causa da forte luminosidade. Além da Lua, é possível observar também Saturno, e até os seus anéis, dependendo da época do ano. Há também visitas diurnas para observação do Sol.

O observatório participa ainda do projeto educacional Telescópios na Escola que consiste na observação remota do céu, via Internet, através de telescópios automatizados, instalados em diversas cidades do País. As escolas devem se inscrever pelo site www.telescopiosnaescola.pro.br.

O local foi construído no início da década de 70, numa área de aproximadamente 450 mil metros quadrados de mata nativa, com a finalidade de coletar dados para a pesquisa científica. Em 1998, tornou-se também difusor de conhecimento, abrindo suas portas para o público em geral.

Só em 2008, o observatório recebeu 1,8 mil visitantes. O local é também é utilizado por vários pesquisadores da USP e de outras instituições, nacionais e internacionais, como, por exemplo, a Université de Bordeaux (França).

O ano de 2009 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional da Astronomia, em comemoração aos quatro séculos das primeiras observações telescópicas feitas pelo físico Galileu Galilei. Uma rede mundial, formada por 129 países, foi montada para organizar atividades no decorrer do ano.

Serviço

Observatório Abrahão de Moraes: Morro dos Macacos, Valinhos - SP (acesso pela Estrada do Observatório, Vinhedo - SP)
Agendamento de visitas: telefones (19) 3886-4439/fax (19) 3876-1444 ou pelo site www.astro.iag.usp.br/oam

Fonte:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas