Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeito lança com a Febraban programa de empregos no setor bancário para pessoas com deficiência
Abril 05, 2011


A Prefeitura de São Paulo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promoveram na manhã desta segunda-feira (4/4) o início da edição 2011 do Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário. A solenidade de abertura do projeto aconteceu na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMPED), no Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste da Capital.

Através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a Prefeitura participou de toda a concepção do projeto, apresentando os parceiros e assessorando na formatação do curso e da grade curricular. Além disso, apontou as adequações e ferramentas para tornar o conteúdo o mais acessível possível para as pessoas com diferentes tipos de deficiência. Nesta segunda edição, a SMPED também sugeriu ampliar o público-alvo e, com isso, abriu 31 vagas exclusivamente para pessoas com deficiência intelectual.

Presente na cerimônia, o prefeito de São Paulo destacou a eficácia do programa e enalteceu a parceria com a Febraban. “Tivemos a oportunidade de participar no ano passado da formatura da primeira turma. Agora iniciamos os trabalhos com um segundo grupo. A Prefeitura vê essa iniciativa da Febraban com muito entusiasmo e procura dar todo o apoio possível para esse programa. Que essas ações sirvam de exemplo para outros setores da nossa economia, e que a iniciativa da Prefeitura sirva de estímulo para que outras prefeituras brasileiras possam participar de programas com essas características”, disse o prefeito.

O projeto é voltado a maiores de 18 anos com ensino médio completo e conta, desde a sua concepção, com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). Entre janeiro e fevereiro, os Centros de Apoio ao Trabalhador (CATs) da Semdet ajudaram a selecionar 444 pessoas - sendo 31 com deficiência intelectual - que já estão contratadas e que agora iniciam seu processo de capacitação.

“No mundo da inclusão, esses cursos e oportunidades são fundamentais. As pessoas que têm algum tipo de deficiência possuem aptidões para diversas atividades. São dessas oportunidades que eles precisam para poder desenvolver as suas aptidões”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Carga horária

O curso tem 480 horas de duração e aulas sobre língua portuguesa, matemática financeira, etiqueta empresarial, informática, negócios bancários, negociação e vendas. Ao seu final, os alunos passam a trabalhar em agências dos 11 bancos que integram o programa: Banif, Bicbanco, Bradesco, Citibank, Cruzeiro do Sul, Carrefour Soluções Financeiras, HSBC, Itaú-Unibanco, Safra, Santander e Votorantim.

Na primeira edição, realizada entre 2009 e 2010, 469 participantes receberam certificação do MEC e assumiram cargos nas instituições financeiras. “Desde o início do programa, temos a preocupação de que os empregadores recrutem no mercado de trabalho pessoas com deficiência. Com essa parceria, o Poder Público cria condições de ajudar essas empresas. Elas acabarão se habituando a empregar estas pessoas e incluí-las no mercado de trabalho e na sociedade”, ressaltou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Além do prefeito, do secretário do presidente da Febraban, Murilo Portugal Filho, também estiveram na cerimônia os secretários estaduais Linamara Batistella (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Davi Zaia (Emprego e Relações do Trabalho); o secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho; e o presidente da Federação Nacional das Associações para Valorização das Pessoas com Deficiência (Fenavape), Marcos Gonçalves.

Programa Inclusão Eficiente

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho firmou parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para a inclusão social da população das pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. Graças ao Programa Inclusão Eficiente, mais de 5 mil pessoas com deficiência conseguiram ingressar no mercado.

A Semdet dispõe de serviço especializado para os trabalhadores com deficiência e populações em vulnerabilidade social. A equipe técnica do programa, além de oferecer para os candidatos atendimento e encaminhamento para emprego e qualificação, também subsidia projetos e ações específicas de empregabilidade para essas pessoas.

“A Prefeitura tem políticas públicas muito focadas em prol do deficiente. Temos inclusive a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que é voltada única e exclusivamente para assuntos como mobilidade e acessibilidade. Também trabalhamos várias políticas públicas com o intuito de desenvolver alternativas para que estas pessoas tenham melhores condições de mobilidade”, enumerou o prefeito.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>