Vacinação contra a meningite C já começou no Município Setembro 09, 2010
A vacina contra a meningite C, que passa a fazer parte do calendário básico de imunização para todas as crianças menores de dois anos de idade, será aplicada em duas etapas. Na primeira, que se iniciou ontem (8/9) e se estende até 31 de outubro, deverão ser imunizadas as crianças de 12 a 23 meses e 29 dias. Na segunda etapa de vacinação, que vai de novembro a dezembro, serão imunizados os menores de 12 meses de idade.
A partir do próximo ano, a vacina será aplicada da seguinte forma: duas doses, aos três e aos cinco meses de idade, e uma dose de reforço, aos 12 meses de idade.
A meningite é uma doença grave, que pode acometer indivíduos de qualquer idade e ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos e outros. As virais são mais comuns e costumam ter boa evolução; as bacterianas, do ponto de vista clínico, são as mais graves.
Os principais sintomas da doença são: febre alta, que começa abruptamente; dor de cabeça intensa e contínua; vômitos em jato; náuseas; rigidez de nuca; e podem surgir, ainda, pequenas manchas vermelhas na pele.
A principal forma de prevenção da meningite é a detecção e o tratamento precoce dos casos. A vacina conjugada contra o meningococo C, que está sendo introduzida, confere proteção específica contra esse tipo de bactéria, sendo também uma medida eficaz de prevenção.
A vacinação é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Para saber os endereços das unidades, acesse o site da Secretaria de Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|