Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Umapaz promove ciclo de palestras com temas da Rio+20
Fevereiro 03, 2012

A conferência Rio 20, que se realizará no final de junho de 2012, é apresentada como uma oportunidade mundial para reafirmar a sustentabilidade socioambiental como prioridade principal das organizações governamentais, econômicas e da sociedade civil e para também reafirmar a validade contínua dos princípios da Declaração do Rio 92 e da Agenda 21. Dois serão os grandes temas desta conferência global: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o quadro Institucional para o desenvolvimento sustentável.

 

Nesse sentido, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) realiza entre os dias 7 e 16 de fevereiro, a Rio 20 Sampa, um ciclo de palestras com ambientalistas e técnicos da área socioambiental colocando em pauta importantes temas que serão abordados na Conferência. A participação é aberta a todos.

 

Os interessados poderão se inscrever para participar das palestras que desejarem. Será concedido Certificado de Participação aos que tiverem presença em 75% da programação (6 palestras). As inscrições devem ser feitas até 6 de fevereiro, com o envio da ficha de inscrição preenchida para o e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

Programação

 

7 de fevereiro, das 14h às 17h

 

Palestra: De Estocolmo ao Rio 20: 40 anos de expectativas sobre o futuro que queremos.

 

Tema: Retrospectiva das grandes conferências mundiais da área ambiental e das perspectivas da conferência Rio 20.

Palestrante: Valério Igor Victorino - Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo e Especialista em Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, com trabalhos nas áreas de planejamento, educação e licenciamento ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.    

 

8 de fevereiro, das 14h às 17h

 

Palestra: Arte e Paisagem.

 

Tema: A natureza percebida e representada pela arte, apesar de artificial, sempre traduziu a paisagem como sinônimo ou similar de natureza. Dessa forma, artistas e paisagistas se aproximaram em suas formas de ação, criação e representação, e se distanciaram também.
Palestrante: Plinio Toledo Piza - Arquiteto pela FAU/USP e Mestre pela Universidade Mackenzie. Trabalhou no escritório de Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro. É arquiteto do Departamento de Parques e Áreas Verdes desde 1975. Projetou praças e parques públicos para a cidade de São Paulo. Estudou artes na Escola Brasil com L.P. Baravelli, C.Fajardo, F.J. Nasser e J. Resende.

 

9 de fevereiro, das 9h às 12h

 

Palestra: Alimentação e Saúde: Um Novo Olhar Sobre o Prazer de Comer e Conviver.


Tema: No mundo atual, com tantas ofertas e possibilidades, coisas triviais se transformaram em dilema. As escolhas alimentares, talvez simples para os nossos avôs e avós, passaram para o domínio de especialistas e técnicos, limitando nossa autonomia. Propõe uma reflexão sobre o comer e o conviver, temas fundamentais para o nosso bem-estar, saúde e prazer de viver.
Palestrantes: Maluh Barciotte - Bióloga, mestre em biologia e doutora em Saúde Pública e Ambiental pela USP – Tatiana Cardoso - Chef de cozinha e sócia do restaurante natural Moinho de Pedra e do restaurante Natural com Arte.

 

10 de fevereiro, das 9h às 12h


Palestra: Indicadores Ambientais do Município de São Paulo.


Tema: A sustentabilidade da cidade de São Paulo frente a dois grandes desafios: as mudanças estruturais da ordem econômica global e os potenciais efeitos das mudanças climáticas. Com base em indicadores, propõe a necessidade de adoção de políticas diferenciadas para as várias regiões da cidade, a partir da divisão territorial do município em 4 tipologias de distritos (unidades menores que as Subprefeituras).   

Palestrante: Patrícia Marra Sepe - Mestre em Geociências e Ciências Exatas e Doutoranda do Programa Organização do Espaço-Geografia/UNESP Rio Claro. Geóloga da PMSP/SVMA, coordenou nos últimos anos diversos trabalhos na área de indicadores ambientais e planejamento urbano da cidade (Atlas Ambiental, GeoCidades e Indicadores Sintéticos de Meio Ambiente).

 

13 de fevereiro, das 9h às 12h

 

Palestra: Ecologia e Biomas do Brasil.

 

Tema: Apresenta os conceitos básicos de Ecologia, e propõe uma viagem pelos biomas mais importantes do Brasil (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Matas de Araucárias).
Palestrante: Vitor Otavio Lucato - Graduado em Ecologia pela Unesp, biólogo, pós-graduado em Saúde Pública e Gestão Ambiental pela USP. É docente da Umapaz.


14 de fevereiro, das 9h às 12h

 

Palestra: Arborização Urbana.

 

Tema: Critérios para arborização e arboricultura, escolha de espécies, local para plantio, uso de espécies nativas do Brasil e do Bioma Mata Atlântica, adubação, manejo, controle de pragas e doenças, entre outros.
Palestrante: Engº Agrônomo Luiz Paulo Sacchetto Jr. - Técnico do Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo, na Divisão de Projetos; membro do grupo de trabalho que esta elaborando o novo Manual de Arborização do Município de São Paulo.


15 de fevereiro, das 19h às 21h30

 

Palestra: Cidadania Socioambiental: Os desafios do direito e política ambiental em tempos de Rio 20.

 

Tema: Análise critica dos conceitos de economia verde, desenvolvimento sustentável, governança ambiental global, tendo em vista a utilização de instrumentos oferecidos pelo direito ambiental (nacional e internacional), economia do ambiente e indicadores de gestão socioambiental.
Palestrante: Ricardo Stanziola Vieira - Pós-doutor pelo Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental, Urbanismo e gestão do território (Universidade de Limoges – França Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

16 de fevereiro, das 14h às 17h

 

Palestra: Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental.

 

Tema: Apresenta e discute a Educação Ambiental – EA – a partir do conceito de Sustentabilidade e os parâmetros definidos na Conferência de Tbilisi. Observa as confluências dos princípios e debate as potencialidades e dificuldades do exercício da EA.
Palestrante: André Luiz Moura de Alcântara - Cientista social graduado pela USP com especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Trabalha na PMSP desde 1992 e em SVMA desde 1994.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>