Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura anuncia medidas para melhorar o trânsito na cidade
Março 20, 2008

Na próxima segunda-feira (24) a Prefeitura de São Paulo inicia um plano de ações para melhorar o trânsito da capital. Estão inclusas obras para fazer fluir ainda mais o trânsito e o transporte coletivo, além de proibições de estacionamento e carga e descarga de veículos em vias estratégicas fazem parte do conjunto de ações. A criação de rotas alternativas complementa o pacote de medidas operacionais.

Serão 19 obras em zonas críticas do viário municipal e recuperação de sete corredores de ônibus. As ações para melhoria do trânsito contam também com proibição de estacionamento e carga e descarga de caminhões em 17 vias, além da criação de 175 caminhos alternativos nos locais em que o trânsito é mais afetado pelo excesso de veículos. Além disso, serão retiradas 167 lombadas e valetas de vários pontos da cidade.

Durante seis meses, a Secretaria Municipal de Transportes mapeou os principais trechos em que o tráfego sofre estrangulamento. A partir do diagnóstico, os engenheiros e técnicos da SPTrans e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) definiram as obras que começarão na próxima semana. "Nossa intenção é desafogar os principais gargalos de trânsito da cidade, permitindo maior rapidez nos corredores de ônibus e maior fluidez no trânsito", afirma o secretário municipal de Transportes. Segundo ele, a partir do instante em que os ônibus trafegarem com maior velocidade, principalmente pelos corredores, a população deverá optar por utilizar ainda mais o transporte coletivo. "A meta é diminuir em até 20 a 25 minutos a maioria das viagens pelos corredores", prevê o secretário.

A proibição de estacionamento e a determinação de horários para carga e descarga de mercadorias também vão impactar positivamente no tráfego. A CET identificou 17 ruas e avenidas que sofrerão a interferência de fiscalização e receberão nova sinalização. As mudanças vão desde a proibição para estacionar, carregar e descarregar em horário integral, até a não permissão específica em horários de pico - tanto pela manhã quanto no final da tarde e parte da noite. A SMT continua a analisar outras vias em que serão proibidos o estacionamento e a carga e descarga.

Já em relação às rotas alternativas, a idéia é que os motoristas conheçam novas opções que permitam escapar das vias que sofrem com o excesso de veículos. A cada dia, a cidade registra cerca de 700 ocorrências de trânsito que - em maior ou menor intensidade - interferem no andamento do tráfego. Por isso, é fundamental que os motoristas conheçam caminhos alternativos. As sugestões indicadas pela SMT visam auxiliar o motorista a decidir o melhor caminho a percorrer. Nenhuma das rotas alternativas indicadas localiza-se em áreas estritamente residenciais.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 22 de Março de 2008 CARLOS ROMERO escreveu: REALMENTE ESTÁ CADA VEZ PIOR MORAR EM SP, DEVIDO AO TRÂNSITO INFERNAL. OUTRA MEDIDA QUE SE FAZ NECESSÁRIA SERIA ALTERAÇÃO DE HORÁRIO DE COLETA DE LIXO, VISTO QUE ISSO, EM HORÁRIO DAS 18.30 AS 20.30 É MUITO COMPLICADO, DEPENDENDO DA RUA.

Em 22 de Março de 2008 Bartolomeo escreveu: Será que estarão fiscalizando melhor o estacionamento ao lado do canteiro central em diversas pistas (lado esquerdo da via)o que é proibido por lei. exemplo: Av. Manuel Alves Soares próximo ao cruzamento com a av. Presidente João Goulart? Será que pensarão nos grandes bolsões (bairro totalmente fechado) servindo apenas para o transito dos moradores como por exemplo entre a Av. Nossa senhora do Sabará x Av. Interlagos x Av. Nações Unidas (Marginal) ou ao lado esquerdo da Av. Robert Kennedy desde Veleiros até próximo a Interlagos?

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas