Theatro Municipal do Rio de Janeiro promove live sobre montagens de balés com música de Stravinsky

Setembro 16, 2020

Nomes importantes do Theatro Municipal se encontram para falar de montagens históricas de balés com música de Stravinsky que ficaram marcadas na trajetória do Municipal e destes reconhecidos profissionais.

Entre muitos tópicos que serão destacados por Bejani, Menescal e Adriana Rio Doce, a montagem histórica de balés com música de Stravinsky como Sagração da Primavera de Vaslav Nijinsky e Les Noces de Bronislava Nijinska; o programa do ponto de vista da dança, técnica, produção, do coro (Menescal que era cantor solista em Les Noces) e curiosidades do programa a partir das experiências pessoais durante ensaios, montagens e espetáculos. O bate-papo começa às 15h, na próxima quinta, dia 17 de setembro, no Facebook do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sobre Hélio Bejani

Hélio Bejani é Natural de Piracicaba/SP. Bailarino, músico, coreógrafo e diretor artístico, é Diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Diretor do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi bailarino solista do Theatro Municipal MRJ dançando todo seu repertório por 18 anos. Foi também coordenador da Orquestra Sinfônica do Municipal. Atua ainda no carnaval do Rio de Janeiro como coreógrafo de comissão de frente desde 2007. Atualmente, coreografa a Escola Acadêmicos do Grande Rio.

Sobre Adriana Rio Doce

Sempre envolvida em projetos culturais, trabalhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) como coordenadora de palco e para produtores culturais como coordenadora técnica de turnês Sul-Americanas de companhias como Alvin Ailey, Hartford Ballet, Twyla Tharp e Baryshnikov. Em 2000, radicou-se em NY onde atuou na área de produção por 16 anos como diretora de produção e stage manager. Nesse período, prestou serviços para cias de dança, teatro, orquestras, ópera, organizações culturais, eventos corporativos e de captação de recursos voltados para as artes. Produziu festivais de jazz, galas e shows ao ar livre. Entre as organizações com as quais colaborou profissionalmente estão: Jazz at Lincoln Center, Alvin Ailey, Princeton University, Brooklyn Philharmonic e World Players. Em 2016, volta ao Brasil convidada a trabalhar nas produções de ópera e ballet do Municipal sendo nomeada Chefe da Divisão Técnica. Atualmente é Diretora Operacional do TMRJ e Diretora de Produção da Orquestra Johann Sebastian Rio.

Sobre Marcos Menescal

Tenor, graduado pela UFRJ, ingressou no Coro do Municipal em 1981. Em 1985 estreou como solista, atividade que exerceu por quase 20 anos, tendo participado de todas as temporadas líricas do período. Em 1996 atuou como solista vocal do espetáculo "Homenagem aos Ballets Russos". Nos últimos três anos, transferiu-se para a Direção Artística do Theatro Municipal.

Serviço

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Hélio Bejani, Adriana Rio Doce e Marcos Menescal em "Montagens históricas de balés com música de Stravinsky no Theatro Municipal do Rio de Janeiro"
Data: 17 de setembro, quinta-feira
Live às 15h
Facebook: https://www.facebook.com/theatro.municipal.3