Theatro Municipal de São Paulo retoma programação artística sob gestão da Santa Marcelina Cultura

Dezembro 11, 2020

O Theatro Municipal de São Paulo, equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo e ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo, retoma sua programação artística no mês de dezembro de 2020, agora sob gestão da Santa Marcelina Cultura e direção artística de Paulo Zuben. Com formações reduzidas e concertos mais curtos respeitando todos os protocolos sanitários, até o fim do mês de dezembro serão apresentados quatro concertos digitais gravados e dois concertos abertos ao público, que serão também transmitidos ao vivo pelo canal de Youtube do Municipal.

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), sob regência de Roberto Minczuk, abre a programação com quatro concertos digitais em homenagem aos 250 anos de Beethoven. Os programas contemplam obras emblemáticas do compositor, como a Abertura Fidelio, a ária "Abscheulicher! Wo eilst du hin?" de Fidelio, as Sinfonias nº 5 e nº 7 e o Concerto para piano nº 5. Esses concertos contam com a participação da soprano Marly Montoni e do pianista Lucas Thomazinho e serão exibidos pelo canal de do Theatro Municipal de São Paulo nos dias 17, 18, 19 e 20 de dezembro, sempre às 20h.

Concertos com público e transmissões ao vivo

O Theatro Municipal reabre suas portas ao público para dois concertos especiais de Natal. No dia 20 de dezembro, domingo, às 11h, o Coral Lírico de São Paulo sobe ao palco, sob regência de Sergio Wernec, para interpretar obras dos compositores Camille Saint-Saëns, Franz Gruber e Georg F. Haendel. O concerto conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

E para encerrar a programação do ano, no dia 23 de dezembro, quarta-feira, às 18h, é a vez do Coral Paulistano retomar suas atividades e apresentar excertos de O Messias, de Georg F. Haendel, em concerto que conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e regência do maestro Roberto Minczuk e da maestrina Maíra Ferreira.

Para a retomada dessas atividades presenciais com público estão sendo seguidos todos os protocolos sanitários.

Temporada 2021 (janeiro a abril)

A Temporada de 2021, de janeiro a abril, será composta por 25 concertos e 4 apresentações do Balé da Cidade. Toda a programação será realizada presencialmente, com a participação do público. Também haverá transmissões ao vivo e gravações dos espetáculos, possibilitando o acesso à programação artística do TMSP gratuitamente para a população.

Temporada Sinfônica

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) realizará 13 programas sinfônicos que contemplam obras de 23 compositores. Como destaque, a OSM apresentará diversas Sinfonias de Schumann e homenageará os compositores Igor Stravinsky, Astor Piazzolla e Edmundo Villani-Côrtes. Todos os concertos acontecem na Sala de Espetáculos e também terão transmissão ao vivo pelo canal de Youtube do Theatro Municipal.

A programação foi pensada de forma a respeitar os protocolos sanitários. Por conta disso, o repertório foi escolhido com a OSM em formação reduzida.

A abertura da temporada 2021 acontece no dia 15 de janeiro, sexta-feira, às 20h, sob regência de Roberto Minczuk. Já no início do mês de fevereiro a Orquestra Sinfônica Municipal retorna com dois programas inéditos. No dia 5 de fevereiro, sob regência de Roberto Minczuk, apresenta concerto com as pecas Ma Mere L'oye Suite, de Maurice Ravel, e Sinfonia n. 1, de Robert Schumann. E no dia 6, a OSM faz concerto sob regência de Alessandro Sangiorgi e com a participação da pianista Cecília Moita e do tubista Ricardo Serralheiro. No programa, composições de Dvorak, Poulenc e Vaughan-Williams.

Em março, a OSM realizará seis concertos, sempre às 20h, também com transmissão ao vivo. Nos dias 5 e 6 de março, sob regência de Roberto Minczuk, a Orquestra apresenta dois programas diferentes com obras de Guarnieri, Schumann, dia 5, e Bach, Debussy e Villa-Lobos, no dia 6.

Já nos dias 12 e 13 de março, a OSM homenageará os 100 anos do compositor Astor Piazzolla, sob a regência de Roberto Minczuk, e os 90 anos de Edmundo Villani-Côrtes, sob a regência de Alessandro Sangiorgi. O concerto do dia 13 conta também com a participação dos solistas Raiff Dantas e da pianista da Orquestra Cecília Moita. No dia 19 de março, sob a regência de Roberto Minczuk, a Orquestra recebe as harpistas Jennifer Campbell e Paola Baron para interpretar peças de Maciej Malecki e Robert Schumann. Já no dia 20 de março, também sob a regência de Roberto Minczuk, é a vez da Orquestra receber o contrabaixista Brian Fountain e o violinista Alejandro Aldana para um concerto com obras de Robert Schumann e Giovanni Bottesini.

A programação do mês de abril da Orquestra Sinfônica Municipal tem como destaque a Suíte Pulcinella do compositor russo Igor Stravinsky, em homenagem aos 50 anos de seu falecimento, e obras de compositores do século XX e mais contemporâneos como Dukas, Copland, Xenakis, Stevens e das compositoras Joan Tower e a brasileira Jocy de Oliveira. Os concertos, sob regência de Alessandro Sangiorgi, acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 20h.

A Orquestra Experimental de Repertório (OER), sob regência de Jamil Maluf e Guilherme Rocha, apresentará quatro programas sinfônicos na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal. A programação conta com convidados como o pianista Lucas Thomazinho e o violinista Claudio Micheletti. Os programas contemplam compositores como Wagner, Beethoven, Grieg, Nepomuceno, Liszt e Brahms.

Coro Lírico e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

O Coro Lírico apresenta no dia 7 de fevereiro, às 17h, o concerto O Profano e o Sagrado, sob regência de Sérgio Wernec, com participação dos pianistas Marcos Aragoni e Anderson Brenner e da OSM. No programa, as obras O Profano, de Johannes Brahms, e O Sagrado, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Coral Paulistano I 85 anos de história

O Coral Paulistano realizará no dia 11 de fevereiro, às 20h, um concerto comemorativo dos seus 85 anos, sob regência de Maíra Ferreira e a participação especial de músicos da OSM.

O Coral Paulistano foi formado em 1936 com a proposta de trazer a música brasileira para a programação do Theatro Municipal. A iniciativa de Mário de Andrade foi bem recebida e implementada pelo então diretor do Departamento Municipal de Cultura para sensibilizar a elite paulistana com as ideias e ideais do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época, e que era até então desconhecida pela sociedade. Considerado um marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Ao longo de décadas, o Coral esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos de nosso país, como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro, Bruno Greco Facio, Martinho Lutero Galati e Naomi Munakata.

Para a ocasião, foi escolhido um repertório que homenageará todas as regentes e os regentes que passaram pelo grupo em seus 85 anos de história.

Coral Paulistano I Concerto em Homenagem a Naomi Munakata

A maestrina Naomi Munakata, regente titular do Coral Paulistano de 2017 a 2020 e uma das principais personalidades da música clássica brasileira, faleceu no dia 26 de março deste ano por complicações decorrentes de COVID-19. Foi uma perda irreparável para o todo o setor musical. Um ano após seu falecimento, o Coral Paulistano realizará nos dias 26 e 27 de março, às 20h, dois concertos em sua homenagem. Sob regência de Maíra Ferreira, o Coral recebe a Orquestra Sinfônica Municipal, a soprano Aymee Wentz e o barítono Michel de Souza. O repertório selecionado para o concerto será o Réquiem, de Gabriel Fauré, uma das obras prediletas de Naomi Munakata.

Balé da Cidade de São Paulo

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, o Balé da Cidade de São Paulo, retomará suas atividades após 12 meses. O espetáculo marcará a volta do grupo aos palcos do Theatro Municipal e apresentará toda a força e diversidade artística da companhia. No programa, que foi construído de forma colaborativa com os bailarinos do grupo, duas coreografias inéditas criadas pelos artistas brasileiros Marisa Bucoff, integrante do BCSP, e Clebio Oliveira.

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo formado pelo violista Marcelo Jaffé, pelos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, e pelo violoncelista Rafael Cesario, realiza quatro concertos na Sala do Conservatório nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A programação do Quarteto da Cidade abarca obras do repertório popular e erudito e conta com convidados como o violinista Ricardo Hertz, e homenageia compositores brasileiros como Clóvis Pereira, Renato Camargo, Hércules Gomes, Pixinguinha, Gilberto Gil, Amélia Brandão Nery e Henrique Oswald. A temporada apresenta ainda um concerto com peças de Joseph Haydn.

Férias no Municipal: Visitas Educativas

As Visitas Educativas retomam as atividades no mês de janeiro de 2021. Com grupos menores, as visitas são gratuitas e será preciso agendamento prévio pelo site do Theatro Municipal para evitar aglomerações. As Visitas Educativas também estarão disponíveis em inglês e com monitoria de intérprete em Libras.

Programação

2020

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Projeto 250 anos de Beethoven
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência

17/12, quinta-feira, 20h
LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Sinfonia n. 7 em Lá maior op. 92 (1811) – 37'
I –Poco Sustenuto –Vivace
II Alegretto
III – Presto-Assai Meno Presto
IV – Alegro com Brio
Onde: Youtube do Municipal

18/12, sexta-feira, 20h
LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Abertura da ópera Fidelio (1805) - 5'
"Abscheulicher! Wo eilst du hin?" da ópera Fidélio (1805) - 8'
Marly Montoni, soprano
Onde: Youtube do Theatro Municipal

19/12, sábado, 20h
LUDWIG V. BEETHOVEN (1770 – 1827)
Concerto para piano n.º 5 em Mi bemol maior, Op. 73 (1811) 40'
Lucas Thomazinho, piano
I - Allegro
II- Adagio un poco mosso
III- Rondó: Allegro ma non troppo
Onde: Youtube do Theatro Municipal

20/12, domingo, 20h
LUDWIG V. BEETHOVEN (1770 – 1827)
Sinfonia n.5 em Dó menor op. 67 (1808) – 40'
I - Allegro con brio
II - Andante con moto - Più mosso - Tempo I
III - Scherzo Allegro - Trio - Scherzo
IV - Allegro – Presto
Onde: Youtube do Theatro Municipal

Programa Especial de Natal
Coro Lírico & Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Concerto Presencial, aberto ao público
Transmissão Ao Vivo pelo Youtube do Theatro Municipal

20 de Dezembro, domingo, 11h
Saint-Saëns/Gruber/Haendel
Coro Lírico Municipal
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Solistas do Coro Lírico
Sergio Wernec, regência
CAMILLE SAINT-SAËNS (1835 – 1921)
Oratório de Natal, op. 12 (1858) - 35' 
Canto tradicional de Natal (arr. Mário Zaccaro): Adeste Fideles  3'
FRANZ GRUBER (1787 – 1863) (arr. Mário Zaccaro)
Noite Feliz (1818) - 4'
GEORGE F. HAENDEL (1685 – 1759)
Hallelujah (1742) - 4'
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

Coral Paulistano & Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Concerto Presencial, aberto ao público
Transmissão Ao Vivo pelo Youtube do Theatro Municipal

23 de dezembro, quarta-feira, 18h
O MESSIAS
Roberto Minczuk, regência
María Ferreira, regência
GEORG FRIEDRICH HAENDEL (1685-1759)
O Messias (1741) – trechos corais
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

TEMPORADA 2021

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Concertos Presenciais, abertos ao público
Transmissão Ao Vivo pelo Youtube do Theatro Municipal

15 de janeiro, sexta-feira, 20h
Haydn/Debussy/Mozart
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Sinfonia n. 104 em Ré maior "Londres" (1795)
I- Adagio-Alegro
II-Andante
III- Minueto e Trio: Alegro
IV- Finale: Espirituoso
CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Danças Sacras e Profanas (1904)
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)
Sinfonia n. 35 em Ré Maior K. 385 "Haffner" (1782) - 16'
I - Allegro con spirito
II – Andante
III – Menuetto
IV - Presto
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

5 de fevereiro, sexta-feira, 20h
Ravel/Schumann
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
MAURICE RAVEL (1875 – 1937)
Ma Mere L'oye Suite (1911) - 20'
I - Pavane de la Belle au bois dormant: Lent
II - Petit Poucet: Très modéré
III - Laideronnette, impératrice des pagodes: Mouvt de marche
IV - Les entretiens de la belle et de la bête: Mouvt de valse très modéré
V - Le jardin féerique: Lent et grave
ROBERT SCHUMANN (1810 – 1856)
Sinfonia n. 1 em Si bemol Maior Op. 38 "Primavera" (1841) - 31'
I - Andante un poco maestoso – Allegro molto vivace
II - Larghetto
III - Scherzo: Molto vivace
IV - Allegro animato e grazioso
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

6 de fevereiro, sábado, 20h
Dvorak/Poulenc/Vaughan-Williams
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Cecília Moita, piano
Ricardo Serralheiro, tuba
Alessandro Sangiorgi, regência
ANTONIN DVÒRAK (1841 – 1904)
Serenata para sopros em Ré Menor Op. 44 (1878) - 24'
I - Moderato, quasi marcia
II - Minuetto. Tempo di minueto
III - Andante con moto
IV - Finale. Allegro molto
FRANCIS POULENC (1899 – 1963)
I - Aubade para piano e Ensemble (1929) - 23'
II- Toccata (Lento et pesante)
III- Récitatif, (Larghetto)
IV- Rondeau, (Allegro)
V- Presto
VI- Récitatif (Larghetto)
VII - Andante (andante con moto)
VIII- Allegro feroce
IX- Conclusion (Adagio)
RALPH VAUGHAN-WILLIAMS (1872-1958)
Concerto para tuba e orquestra -versão para quinteto de sopros (1954)
I -Prelude: Allegro moderato
II- Romanza: Andante sostenuto
III -Finale - Rondo alla tedesca: Allegro
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

05 de março, sexta-feira, 20h
Guarnieri/Schumann
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
CAMARGO GUARNIERI (1907 – 1993)
Concerto para Cordas e Percussão (1972) - 14'
I. Vigoroso
II. Saudoso
III. Jocoso
ROBERT SCHUMANN (1810 – 1856)
Sinfonia n.2 em Dó Maior Op. 61 (1846) - 38'
I - Sostenuto assai — Allegro, ma non tropo
II - Scherzo: Allegro vivace
III - Adagio expressivo
IV - Allegro molto vivace
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

06 de março, sábado, 20h
Bach/Debussy/Villa-Lobos
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685 – 1750)
Prelúdio da Partita nº 3 para harpa solo (1720)
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685 – 1750)
Concerto de Brandemburgo n.2 em Fá Maior BWV 1047 (1721) - 15'
I - Allegro
II- Andante
III - Allegro assai
HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959)
Bachianas Brasileiras n.2 (1933) - 23'
I - Prelúdio (O Canto do Capadócio) - Adagio – Andantino
II - Ária (O Canto da Nossa Terra) – Largo
III - Dança (Lembrança do Sertão) - Andantino moderato
IV- Tocata (O Trenzinho do Caipira) - Un poco moderato
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

12 de março, sexta-feira, 20h
Astor Piazzola – 100 anos
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Concerto para Bandoneón e orquestra
Oblivion
Fuga 9
As quatro estações portenhas
Adiós Nonino
Arias de Maria de Buenos Aires
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

13 de março, sábado, 20h
Edmundo Villani-Côrtes - 90 Anos
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Raïff Dantas, violoncelo
Cecília Moita, piano (OSM)
Alessandro Sangiorgi, regência
EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (1930 -)
Luz para violoncelo e orquestra
Catedral da Sé (1979) - 5 Miniaturas (1976) – 5'
Ânfora para piano, vibrafone e cordas (2011) – 11'
Caêtê Jurerê (1989)
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

19 de março, sexta-feira, 20h
Malecki/Schumann
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
Jennifer Campbell e Paola Baron, harpa
MACIEJ MALECKI (1940 -)
Concertino para duas harpas e orquestra (1988) - 14'
I - Allegro moderato
II – Andante
III - Presto con grazia
ROBERT SCHUMANN (1810 – 1856)
Sinfonia n.3 em Mi bemol Maior Op. 97 "Renana" (1850) - 33'
I - Lebhaft
II - Scherzo: Sehr mäßig
III - Nicht schnell
IV - Feierlich
V – Lebhaft
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

20 de março, sábado, 20h
Schumann/Bottesini
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Brian Fountain, contrabaixo
Alejandro Aldana, violino
Roberto Minczuk, regência
GIOVANNI BOTTESINI (1821 – 1889)
Gran Duo Concertante para violino, contrabaixo e orquestra (1884) - 15'
ROBERT SCHUMANN (1810 – 1856)
Sinfonia n.4 em Ré Menor Op. 120 (1851) - 32'
I - Andante con moto — Allegro di molto
II - Romanza: Andante
III - Scherzo: Presto
IV - Largo — Finale: Allegro vivace
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

9 de abril, sexta-feira, 20h
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Alessandro Sangiorgi, regência
JOCY DE OLIVEIRA (1936-)
Who cares If she cries II (2005) - 12'
IGOR STRAVINSKY (1882 – 1971)
Suíte Pulcinella (1922) - 24'
I - Sinfonia
II - Serenata
III - Scherzino – Allegretto – Andantino
IV - Tarantella
V - Toccata
VI - Gavotta (con due variazioni)
VII – Vivo
VIII - Minuetto – Finale
FRANZ SCHUBERT (1797 – 1828)
Sinfonia n. 8 em si Menor D. 459 – Inacabada (1822) - 21'
I - Allegro moderato
II - Andante con moto
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

10 de abril, sábado, 20h
Gabrielli/Dukas/Copland/Tower/Xenakis/Stevens
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Alessandro Sangiorgi, regência
GIOVANNI GABRIELI (1555 – 1612)
Canzona Duodecimi Toni (1597) – 4'
Canzona per sonare n. 2 (1615) – 3'
PAUL DUKAS (1865 – 1935)
La Peri: Fanfare (1912) – 2'
AARON COPLAND (1900 – 1990)
Fanfarra para um homem comum (1942) – 4'
JOAN TOWER (1938 -)
Fanfarra para a mulher incomum (1977) – 6'
IANNIS XENAKIS (1922-2001)
Pleiades - 11' (1978)
Movimento IV
JOHN STEVENS (1951)
Danças para tuba e metais - 9' (1978)
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
Apresentações Presenciais, abertas ao público
Transmissão de apresentação gravada no Canal de Youtube do Theatro Municipal
25, 26, 27, 28 de Fevereiro, 20h

Encomenda de duas obras inéditas
Balé da Cidade de São Paulo
Marisa Bucoff, coreógrafa
Clebio Oliveira, coreógrafo
Ingressos: R$ 80,00 e R$ 40,00 (meia)

CORO LÍRICO
Concertos Presenciais, abertos ao público
Transmissão Ao Vivo pelo Youtube do Theatro Municipal

07 de fevereiro, domingo, 17h
Coro Lírico
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
"O  Profano e o Sagrado"
Marcos Aragoni e Anderson Brenner, piano
Sérgio Wernec, regente
O Profano
JOHANNES BRAHMS (1833 – 1897)
Liebeslieder Walzer op. 52 para piano a 4 mãos e vozes 'ad libitum' (1869) - 25'
I - Rede, Mädchen
II - Am Gesteine rauscht die Flut
III - O die Frauen
IV - Wie des Abends schöne Röte
V - Die grüne Hopfenranke
VI - Ein kleiner, hübscher Vogel
VII - Wohl schön bewandt war es
VIII - Wenn so lind dein Auge mir
IX - Am Donaustrande
X - O wie sanft die Quelle
XI - Nein, es ist nicht auszukommen
XII - Schlosser auf, und mache Schlösser
XIII - Vögelein durchrauscht die Luft
XIV - Sieh, wie ist die Welle klar
XV - Nachtigall, sie singt so schön
XVI - Ein dunkeler Schacht ist Liebe
XVII - Nicht wandle, mein Licht
XVIII - Es bebet das Gesträuche
O Sagrado
WOLFGANG A. MOZART (1756 – 1791)
Missa em Dó Maior K. 317 "da Coroação" (1779) - 26'
I - Kyrie
II - Gloria
III - Credo
IV - Sanctus
V - Benedictus
VI - Agnus Dei
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

CORAL PAULISTANO
Concertos Presenciais, abertos ao público
Transmissão Ao Vivo pelo Youtube do Theatro Municipal

11 de fevereiro, quinta-feira, 20h
Villa-Lobos/Mendes/Ribeiro/Guarnieri/Villani-Côrtes/Escobar/Espindola/Lacerda
Comemoração dos 85 anos do Coral Paulistano
Coral Paulistano
Participação especial de músicos da OSM
Renato Figueiredo, piano
Rosana Civile, piano
Músicos percussão
João Malatian, direção cênica
Mirela Brandi, iluminação
Maíra Ferreira, regência
HEITOR VILLA LOBOS (1887 – 1959)
Xangô (1919) - 4'
GILBERTO MENDES (1922 – 2016)
Inspiração - 1'
ANTONIO RIBEIRO (1971 -)
Momento - 4'
HEITOR VILLA LOBOS (1887 – 1959)
Bachianas n. 9 (1945) - 10'
CAMARGO GUARNIERI (1907 – 1993)
Vamos Aloanda - 2'
ANTONIO RIBEIRO (1971 -)
Oficina irritada - 6'
EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (1930 -)
Frevo fugato (1982) - 4'
AYLTON ESCOBAR (1943 -)
Cinco canções de amor: Flora - 7'
GERALDO ESPÍNDOLA (1952 -)
Cunhataiporã (arr. Samuel Kerr) - 4'
GILBERTO MENDES (1922 – 2016)
Moteto em Ré Menor (1967) - 4'
OSVALDO LACERDA (1927 – 2011)
Ofulú Lorêrê - 2'
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

26 e 27 de março, sexta e sábado, 20h
Concerto em Homenagem a Naomi Munakata
Coral Paulistano
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Aymee Wentz, soprano
Michel de Souza, barítono
Maíra Ferreira, regência
GABRIEL FAURÉ (1845 – 1924)
Requiém (1890) – 40'
I - Introit et Kyrie
II - Offertory
III - Sanctus
IV - Pie Jesu
V - Agnus Dei
VI -Libera me
VII - In Paradisum
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Concertos Presenciais, abertos ao público (Sala do Conservatório)
Transmissão Ao Vivo pelo Youtube do Theatro Municipal

28 de Janeiro, 20h
Quarteto de Cordas da Cidade
Ricardo Hertz, violino e arranjos
RICARDO HERTZ (1978)
Chamaoque?
Mourinho
Upa
Inocente
Saci
FOLCLORE BRASILEIRO
O cravo e a Rosa
Marcha Soldado
Boi da Cara Preta
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

25 de fevereiro, segunda-feira, 20h
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
CLÓVIS PEREIRA (1932 -)
Quarteto de cordas em Lá Maior "Nordestinado" (2005) – 23'
I - Allegro
II - Moderato
III - Allegro molto
RENATO CAMARGO
Quarteto n. 1 (2017)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

18 de março, quinta-feira, 20h
Quarteto de Cordas da Cidade de São paulo
HERCULES GOMES (1980 -)
Cantiga, baião e frevo para quarteto de cordas
PIXINGUINHA (1897 – 1973)
Soluços (1948)
GILBERTO GIL (1942 -)
Ladeira da Preguiça (1973)
HERCULES GOMES (1980 -)
Allegro em 3
Platônica
AMÉLIA BRANDÃO NERY (1897 – 1983)
Bordões ao Luar
Saracoteando
Sorriso de Bruno
HERCULES GOMES (1980 -)
Nação n. 3
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

15 de abril, quinta-feira, 20h
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
JOSEPH HAYDN (1732 – 1809)
Quarteto de cordas op. 33 n. 5 em Sol Maior (1781) – 19'
I - Vivace assai
II - Largo e cantábile
III - Scherzo: Allegro
IV - Finale: Allegretto
HENRIQUE OSWALD (1852 – 1931)
Quarteto de cordas n.2 op. 17 em Mi Menor
I - Allegro agitato
II - Lento/ Adagietto
III - Scherzo/ Presto
IV - Molto allegro
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO

23 de janeiro, sábado, 17h
Orquestra Experimental de Repertório
Jamil Maluf, regente
Irineu Franco Perpetuo, tradução
Marco Antônio Pamio, narrador
EDVARD GRIEG (1843-1907)
Música para cena de Peer Gynt – suite nº 1 (1875)
LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Egmont – Música Incidental, op.84 (1787)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

14 de fevereiro, domingo, 11h
Orquestra Experimental de Repertório
Guilherme Rocha, regente
RICHARD WAGNER (1813- 1883)
Idílio de Siegfried (1873)
GUSTAV MAHLER (1860-1911)
Lieder eines Fahrenden Gesellen (1884-85)
EDVARD GRIEG (1843-1907)
Suíte Lírica, op.54 (1891)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

14 de março, domingo, 11h
Orquestra Experimental de Repertório
Jamil Maluf, regente
Lucas Thomazinho, piano
FRANZ LISZT (1811-1886)
Totentanz, para piano e orquestra (1847)
ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920)
Sinfonia em Sol menor (1893)
I. Allegro com enthusiasmo
II. Andante quasi Adagio
III. Presto
IV. Con Fuoco
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

11 de abril, domingo, 11h
Orquestra Experimental de Repertório
Jamil Maluf, regente
Claudio Micheletti, violino
JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Variações sobre um tema de Haydn op.56a(1873)
Theme. Chorale St. Antoni. Andante
Variation I. Poco più animato (Andante con moto)
Variation II. Più vivace (Vivace)
Variation III. Con moto
Variation IV. Andante con moto (Andante)
Variation V. Vivace (Poco presto)
Variation VI. Vivace
Variation VII. Grazioso
Variation VIII. Presto non troppo (Poco presto)
Finale. Andante
CAMILLE SAINT-SAËNS (1835-1921)
Concerto no.3 para violino e orquestra op.61 (1880)
I – Alegro non tropo
II- Andantino quasi allegretto
III- Molto moderato e maestoso; Allegro non troppo
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

Serviço

Bilheteria: em função da pandemia de COVID-19 a bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo está fechada por tempo indeterminado. As vendas de ingressos ocorrerão por meio do site do Theatro Municipal de São Paulo a partir do dia 13 de dezembro de 2020.

Transmissões ao vivo e concertos gravados: as transmissões ao vivo e os concertos gravados poderão ser vistos gratuitamente pelo canal de Youtube do Theatro Municipal de São Paulo.

Manual do Espectador e Informações sobre os protocolos sanitários do Complexo Theatro Municipal: veja os protocolos de segurança do Theatro Municipal no site.

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação do metrô Anhangabaú

Sobre o Teatro Municipal de São Paulo

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento cultural localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano de 2019 e de 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

A Santa Marcelina Cultura assumiu em 1º de novembro de 2020 um Termo de Colaboração emergencial para administração dos objetos culturais vinculados ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo.