Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

II intercâmbio espiritual-cultural Pinheiros Parelheiros acontece neste fim de semana
Setembro 23, 2008.

Pinheiros receberá, no próximo domingo, dia 28 de setembro, o 2º Intercâmbio Espiritual-Cultural Pinheiros Parelheiros. O evento visa a troca de experiências entre grupos de diversas crenças, religiões e cultos das duas regiões. Realizado pela primeira vez em julho deste ano, com a visita de moradores de Pinheiros aos templos de Parelheiros, traz agora a Pinheiros a responsabilidade de ser anfitrião.

O evento conta com um debate entre os grupos religiosos ao redor do tema "Comunidade Espiritual", que abordará questões sobre como tais grupos influem nas comunidades dos bairros em que atuam. O debate ocorrerá pela manhã, logo após o café que será servido aos participantes a partir das 9h30, e se estenderá até o meio-dia.

Após uma breve pausa para o almoço, terão início as oficinas oferecidas por representantes de alguns dos grupos religiosos. A Igreja Messiânica trará uma oficina de Ikebana (arranjos com flores), os budistas proporcionarão uma oficina de meditação e Jerusha, a principal discípula de Pai Lin, dará uma oficina de Tai Chi Chuan. Todas terão duração de uma hora, coçando às 14 horas.

Em seguida, às 15 horas, as diferentes entidades apresentarão um pouco de seus costumes rituais característicos, como sua dança, sua música, sua sabedoria.

Dentre as comunidades religiosas convidadas, estarão presentes grupos do Santo Daime, de Umbanda, Candomblé, Igreja Messiânica, Antroposofia, Judaísmo e mesmo representantes de comunidades indígenas que conseguem ainda preservar seus costumes nas grandes áreas de mata preservada em Parelheiros.

O encontro é resultante do Projeto Prefeituras Irmãs, criado em 2005, que tenta estabelecer um vínculo maior entre as áreas de IDH mais díspares do município. A troca de conhecimento entre as comunidades é uma tentativa de despertar uma relação de mais cumplicidade entre as duas regiões, mostrando o que ambas têm em comum e discutindo as maneiras de melhorar a vida de seus munícipes.

O II Intercâmbio Pinheiros Parelheiros começará às 9h30, no Centro de Cultura Judaica, localizado na Rua Oscar Freire, 2500. Às 14 horas seguirá para a Escola da Rainha, na Rua Rodésia, 213 (Vila Madalena) e só será encerrado às 18h.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas as oficinas e o debate têm vagas limitadas. Por isso, os interessados devem solicitar sua inscrição através do telefone (11) 3095-9535 ou pelo e-mail pinheiroscultura@prefeitura.sp.gov.br. Além de garantir as vagas, os 50 primeiros inscritos terão direito a um almoço gratuito. Não perca tempo!

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Pinheiros.

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas