Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Anhembi recebe Bienal do Livro em meio a um agitado calendário de eventos
Agosto 10, 2010

Em sua 21° edição, a Bienal Internacional do Livro acontecerá mais uma vez no Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, de 12 a 22 de agosto. A feira recebeu um investimento 20% maior que na última edição e terá 70% mais horas de palestras e debates, em seus 60 mil m² de exposição. A expectativa é de reunir mais de 700 mil visitantes e 350 expositores do Brasil e do exterior, que representam mais de 900 selos editoriais. É o terceiro maior evento do gênero do mundo.

"Esse é mais um dos megaeventos que o complexo Anhembi recebe este ano, depois de feiras como a Couromoda, Mecânica, Francal e o espetáculo do Carnaval, da Fórmula Indy e do Skol Sensations, entre dezenas de outros", ressalta Milton Longobardi, diretor de Marketing e Vendas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que administra o espaço).

Ele lembra que ainda estão previstos para este ano shows como Ne-yo (13 de agosto), Buenos Aires Social Club (21 e 22 de agosto), Ney Matogrosso (11 de setembro), Gal Costa (1º de outubro), Rita Lee (2 de outubro), Spirit of London (16 de outubro) e Green Day (20 de outubro), além da Adventure Fair (23 a 26 de setembro), Salão da Motocicleta (5 a 10 de outubro) e Salão do Automóvel (25 de outubro a 7 de novembro).

"Com seus 400 mil m², o Anhembi é maior centro de exposições em área e em quantidade e versatilidade de espaços locáveis da América do Sul. As principais feiras já estão confirmadas no calendário do local até 2015, o que significa uma ocupação de 80%, em média, garantida até lá", conta Longobardi.

O complexo também apresentou grandes resultados em 2009. A receita das áreas locáveis teve um acréscimo de 12% na comparação com 2008 e a média de ocupação de todos os espaços do Parque foi de 75%, um aumento de quase 8% em relação ao ano anterior. Para 2010, a expectativa é ultrapassar os 80%.

O destaque em 2009 foi para o Pavilhão de Exposições, cuja ocupação passou de 78% em 2008 para 86% em 2009. Este ano, o índice deve fechar em 90%. O Palácio das Convenções, mesmo com o período de reformas, fechou 2009 com 45% de ocupação efetiva e a expectativa é que em 2010 a ocupação supere os 60%. No Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo), que também passou por obras, a ocupação em 2009 foi de 53%, o que também deve subir este ano para mais de 60%.

São Paulo é a capital latino-americana dos eventos e líder nas Américas nos eventos internacionais, segundo a ICCA (Internacional Congress & Convention Association). A cidade recebe 90 mil eventos por ano e concentra 75% do mercado de feiras e grandes exposições, um setor que movimenta por ano aproximadamente R$ 2,6 bilhões em negócios na metrópole, segundo a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras). E o Anhembi Parque é responsável por nada menos do que 30% do total de megaeventos que acontecem no país - o que garante ao local a visita de quase 11 milhões de pessoas ao ano, dos mais diversos pontos do planeta.

A movimentação financeira durante as feiras de negócios no Anhembi Parque, em 2009, atingiu cerca de R$ 1 bilhão. São mais de 11 mil expositores por ano e, em média, são realizados 300 eventos a cada 12 meses, sendo 22 grandes feiras, 38 congressos, 90 exposições de carros, 23 seminários e workshops, 12 shows musicais, 80 colações de grau, seis bailes de formatura, entre outros.

Maior espaço coberto e contínuo da América Latina para exposições, o Pavilhão de Exposições realiza, em média, 22 grandes feiras por ano, com público superior a 70 mil pessoas em cada uma delas. O Anhembi possui ainda o maior estacionamento da cidade, com 7,5 mil vagas e capacidade para receber mais de 13 mil veículos por dia (no rotativo).


40 anos de sucesso

O Anhembi Parque irá completar 40 anos em novembro deste ano e representa um ícone para São Paulo e para milhões de pessoas que já passaram por aqui, seja para assistir a um show, festejar sua formatura, participar de uma feira, congresso, uma simples reunião de trabalho ou mesmo de um megaevento.

Para comemorar esse marco histórico, será lançada uma publicação especial retratando a trajetória do complexo, desde a sua inauguração até os dias atuais. O livro - em três idiomas (português, inglês e espanhol) - contará curiosidades sobre os eventos mais marcantes que aconteceram no local, pessoas ilustres que já passaram pelo complexo e ainda será recheado de fotos e relatos de época, pertencentes ao acervo do Anhembi.

Para se ter uma ideia da riqueza da trajetória do Parque, sua história teve início com o primeiro Salão do Automóvel, em 1970, mas por todo o complexo já passaram outros eventos e personalidades incríveis, como Dalai Lama (2006) e Fidel Castro (1990), a XI Unctad (2004), o Free Jazz Festival (1980), apresentação do Ballet Bolshoi (1992), o Circo Nacional da China (2006) e shows como dos Guns' n Roses (1992), Alice Cooper (1973), Jackson 5 (1974) e, mais recentemente, Jack Jonhson, Santana, Black Eyed Peas, Elton John, entre inúmeros outros.

E o Anhembi continua sendo palco para eventos grandiosos e dos mais variados tipos, como o Skol Sensation, o inédito grande prêmio de Fórmula Indy na cidade, o Carnaval de São Paulo, a Bienal do Livro, o Salão do Turismo, a Super Casas Bahia, os X Games, o Spirit of London, entre outras centenas, além do badalado Salão do Automóvel, que começou essa história de sucesso.


Ampliação

Depois de passar por várias intervenções que modernizaram o Parque, ampliaram as áreas locáveis, tornaram os espaços mais versáteis e mais suntuosos, os planos de expansão não param. No momento, o Pavilhão de Exposições está sendo ampliado em mais de 5 mil m² no lado Oeste, obra que deve ser concluída ainda este ano. Também há projetos para estender a área expositiva do Palácio das Convenções em 3,4 mil m² e outros, ambos ainda sem data definida.


Novos serviços


Em busca de ampliar a quantidade e a qualidade do que é proporcionado aos seus clientes e visitantes, em 2009 o Anhembi passou a oferecer os seguintes serviços:

- Bancos: foi ampliado o número de caixas eletrônicos no Palácio das Convenções e no Pavilhão de Exposições para atendimento a todos os clientes e visitantes, totalizando 13 caixas eletrônicos em todo o Parque;

- Alimentos e bebidas: o Anhembi agora tem uma parceria com o Hotel Holiday Inn para o fornecimento de alimentos e bebidas nos eventos;

- Política de apoio a eventos: os organizadores de eventos têm à disposição ainda uma série de serviços prestados gratuitamente pela equipe do Anhembi/SPTuris, tais como instalação de uma Central de Informação Turística (CIT) temporária para atender o público de fora de São Paulo e distribuição de material sobre a cidade, incluindo guias, mapas e roteiros; divulgação do evento no Calendário de Eventos online e disparo de newsletter eletrônica convidando os participantes do evento.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da São Paulo Turismo (SPTuris)


Compartilhe:
Facebook Twitter

Comentários registrados para esta reportagem

Em 14 de Agosto de 2010 lominha escreveu: havera ainda esse ano bienal do livro em salvador-ba no centro de convençoes!!!!!!!!

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas