Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
SP Escola de Teatro oferce curso gratuito Coreografia: Dança sem Fronteiras
Fevereiro 12, 2015

O curso “Coreografia: dança sem fronteiras (módulo I)", promovido pelo setor de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até 22 de fevereiro. Orientado pelo dançarino e coreógrafo Marcos Abranches, o curso é gratuito e destinado a todos os interessados, acima de 12 anos, com ou sem deficiência.

Os principais objetivos são: desenvolver e aprofundar a consciência corporal dos participantes da oficina; proporcionar um entendimento complexo da estruturação e funcionamento do corpo, além do (re)conhecimento do próprio; e estimular a coordenação motora, o senso rítmico e, principalmente, a criação artística da dança.

As aulas acontecem de 2 a 30 de março, na Sede Roosevelt da Escola, de segunda e quarta-feira, das 19h às 22h.

O orientador

Portador de deficiência física (paralisia cerebral), Marcos Abranches é dançarino e coreógrafo. Em 2003, integrou-se à Cia FAR 15, atuou nos espetáculos “Senhor dos anjos”; “Jardim de Tântalo” e “Metamorfose de Franz Kafka”, todos coreografados e dirigidos por Sandro Borelli e Sônia Soares.

Incentivado por Phillipe Gemet, desenvolveu um trabalho coreográfico com mais duas bailarinas e fundou o grupo Vidança, apresentando a peça “Desequilíbrio”, que posteriormente transformou-se em um solo, com mais de 150 apresentações, até hoje. Participou do Kulturdifferenztans, em Colônia (Alemanha) e Crossings Dance Festival em Dusseldorf (Alemanha), apresentado “Via sem regra” sob direção de Gerda König.

Atuou na peça “Trem fantasma”, uma adaptação da obra “Navio fantasma”, de Wagner, dirigido por Christoph Schligensielf, o que lhe rendeu um convite para atuar na temporada de 2008, reeditada em outubro de 2010 e em 2012, na ópera teatralizada da Vida e Obra de Joana D’Arc, no Deutsche Open Berlin, dirigida por Christoph Schligensielf (in memoriam), um dos mais respeitados diretores de toda Europa.

Seus mais recentes trabalhos são “Forma de ver”, com a participação da dançarina Ale Bono Vox, e “Cores sobre tela”, baseada na obra de Francis Bacon. O Projeto Avessos nasceu junto à residência artística da Cia. Vidança, sob direção de Marcos Abranches, na SP Escola de Teatro, ao longo do ano de 2014.