|
Mercadão promove Curso Sommelier de Cachaça Abril 19, 2012
A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras promove através da Supervisão Geral de Abastecimento o curso Introdução ao Universo da Cachaça, no Mercadão. Com o sucesso da Expocachaça que aconteceu no Mercadão no mês de setembro de 2011, surgiu a ideia de um curso destinado aos amantes da cachaça. O curso destina-se a curiosos e profissionais de bares e restaurantes - sommelier e barthenders, e fará uma introdução ao universo da cachaça.
As aulas serão coordenadas por Renato Frascino, administrador de empresas e economista, consultor Enogastronômico e Analista Sensorial de Bebidas e professor de vários segmentos ligados à harmonização de alimentos e bebidas, como água, azeites, destilados, cervejas, charutos, vinhos, cachaças, cafés e acetos balsâmicos.
O conteúdo programático contempla 6 horas, com aulas divididas em quatro módulos, realizadas todas as segundas-feiras do mês de maio, das 16h às 17h30.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 15 dias antes do início da primeira aula ou enquanto houver vagas. Para participar é necessário: nome completo, email, telefone, RG e CPF.
O curso tem um custo simbólico de R$ 350,00 que podem ser pagos através de doações de cestas básicas que serão encaminhadas ao Banco de Alimentos da PMSP ou para o Instituto Chefs Especiais.
Mercado da Cachaça e eventos no país
Considerada um destilado nobre, a cachaça tem destaque cada vez maior nos bares e restaurantes. A qualidade dos produtos resulta na ampliação da carta dessas bebidas nos estabelecimentos.
Com a visibilidade mundial do Brasil sediando a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, o segmento gastronômico será um dos pontos turísticos do país. Restaurantes, hotéis e bares devem estar preparados para oferecer aos visitantes de outros países cardápios de qualidade.
Por ser o terceiro destilado mais consumido no mundo, a cachaça deve “aquecer” os cardápios dos estabelecimentos, e ganhar o destaque internacional de bebida genuinamente brasileira. De acordo com o CBRC – Centro Brasileiro de Referência da Cachaça, atualmente são produzidos 1,3 bilhão de litros de cachaça ao ano no país, distribuídos entre 4 mil marcas e 40 mil produtores. A cachaça também é líder absoluta entre os destilados vendidos no Brasil, e movimenta cerca de R$ 7 bilhões/ano.
Conteúdo do Evento
7 de maio – Análise Sensorial: O Despertar dos Sentidos, Percepção de Sabores O Nariz da Cachaça: Exercícios com Aromas Naturais e Artificiais
14 de maio – História Real da Cachaça Brasileira – Regiões e Tipos de Cachaças
21 de maio: Serviço da Cachaça com Elegância e Profissionalismo
28 de maio: Influencia Da Madeira Nos Destilados E Marketing Da Cachaça
Serviço
Introdução ao Universo da Cachaça
Data: 7, 14, 21 e 28 de maio
Horário: 16h às 17h30
Local: Mercado Municipal Paulistano
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro
Inscrições: até 23 de abril ou enquanto houver vagas.
Informações: 3228-6363, das 9h às 16h, ou pelo e-mail cachaçagourmet@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo:
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|