Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Ações da Secretaria Municipal da Saúde reforçam luta contra a hipertensão
Abril 25, 2008.

Rede de serviços públicos oferecer consultas, medicamentos e informações para controle da pressão alta.

A prevenção é o melhor caminho para evitar a hipertensão e os problemas de saúde que ela pode causar. E nada melhor do que acionar a rede de serviços públicos de saúde para ajudar os paulistanos a entender como tratar e prevenir essa doença silenciosa que faz milhares de vítimas. Seguindo esta estratégia, a Secretataria Municipal da Saúde (SMS) vai envolver médicos, enfermeiros e profissionais das AMAs, UBSs e hospitais nas inúmeras atividades de esclarecimento e prevenção à hipertensão arterial neste sábado (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão. De acordo com dados da secretaria, cerca de 16,6% da população com mais de 20 anos sofre de transtornos relacionados à "pressão alta".

Mas o trabalho de prevenção não se limita às atividades do Dia Nacional de Combate a Hipertensão. A Secretaria Municipal desenvolveu uma série de serviços que oferecem atendimento integral aos hipertensos e valorizam as práticas preventivas, que levam à adoção de hábitos saudáveis de vida.

"A hipertensão é uma doença comum nos grandes centros. O stress, a má alimentação, a falta de exercícios físicos e o cigarro estão entre os fatores que contribuem para o seu aparecimento. Sem a preocupação com o autocuidado, se torna difícil o seu controle", afirmou a responsável pela Área Técnica de Saúde do Adulto, Márcia Massirone.

No município de São Paulo, o combate à hipertensão também ganha força com o acesso facilitado aos medicamentos usados no seu controle. Todas as 411 UBS distribuem - gratuitamente - os remédios prescritos pelos médicos que fazem o monitoramento dos pacientes que lutam contra a pressão alta. Além das receitas atendidas nos postos, há o Programa Remédio em Casa que atende 48 mil hipertensos cadastrados, que estão sob controle, e que recebem em suas residências as fórmulas que precisam. O cerco à pressão alta inclui ainda o trabalho das 1008 equipes do Programa Saúde da Família, que visitam as comunidades e identificam os casos suspeitos, encaminhando-os para consulta médica. Só eles são responsáveis por mais de 50 mil procedimentos mensais envolvendo o problema.

Para o secretário Municipal da Saúde, Januário Montone, a grande meta é promover a qualidade de vida entre os paulistanos. No campo da prevenção, os paulistanos podem encontrar nas UBS consultas médicas, participar de grupos de controle de obesidade e de atividades físicas. Em 70% das unidades básicas da saúde, é possível praticar técnicas da medicina tradicional chinesa, como o tai chi e o lian gong. Periodicamente, os profissionais de saúde da rede organizam grupos de caminhada, práticas corporais de medicina chinesa. "Tem até locais onde o médico faz questão de ensinar o paciente a cozinhar de forma saudável", disse Márcia.

A hipertensão ou "pressão alta" é uma doença geralmente assintomática, que atinge, principalmente, aos que não fazem consultas periódicas preventivas e não obedecem às recomendações médicas. A pessoa pode ser considerada hipertensa quando a pressão arterial fica acima dos valores considerados normais (14 por 9). O quadro pode causar lesões graves em diferentes órgãos, como cérebro, coração, rins e olhos. A ingestão excessiva de sal, presença de diabetes, obesidade, vida sedentária, abuso de álcool, tabagismo, além de fatores genéticos, estão entre os fatores que aumentam a possibilidade de surgimento do problema.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da SMS.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas