Sexta edição da Virada Sustentável ocupa São Paulo entre os dias 25 e 28 de agosto

Agosto 18, 2016

A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Neste ano, o evento acontece simultaneamente em parques como Ibirapuera, Chácara do Jóquei, Guarapiranga e Luz, Bibliotecas Villa Lobos e São Paulo, além de Unibes Cultural, Museu da Casa Brasileira, dezesseis unidades do CEU, Fábricas de Cultura e diversos espaços públicos.

Shows, palestras, exposições, cinema, oficinas, feiras de produtos orgânicos e veganos. Esta edição da Virada Sustentável apresenta mais de 800 eventos que propõem uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros.

O festival terá como destaque uma programação especial no Parque do Ibirapuera, com música, teatro, expedições e oficinas para adultos e crianças em tendas e espaços temáticos, além de palestras no Museu de Arte Moderna (MAM). Nos dias 27 e 28, das 10h às 18h00, uma parede de escalada levará o público a refletir sobre as mudanças climáticas. Com três faces de escalada, com 8 metros de altura e 5 metros de largura, a atração será instalada ao lado do auditório do Parque Ibirapuera e promete oferecer um desafio divertido para crianças e adultos.

Também no final de semana, no gramado, a instalação "Amazônia perto de você", promovida pela Natura, apresenta uma tenda que proporciona uma experiência visual e sensorial pelo jardim mais rico do mundo, o sistema amazônico, incluindo comunidades ribeirinhas e ecossistema.

A programação infantil também tem espaço no parque. No sábado, durante o dia todo, a Estação Bebê recebe a "Vila Sensorial". Voltada para crianças com até 24 meses, é uma instalação interativa que propõe um brincar livre e coletivo por meio de caixas sensoriais que estimulam os 4 sentidos e trabalham coordenação motora, concentração, raciocínio e imaginação. Já no domingo, das 14h às 15h, o espaço recebe a oficina "Educação do Movimento". Voltada para crianças de 1 a 5 anos, acompanhadas de um responsável, a oficina permite uma vivência dos movimentos da primeira infância de forma lúdica e divertida, utilizando a música, instrumentos de percussão miúda e elementos da natureza, com atividades práticas e simples que podem ser implementadas no dia-a-dia.

A programação Zen também ocupa o parque. "Oficina de mandalas naturais" (27), "Deeshka" (27), "Alquimia Interior" (27), "Treino Gaia" (27) e "Aula de Yoga com Thais Faleiros" (28) marcam presença nesta edição. Outro destaque fica para o "Encontro com o Ser Real – Meditação e Deeksha", vivência que tem a intenção de ajudar o participante a manter contato com sua própria essência, para que possa desfrutar de cada momento de sua vida. Os participantes terão momentos de contemplação, farão a prática ancestral Ananda Mandala e receberão o Deeksha ao final.

No sábado, 27, a partir das 13h, a artista Marcia Aftimus comanda uma ação de live painting em benefício de uma cidade mais humana e pacífica, com a participação de Tiffani Gyatso e Catarina Gushisken. O painel de 3m de comprimento será dividido em diversas partes que serão doadas ao público ao final da performance.

Confira a programação completa do festival!

Serviço
6ª Virada Sustentável São Paulo
De 25 a 28 de agosto
Parque Ibirapuera + Unibes Cultural + Dezenas de locais na cidade
Gratuito
http://viradasustentavel.com/