Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Sesc Pinheiros recebe Jorge Forbes no projeto Inconsciente Literário
Setembro 23, 2015

Em setembro, o Sesc Pinheiros dá continuidade ao projeto Inconsciente Literário com o encontro "Textos sobre literatura", com o psicanalista e médico psiquiatra Jorge Forbes. O bate-papo ocorre no dia 24 de setembro (quinta-feira), às 20h, no Teatro Paulo Autran. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos ocorre com duas horas de antecedência.

Sobre o Inconsciente Literário

O projeto é uma série de bate-papos sobre as relações entre a literatura e a psicanálise. O ponto de partida dos encontros são os pensamentos do inventor da psicanálise, Sigmund Freud, e a sua relação com grandes escritores da literatura mundial.

Já passaram pelo Inconsciente Literário o filósofo e sociólogo Daniel Lins, o psicólogo Oscar Cezaroto e os psicanalistas Maria Rita Kehl, Alcimar Lima e Renato Mezan. Nos debates, os convidados lançaram luz às contribuições de autores como Marcel Proust, Johann Goethe e E.T.A. Hoffmann para o desenvolvimento do pensamento freudiano. O Inconsciente Literário tem curadoria e mediação de Fernanda de Almeida Prado.

Sobre Jorge Forbes

Psicanalista e médico psiquiatra, Jorge Forbes é mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII, doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e em Ciências pela USP. Um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981, Forbes teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Atualmente preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA) e o Projeto Análise, além de dirigir a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP e colaborar com a grande imprensa, sendo curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL (TV Cultura). Tem artigos publicados no Brasil e no exterior e é autor, dentre outros livros, de "Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI", em que estuda as mudanças necessárias a uma psicanálise para os tempos pós-modernos, além do Édipo, pelo qual recebeu o prêmio Jabuti 2013.

Sobre Fernanda de Almeida Prado

Fernanda de Almeida Prado é psicóloga, psicanalista e poeta. Estudou mitologia, filosofia e literatura. Graduada em psicologia pela UNESP e especializada em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae, já participou, criou e produziu várias atividades nas unidades do Sesc em São Paulo, na Casa das Rosas e em diversas universidades. Recentemente, participou da programação da Bienal do Livro de São Paulo 2014 com um projeto sobre o escritor Octávio Paz. Atualmente organiza saraus em unidades do Sesc e na Casa das Rosas.

Serviço

Inconsciente Literário - Textos sobre literatura, com Jorge Forbes
Local: Teatro Paulo Autran
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Dia: 24 de setembro, quinta-feira, às 20h
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Grátis.
Retirada de ingressos com duas horas de antecedência. Vagas limitadas

SESC PINHEIROS
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10h às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h. Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 6,00.