Sesc Vila Mariana aborda Saúde Mental com palestra, bate-papo e contação de histórias

Abril 04, 2017

No Dia Mundial da Saúde, o Sesc Vila Mariana promoverá atividades com o propósito de promover a saúde mental e a qualidade de vida. A programação conta com palestra, bate-papo e contação de histórias nos dias 07, 08 e 09 de abril. Serão abordados os temas "Saúde Mental e Bem Estar" com Odilon José Roble, e "Saúde Mental na Infância" com Roseli Sayão. A saúde mental na infância também será ressaltada na contação de histórias com a Cia. Arte Negus. As atividades são gratuitas e acontecem na Praça de Eventos da Unidade.

Para este Dia Mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão. Com o lema Let's Talk ("Vamos conversar"), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

Na palestra com o professor Odilon José Roble, será abordada a saúde mental, o estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

No dia 08 de abril, sábado, a psicóloga Roseli Sayão vai promover um bate-papo sobre Saúde Mental na Infância. Nesta conversa destinada aos pais, Rosely irá contextualizar a importância do brincar para a saúde mental da criança e as consequências que uma infância inativa pode gerar na idade adulta. A atividade acontecerá na Praça de Eventos da Unidade, às 14h.

Na intervenção artística do dia 09 de abril, a Cia. Arte Negus faz uma adaptação da obra de Aline Abreu, A Menina Amarrotada, que conta sobre separações e transformações psicológicas na vida das crianças. A contação de histórias – que acontece na Praça de Eventos da Unidade e tem início às 14h – trata das mudanças na forma como os filhos veem os pais ao longo da vida, mudanças que podem ser muitas vezes dolorosas, embora sejam também bastante naturais. Com ilustrações também "amarrotadas", que foram amassadas antes de serem aplicadas ao livro, "A Menina Amarrotada" chama atenção pela delicadeza e também pela seriedade do tema.

Serviço
Dia Mundial da Saúde
Dias 07, 08 e 09 de abril

Saúde Mental e Bem Estar
Palestra com Odilon José Roble
Dia 07 de abril, sexta-feira, às 19 horas
Local: Praça de Eventos
Grátis | Não recomendado para menores de 16 anos

Saúde Mental na Infância
Bate-papo com Roseli Sayão
Dia 08 de abril, sábado, às 14 horas
Local: Praça de Eventos
Grátis | Classificação livre

Saúde Mental na Infância
Contação de histórias com a Cia. Arte Negus
Dia 09 de abril, domingo, às 14 horas
Local: Praça de Eventos
Duração: 90 minutos
Grátis | Classificação livre

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo - SP
Informações: 5080-3000