Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Sesc Santo Amaro Comemora Dia da Consciência Negra com Afrobrasilidades
Novembro 18, 2015

Em 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Para marcar a data, o Sesc Santo Amaro apresenta uma série de atividades gratuitas dentro da programação Afrobrasilidades. As atrações acontecem de 20 a 22 de novembro e incluem show de samba-rock com o grupo Os Opalas, espetáculo de dança, intervenção e contação de histórias, que tem como pano de fundo a cultura negra. A ideia é abordar a arte, estética e cultura negra sob diversas óticas.

A programação começa sexta-feira, às 14 horas com a contação de histórias África em 3D – Olhar a África Através da Arte dos Cantos e dos Contos. Ao som de violão, flautas e tambores, a Cia Sansakroma conta histórias que ensinam o convívio pacífico e o amor ao próximo. A partir das 16 horas a Praça da unidade é tomada pelo samba-rock com uma aula aberta do ritmo. A ação antecede o show do grupo Os Opalas, que acontece a partir das 17 horas.

No sábado, dia 21, às 17 horas, acontece a intervenção Encontro de Histórias e Canções Afro-Brasileiras e Afro-Cubanas, onde a narradora de histórias Lili Flor e o músico Paulo Pixu juntam-se à narradora cubana Mirta Portillho e ao músico percursionista Dinho Nascimento para um encontro de contos, mitos, poesia e músicas. Histórias afro-cubanas e afro-brasileiras ganham voz acompanhadas pelos ritmos dos tambores, do berimbau, das ladainhas e dos cantos.

Já no domingo, dia 22, a programação começa às 14 horas com a contação de histórias Balão de Histórias. Desta vez a Cia Sansakroma apresenta uma reunião de canções e histórias de vários países da África, extraídas do audiolivro Contos Africanos. O espetáculo de dança contemporânea A Cruz que me Carrega, do Núcleo Pé de Zamba, encerra as atividades às 17 horas.

Para roteiro:
Contação de Histórias
África em 3D – Olhar a Àfrica através da arte dos cantos e dos contos – Com a Cia. Sansakroma
Dia 20 de novembro, sexta-feira, às 14 horas, no Espaço de Brincar.
Livre. Grátis. Duração – 50 minutos.

Balão de Hitórias – Com a Cia. Sansakroma
Dia 22 de novembro, domingo, às 14 horas, no Espaço de Brincar.
Livre. Grátis. Duração – 50 minutos.

Aula aberta
Samba-Rock – Com profissionais convidados
Dia 20 de novembro, sexta-feira, às 16 horas, na Praça.
Livre. Grátis. Duração – 60 minutos.

Show
Os Opalas
Dia 20 de novembro, sexta-feira, às 18h30, na Praça.
Livre. Grátis. Duração – 90 minutos.

Intervenção
Encontro de Histórias e Canções Afro-Brasileiras e Afro-Cubanas – Com Lili Flor, Paulo Pixu, Mirta Portillo e Dinho Nascimento
Dia 21 de novembro, sábado, às 17 horas, na Praça.
Livre. Grátis. Duração – 60 minutos.

Dança
A Cruz Que Me Carrega – Com o Núcleo Pé de Zamba.
Dia 22 de novembro, domingo, às 17 horas.
Duração – 60 minutos.