Sesc Avenida Paulista promove programação focada na cultura árabe

Dezembro 11, 2019

Durante o mês de dezembro o Sesc Avenida Paulista promove a programação "Aprender com os Árabes", uma série de atividades desenvolvidas por profissionais que se encontram em situação de refúgio e que compartilham com o público um pouco de seus conhecimentos. A programação reúne vivências que trazem aspectos da cultura árabe e aproximam o público dos seus costumes e tradições. Nos dias 10 e 17, terças, acontece a oficina de "Auto-maquiagem de Inspiração Árabe" com Yamam Saadem, em que os participantes aprendem as técnicas básicas de maquiagem comumente utilizadas no Oriente. Já nos dias 18 e 19, quarta e quinta, Mohamad Alsaheb ensina detalhes da Caligrafia Árabe e a sua conexão com a cultura e a arte. E aos domingos, dias 22 e 29, a palestina Rawa Al Sagheer divide com o público os seus conhecimentos em Danke, dança popular que tem raízes festivas e ao mesmo tempo representa a resistência popular. As atividades são todas gratuitas e para participar é necessário retirar ingressos com meia hora de antecedência.

Confira a programação completa:

- AUTO-MAQUIAGEM DE INSPIRAÇÃO ÁRABE

Com Yamam Saad

Vivência onde os participantes poderão conhecer como criar uma maquiagem árabe, além de aprender detalhes da cultura dos povos árabes a partir da experiência pessoal da orientadora.

Yamam Saad estudou arqueologia na Universidade de Damasco e costumava trabalhar no museu de Damasco. Está no Brasil há dois anos e tem afinidades com o mundo das artes, moda e beleza. Já realizou oficinas de maquiagem e bate-papos no Sesc Thermas de Prudente e Sesc Vila Mariana.

Quando: 17 de dezembro
Horário: das 14h30 às 17h30 (terças)
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Como participar: Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local
Classificação: 14 anos

- CALIGRAFIA E CULTURA ÁRABE

Com Mohamad Alsaheb

Vivência de caligrafia onde serão apresentados detalhes que caracterizam esse tipo de escrita e suas relações com as artes e cultura árabe.

Mohamad Alsaheb é refugiado sírio que chegou ao Brasil em 2014. Fundou em 2018 o Centro da Língua Árabe, onde leciona e também apresenta aos alunos e interessados além da língua diversos aspectos relativos à cultura árabe.

Quando: dias 18 e 19 de dezembro
Horário: das 19h às 22h (quarta e quinta)
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Como participar: 20 vagas. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no local
Classificação: 14 anos

- DANÇA DABKE: TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA

Com Rawa Al Sagheer

O intuito da vivência é conhecer a herança cultural e histórica da palestina por meio da dança popular Dabke, que é encontrada na Síria, Líbano, Palestina e Jordânia. Geralmente praticada em casamentos, festivais e eventos, o Dabke ganhou novo significado na Palestina desde sua ocupação e a dança se tornou uma forma de resistência.

Rawa Al Sagheer é palestina nascida em campo de refugiados na Síria e está no Brasil desde 2015. Rawa atua no meio das artes em várias linguagens: cinema, artes visuais e dança. Participou do projeto Museu do Estrangeiro, criado pelo artista Icaro Lira (2015-2017).

Quando: dias 22 e 29 de dezembro
Horário: às 15h e às 17h (domingos)
Onde: Avenida Paulista (em frente ao Sesc)
Como participar: 20 vagas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, na Central de Relacionamento (2º andar)
Classificação: 14 anos

SERVIÇO:

Quando: dezembro de 2019
Local: diversos locais
Quanto: Grátis – retirada de ingressos 30 min antes
Classificação: 14 anos