Sempre Um Papo e Sesc Santo André abrem programação 2019 com Clóvis de Barros Filho

Março 27, 2019

Criado em 1986 pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido aos sábados e domingos na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site , estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários.

Nesta edição, o programa, junto ao Sesc Santo André recebem o professor Clóvis de Barros Filho, jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), para dar início à programação 2019 do projeto literário. Autor de diversos livros publicados sobre ética, Clóvis falará sobre o tema "O Imaginário Antigo e os Dilemas Contemporâneos”, além de lançar o livro "Deuses para Clarice" (Ed. Benvirá). O encontro acontece dia 27 de março, quarta-feira, às 20h, com entrada gratuita, no Teatro do Sesc Santo André.

No livro, Clarice revela que está “boiando” nas aulas de filosofia, sem conseguir fazer a conexão entre todos os deuses gregos abordados pelo professor Salgado. Clóvis então se oferece para contar à filha tudo o que sabe sobre o assunto. E ele não conta apenas para ela; cria um grupo para troca de mensagens com outros alunos que, assim como Clarice, querem mergulhar no complexo universo de Caos, Gaia, Eros, Zeus, Cronos, Afrodite. A curiosidade de Clarice é o combustível para a conversa. Com perguntas e comentários desconcertantes, como só os jovens são capazes de fazer, Clarice ajuda Clóvis a costurar a história dos deuses e a se aprofundar naquilo que mais chama sua atenção, sempre fazendo um paralelo com o mundo contemporâneo, para, como o próprio Clóvis explica, criar “pontos de apoio” e facilitar a compreensão.

Ao longo dessa conversa entre pai e filha, passamos pelos acontecimentos mais importantes da mitologia grega: Caos e o começo de tudo; o surgimento de Gaia, nosso planeta azul; a revolta de Cronos, que nos proporcionou a superfície para pisar e o tempo para contar; a guerra dos Titãs; Zeus e suas alianças para manter a ordem – o Cosmos –; entre tantos outros. Em Deuses para Clarice, Clóvis nos transporta para um mundo repleto de heróis, disputas, traições, amor e desejo, nos oferecendo sua visão particular sobre a mitologia.

Serviço
Sempre Um Papo com Clóvis de Barros

Entrada Gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início do bate-papo. Limitada a 2 ingressos por pessoa.
Quando: 27 de março (quarta-feira), às 20h
Local: Sesc Santo André
Não recomendado para menores de 12 anos.

Fonte: https://www.sescsp.org.br/programacao/184657_SEMPRE+UM+PAPO+CLOVIS+DE+BARROS