Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Seminário da Mulher aborda o tema da Mortalidade Materna
Maio 26, 2011

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Em virtude da comemoração, a Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizam o seminário Mortalidade Materna: drama privado, problema público. O evento acontece na sexta-feira (27/5), no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).

Com a intenção de discutir os avanços e desafios da mortalidade materna, o seminário tem como ponto de partida a perspectiva de igualdade e equidade nas relações pessoais e sociais e a obrigação do Estado nas vidas das mulheres.

A realização do Seminário tem o objetivo de promover a integração e a troca de experiências, além de disseminar informações da área junto aos profissionais que atuam na Cidade de São Paulo.

A abertura oficial do evento contará com a participação da coordenadora da Coordenadoria da Mulher, o Secretário de Participação e Parceria, o Secretário da Saúde e o coordenador da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde.

“É de suma importância proporcionar as mulheres informações sobre o tema. É sabido que a cada dia mulheres morrem por doenças que poderiam ser facilmente prevenidas ligadas à gravidez e ao parto, e poder contribuir para a diminuição da mortalidade materna é o nosso dever”, declara secretario de Participação e Parceria.

A primeira mesa de debate aborda os avanços e desafios dos comitês da mortalidade materna. Três profissionais da área abordarão essa temática: a ginecologista Ana Lucia Cavalcanti, a Dra. Vilma Luz, Secretária Executiva do CEUMMI e o Dr. Carlos Vegas, Presidente do Comitê de Mortalidade Materna da Cidade de São Paulo. Em seguida, a Prof. Dra. Cristina Tanaka da Universidade de São Paulo conversa sobre mortalidade materna na Raça Negra.

Após o intervalo, as mesas de debates seguem com a coordenadora da Coordenadoria de Assunto da População Negra, Maria Aparecida Laia, e com a Dra. Tânia Lago da Secretaria da Saúde, que abordam o assunto da Prevenção da Mortalidade Materna. Na sequência, a Assistente Social Sonia Coelho, da Ong Sempre Viva Organização Feminista (SOF), aborda o tema do seminário como uma questão de direitos humanos.

Antes do encerramento, a Dra. Rosa de Lourdes Azevedo Santos da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Reprodutivos vem tratar da importância do controle social na prevenção da mortalidade materna e promoção dos direitos sexuais e reprodutivos.

Os interessados podem fazer as inscrições pelo e-mail coordenadoriadamulher@prefeitura.sp.gov.br. Outras informações

Confira a programação completa do Seminário

Serviço

Mortalidade Materna: drama privado, problema público
Data: 27 de maio
Horário: 8h30 às 14h
Local: Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Endereço: Rua Genebra, 25
Telefone: (11) 3113-9767 / 9766


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>