Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Seminário da Mulher aborda o tema da Mortalidade Materna
Maio 26, 2011

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Em virtude da comemoração, a Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizam o seminário Mortalidade Materna: drama privado, problema público. O evento acontece na sexta-feira (27/5), no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).

Com a intenção de discutir os avanços e desafios da mortalidade materna, o seminário tem como ponto de partida a perspectiva de igualdade e equidade nas relações pessoais e sociais e a obrigação do Estado nas vidas das mulheres.

A realização do Seminário tem o objetivo de promover a integração e a troca de experiências, além de disseminar informações da área junto aos profissionais que atuam na Cidade de São Paulo.

A abertura oficial do evento contará com a participação da coordenadora da Coordenadoria da Mulher, o Secretário de Participação e Parceria, o Secretário da Saúde e o coordenador da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde.

“É de suma importância proporcionar as mulheres informações sobre o tema. É sabido que a cada dia mulheres morrem por doenças que poderiam ser facilmente prevenidas ligadas à gravidez e ao parto, e poder contribuir para a diminuição da mortalidade materna é o nosso dever”, declara secretario de Participação e Parceria.

A primeira mesa de debate aborda os avanços e desafios dos comitês da mortalidade materna. Três profissionais da área abordarão essa temática: a ginecologista Ana Lucia Cavalcanti, a Dra. Vilma Luz, Secretária Executiva do CEUMMI e o Dr. Carlos Vegas, Presidente do Comitê de Mortalidade Materna da Cidade de São Paulo. Em seguida, a Prof. Dra. Cristina Tanaka da Universidade de São Paulo conversa sobre mortalidade materna na Raça Negra.

Após o intervalo, as mesas de debates seguem com a coordenadora da Coordenadoria de Assunto da População Negra, Maria Aparecida Laia, e com a Dra. Tânia Lago da Secretaria da Saúde, que abordam o assunto da Prevenção da Mortalidade Materna. Na sequência, a Assistente Social Sonia Coelho, da Ong Sempre Viva Organização Feminista (SOF), aborda o tema do seminário como uma questão de direitos humanos.

Antes do encerramento, a Dra. Rosa de Lourdes Azevedo Santos da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Reprodutivos vem tratar da importância do controle social na prevenção da mortalidade materna e promoção dos direitos sexuais e reprodutivos.

Os interessados podem fazer as inscrições pelo e-mail coordenadoriadamulher@prefeitura.sp.gov.br. Outras informações

Confira a programação completa do Seminário

Serviço

Mortalidade Materna: drama privado, problema público
Data: 27 de maio
Horário: 8h30 às 14h
Local: Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Endereço: Rua Genebra, 25
Telefone: (11) 3113-9767 / 9766


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>